Design emocional & envelhecimento: um estudo sobre ações projetuais inovadoras para a promoção do envelhecimento saudável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Maria Isabel Mariz May
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Damazio, Vera Maria Marsicano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Iniciação Científica
Texto Completo: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/554
Resumo: A população brasileira está envelhecendo e vivendo cada vez mais, mas suas demandas não estão sendo entendidas, nem atendidas como deveriam pelo Design. O presente trabalho dá continuidade a estudo sobre o potencial do campo conhecido como Design Emocional em contribuir para a promoção do envelhecimento saudável no qual foram identificadas seis importantes perspectivas do Design Emocional, diretamente relacionadas a efeitos positivos dos produtos na vida das pessoas: 1. Sociabilidade; 2. Cidadania; 3. Humor; 4. Identidade; 5. Bem Estar; 6. Auto Estima. O presente trabalho parte da constatação de que o  envelhecimento da população no Brasil ainda é fortemente associado à perda de renda e improdutividade. Assim sendo, um dos possíveis caminhos para reverter esta situação pode ser a criação de oportunidades de participação dos idosos no mundo do trabalho. Ele foi norteado pelas perspectivas “Cidadania” e “Auto Estima” e se concentrou no levantamento de ações com foco no empreendedorismo na velhice. Este estudo se deu em três etapas: a 1ª etapa foi dedicada à revisão bibliográfica sobre envelhecimento saudável, destacando-se os relatórios “Guia Global: Cidade Amiga do Idoso” e "Envelhecimento no Século XXI: Celebração e Desafio”. A 2ª etapa dedicou-se ao levantamento de iniciativas relacionadas ao empreendedorismo para idosos a partir de pesquisas na internet. A 3ª etapa foi dedicada ao acompanhamento do projeto PUC-Rio mais de 50 através do método de observação participante. O estudo contribuiu com subsídios metodológicos para o aprofundamento das perspectivas do Design Emocional “Cidadania” e “Auto Estima”. Seus resultados contribuíram, também, para apoiar dissertação de Doutorado em Design cujo objetivo é estender as ações da PUC-Rio para o público idoso, incluindo empreendedorismo, entre outras
id IFSP-2_70800ff4509c43fff115ae1d42b80232
oai_identifier_str oai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/554
network_acronym_str IFSP-2
network_name_str Revista Brasileira de Iniciação Científica
repository_id_str
spelling Design emocional & envelhecimento: um estudo sobre ações projetuais inovadoras para a promoção do envelhecimento saudávelA população brasileira está envelhecendo e vivendo cada vez mais, mas suas demandas não estão sendo entendidas, nem atendidas como deveriam pelo Design. O presente trabalho dá continuidade a estudo sobre o potencial do campo conhecido como Design Emocional em contribuir para a promoção do envelhecimento saudável no qual foram identificadas seis importantes perspectivas do Design Emocional, diretamente relacionadas a efeitos positivos dos produtos na vida das pessoas: 1. Sociabilidade; 2. Cidadania; 3. Humor; 4. Identidade; 5. Bem Estar; 6. Auto Estima. O presente trabalho parte da constatação de que o  envelhecimento da população no Brasil ainda é fortemente associado à perda de renda e improdutividade. Assim sendo, um dos possíveis caminhos para reverter esta situação pode ser a criação de oportunidades de participação dos idosos no mundo do trabalho. Ele foi norteado pelas perspectivas “Cidadania” e “Auto Estima” e se concentrou no levantamento de ações com foco no empreendedorismo na velhice. Este estudo se deu em três etapas: a 1ª etapa foi dedicada à revisão bibliográfica sobre envelhecimento saudável, destacando-se os relatórios “Guia Global: Cidade Amiga do Idoso” e "Envelhecimento no Século XXI: Celebração e Desafio”. A 2ª etapa dedicou-se ao levantamento de iniciativas relacionadas ao empreendedorismo para idosos a partir de pesquisas na internet. A 3ª etapa foi dedicada ao acompanhamento do projeto PUC-Rio mais de 50 através do método de observação participante. O estudo contribuiu com subsídios metodológicos para o aprofundamento das perspectivas do Design Emocional “Cidadania” e “Auto Estima”. Seus resultados contribuíram, também, para apoiar dissertação de Doutorado em Design cujo objetivo é estender as ações da PUC-Rio para o público idoso, incluindo empreendedorismo, entre outrasRevista Brasileira de Iniciação Científica2016-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/554Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 3 n. 7 (2016): Edição especial Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro2359-232Xreponame:Revista Brasileira de Iniciação Científicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)instacron:IFSPporhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/554/555Carmo, Maria Isabel Mariz MayDamazio, Vera Maria Marsicanoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-15T11:18:35Zoai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/554Revistahttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/PUBhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/oaishigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com2359-232X2359-232Xopendoar:2017-12-15T11:18:35Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)false
