Ambientalização curricular no curso de pedagogia: potenciais e limites na formação de educadores ambientais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dickmann, Ivo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Henrique, Larissa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Iniciação Científica
Texto Completo: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1078
Resumo: O artigo discute a presença do tema socioambiental na formação de educadores, bem como a ambientalização curricular no curso de Pedagogia da Unochapecó, com referencial teórico da Educação Ambiental Crítica – tendo Paulo Freire como autor principal –, por meio de pesquisa documental e análise de conteúdo. O processo investigativo resultou num quadro sinótico, demonstrando que essas questões, embora presentes, aparecem de forma pontual e esporádica na formação dos licenciados em Pedagogia.
id IFSP-2_5864925a234b0343bb6ce15d7785cf57
oai_identifier_str oai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/1078
network_acronym_str IFSP-2
network_name_str Revista Brasileira de Iniciação Científica
repository_id_str
spelling Ambientalização curricular no curso de pedagogia: potenciais e limites na formação de educadores ambientaisO artigo discute a presença do tema socioambiental na formação de educadores, bem como a ambientalização curricular no curso de Pedagogia da Unochapecó, com referencial teórico da Educação Ambiental Crítica – tendo Paulo Freire como autor principal –, por meio de pesquisa documental e análise de conteúdo. O processo investigativo resultou num quadro sinótico, demonstrando que essas questões, embora presentes, aparecem de forma pontual e esporádica na formação dos licenciados em Pedagogia.Revista Brasileira de Iniciação CientíficaUNIEDU - Secretaria de Educação de Santa Catarina. Unochapecó.Dickmann, IvoHenrique, Larissa2018-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1078Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 5 n. 1 (2018): v.5, n.1, jan./mar. (2018); 16-322359-232Xreponame:Revista Brasileira de Iniciação Científicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)instacron:IFSPporhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1078/843info:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-16T16:31:48Zoai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/1078Revistahttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/PUBhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/oaishigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com2359-232X2359-232Xopendoar:2018-07-16T16:31:48Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambientalização curricular no curso de pedagogia: potenciais e limites na formação de educadores ambientais
title Ambientalização curricular no curso de pedagogia: potenciais e limites na formação de educadores ambientais
spellingShingle Ambientalização curricular no curso de pedagogia: potenciais e limites na formação de educadores ambientais
Dickmann, Ivo
title_short Ambientalização curricular no curso de pedagogia: potenciais e limites na formação de educadores ambientais
title_full Ambientalização curricular no curso de pedagogia: potenciais e limites na formação de educadores ambientais
title_fullStr Ambientalização curricular no curso de pedagogia: potenciais e limites na formação de educadores ambientais
title_full_unstemmed Ambientalização curricular no curso de pedagogia: potenciais e limites na formação de educadores ambientais
title_sort Ambientalização curricular no curso de pedagogia: potenciais e limites na formação de educadores ambientais
author Dickmann, Ivo
author_facet Dickmann, Ivo
Henrique, Larissa
author_role author
author2 Henrique, Larissa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIEDU - Secretaria de Educação de Santa Catarina. Unochapecó.
dc.contributor.author.fl_str_mv Dickmann, Ivo
Henrique, Larissa
description O artigo discute a presença do tema socioambiental na formação de educadores, bem como a ambientalização curricular no curso de Pedagogia da Unochapecó, com referencial teórico da Educação Ambiental Crítica – tendo Paulo Freire como autor principal –, por meio de pesquisa documental e análise de conteúdo. O processo investigativo resultou num quadro sinótico, demonstrando que essas questões, embora presentes, aparecem de forma pontual e esporádica na formação dos licenciados em Pedagogia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1078
url https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1078/843
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 5 n. 1 (2018): v.5, n.1, jan./mar. (2018); 16-32
2359-232X
reponame:Revista Brasileira de Iniciação Científica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
instacron:IFSP
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
instacron_str IFSP
institution IFSP
reponame_str Revista Brasileira de Iniciação Científica
collection Revista Brasileira de Iniciação Científica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
repository.mail.fl_str_mv shigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com
_version_ 1752129781172797440