"Mulher sai dessa cozinha, vem ocupar teu lugar": Interfaces entre educação popular e um novo jeito de ser mulher nas CEBs do Agreste central de Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Julyana Nascimento de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gonçalves, Rosineide Maria, Nascimento, José Almir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Iniciação Científica
Texto Completo: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1775
Resumo: Investigamos as diretrizes e princípios filosófico-políticos-pedagógicos delineados pelas CEBs do agreste pernambucano na gestão e organização de conteúdos para a práxis social, permitindo aferir as condições e as instâncias formativas por meio das quais mulheres participantes constroem trajetórias de empoderamento comunitário. Através de levantamento bibliográfico dos ciclos de formação sobre gênero e identidades, promovidos pela Fundação Santuário das Comunidades, analisamos seus conteúdos, concepções e práticas pedagógicas. Constatamos que a participação comunitária tem desencadeado processos de emancipação, permitindo a mulher entender a si mesmas agentes ativas de (auto)libertação, ampliando a fissura do patriarcado na Igreja e sociedade.
id IFSP-2_7968205628ba0bf8d9d37a05a0db93b7
oai_identifier_str oai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/1775
network_acronym_str IFSP-2
network_name_str Revista Brasileira de Iniciação Científica
repository_id_str
spelling "Mulher sai dessa cozinha, vem ocupar teu lugar": Interfaces entre educação popular e um novo jeito de ser mulher nas CEBs do Agreste central de PernambucoEducaçãoMulher. Libertação. CEBs. Participação da mulher. Educação Popular.Investigamos as diretrizes e princípios filosófico-políticos-pedagógicos delineados pelas CEBs do agreste pernambucano na gestão e organização de conteúdos para a práxis social, permitindo aferir as condições e as instâncias formativas por meio das quais mulheres participantes constroem trajetórias de empoderamento comunitário. Através de levantamento bibliográfico dos ciclos de formação sobre gênero e identidades, promovidos pela Fundação Santuário das Comunidades, analisamos seus conteúdos, concepções e práticas pedagógicas. Constatamos que a participação comunitária tem desencadeado processos de emancipação, permitindo a mulher entender a si mesmas agentes ativas de (auto)libertação, ampliando a fissura do patriarcado na Igreja e sociedade.Revista Brasileira de Iniciação CientíficaINICIA (Programa de Iniciação Cientifica da Faculdade ASCES)Andrade, Julyana Nascimento deGonçalves, Rosineide MariaNascimento, José Almir2021-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1775Revista Brasileira de Iniciação Científica; Volume 8, 2021 – publicação Contínua2359-232Xreponame:Revista Brasileira de Iniciação Científicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)instacron:IFSPporhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1775/1319https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1775/1444https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1775/1445https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1775/1463info:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-12T20:48:40Zoai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/1775Revistahttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/PUBhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/oaishigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com2359-232X2359-232Xopendoar:2021-02-12T20:48:40Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)false
dc.title.none.fl_str_mv "Mulher sai dessa cozinha, vem ocupar teu lugar": Interfaces entre educação popular e um novo jeito de ser mulher nas CEBs do Agreste central de Pernambuco
title "Mulher sai dessa cozinha, vem ocupar teu lugar": Interfaces entre educação popular e um novo jeito de ser mulher nas CEBs do Agreste central de Pernambuco
spellingShingle "Mulher sai dessa cozinha, vem ocupar teu lugar": Interfaces entre educação popular e um novo jeito de ser mulher nas CEBs do Agreste central de Pernambuco
Andrade, Julyana Nascimento de
Educação
Mulher. Libertação. CEBs. Participação da mulher. Educação Popular.
title_short "Mulher sai dessa cozinha, vem ocupar teu lugar": Interfaces entre educação popular e um novo jeito de ser mulher nas CEBs do Agreste central de Pernambuco
title_full "Mulher sai dessa cozinha, vem ocupar teu lugar": Interfaces entre educação popular e um novo jeito de ser mulher nas CEBs do Agreste central de Pernambuco
title_fullStr "Mulher sai dessa cozinha, vem ocupar teu lugar": Interfaces entre educação popular e um novo jeito de ser mulher nas CEBs do Agreste central de Pernambuco
title_full_unstemmed "Mulher sai dessa cozinha, vem ocupar teu lugar": Interfaces entre educação popular e um novo jeito de ser mulher nas CEBs do Agreste central de Pernambuco
title_sort "Mulher sai dessa cozinha, vem ocupar teu lugar": Interfaces entre educação popular e um novo jeito de ser mulher nas CEBs do Agreste central de Pernambuco
author Andrade, Julyana Nascimento de
author_facet Andrade, Julyana Nascimento de
Gonçalves, Rosineide Maria
Nascimento, José Almir
author_role author
author2 Gonçalves, Rosineide Maria
Nascimento, José Almir
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv INICIA (Programa de Iniciação Cientifica da Faculdade ASCES)
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Julyana Nascimento de
Gonçalves, Rosineide Maria
Nascimento, José Almir
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Mulher. Libertação. CEBs. Participação da mulher. Educação Popular.
topic Educação
Mulher. Libertação. CEBs. Participação da mulher. Educação Popular.
description Investigamos as diretrizes e princípios filosófico-políticos-pedagógicos delineados pelas CEBs do agreste pernambucano na gestão e organização de conteúdos para a práxis social, permitindo aferir as condições e as instâncias formativas por meio das quais mulheres participantes constroem trajetórias de empoderamento comunitário. Através de levantamento bibliográfico dos ciclos de formação sobre gênero e identidades, promovidos pela Fundação Santuário das Comunidades, analisamos seus conteúdos, concepções e práticas pedagógicas. Constatamos que a participação comunitária tem desencadeado processos de emancipação, permitindo a mulher entender a si mesmas agentes ativas de (auto)libertação, ampliando a fissura do patriarcado na Igreja e sociedade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1775
url https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1775/1319
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1775/1444
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1775/1445
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1775/1463
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica; Volume 8, 2021 – publicação Contínua
2359-232X
reponame:Revista Brasileira de Iniciação Científica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
instacron:IFSP
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
instacron_str IFSP
institution IFSP
reponame_str Revista Brasileira de Iniciação Científica
collection Revista Brasileira de Iniciação Científica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
repository.mail.fl_str_mv shigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com
_version_ 1752129781498904576