dc.title.none.fl_str_mv Design emocional & envelhecimento: um estudo sobre ações projetuais inovadoras para a promoção do envelhecimento saudável
title Design emocional & envelhecimento: um estudo sobre ações projetuais inovadoras para a promoção do envelhecimento saudável
spellingShingle Design emocional & envelhecimento: um estudo sobre ações projetuais inovadoras para a promoção do envelhecimento saudável
Carmo, Maria Isabel Mariz May
title_short Design emocional & envelhecimento: um estudo sobre ações projetuais inovadoras para a promoção do envelhecimento saudável
title_full Design emocional & envelhecimento: um estudo sobre ações projetuais inovadoras para a promoção do envelhecimento saudável
title_fullStr Design emocional & envelhecimento: um estudo sobre ações projetuais inovadoras para a promoção do envelhecimento saudável
title_full_unstemmed Design emocional & envelhecimento: um estudo sobre ações projetuais inovadoras para a promoção do envelhecimento saudável
title_sort Design emocional & envelhecimento: um estudo sobre ações projetuais inovadoras para a promoção do envelhecimento saudável
author Carmo, Maria Isabel Mariz May
author_facet Carmo, Maria Isabel Mariz May
Damazio, Vera Maria Marsicano
author_role author
author2 Damazio, Vera Maria Marsicano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Maria Isabel Mariz May
Damazio, Vera Maria Marsicano
description A população brasileira está envelhecendo e vivendo cada vez mais, mas suas demandas não estão sendo entendidas, nem atendidas como deveriam pelo Design. O presente trabalho dá continuidade a estudo sobre o potencial do campo conhecido como Design Emocional em contribuir para a promoção do envelhecimento saudável no qual foram identificadas seis importantes perspectivas do Design Emocional, diretamente relacionadas a efeitos positivos dos produtos na vida das pessoas: 1. Sociabilidade; 2. Cidadania; 3. Humor; 4. Identidade; 5. Bem Estar; 6. Auto Estima. O presente trabalho parte da constatação de que o  envelhecimento da população no Brasil ainda é fortemente associado à perda de renda e improdutividade. Assim sendo, um dos possíveis caminhos para reverter esta situação pode ser a criação de oportunidades de participação dos idosos no mundo do trabalho. Ele foi norteado pelas perspectivas “Cidadania” e “Auto Estima” e se concentrou no levantamento de ações com foco no empreendedorismo na velhice. Este estudo se deu em três etapas: a 1ª etapa foi dedicada à revisão bibliográfica sobre envelhecimento saudável, destacando-se os relatórios “Guia Global: Cidade Amiga do Idoso” e "Envelhecimento no Século XXI: Celebração e Desafio”. A 2ª etapa dedicou-se ao levantamento de iniciativas relacionadas ao empreendedorismo para idosos a partir de pesquisas na internet. A 3ª etapa foi dedicada ao acompanhamento do projeto PUC-Rio mais de 50 através do método de observação participante. O estudo contribuiu com subsídios metodológicos para o aprofundamento das perspectivas do Design Emocional “Cidadania” e “Auto Estima”. Seus resultados contribuíram, também, para apoiar dissertação de Doutorado em Design cujo objetivo é estender as ações da PUC-Rio para o público idoso, incluindo empreendedorismo, entre outras
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/554
url https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/554/555
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 3 n. 7 (2016): Edição especial Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
2359-232X
reponame:Revista Brasileira de Iniciação Científica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
instacron:IFSP
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
instacron_str IFSP
institution IFSP
reponame_str Revista Brasileira de Iniciação Científica
collection Revista Brasileira de Iniciação Científica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
repository.mail.fl_str_mv shigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com
_version_ 1752129780428308480