"Mulher sai dessa cozinha, vem ocupar teu lugar": Interfaces entre educação popular e um novo jeito de ser mulher nas CEBs do Agreste central de Pernambuco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Iniciação Científica |
Texto Completo: | https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1775 |
Resumo: | Investigamos as diretrizes e princípios filosófico-políticos-pedagógicos delineados pelas CEBs do agreste pernambucano na gestão e organização de conteúdos para a práxis social, permitindo aferir as condições e as instâncias formativas por meio das quais mulheres participantes constroem trajetórias de empoderamento comunitário. Através de levantamento bibliográfico dos ciclos de formação sobre gênero e identidades, promovidos pela Fundação Santuário das Comunidades, analisamos seus conteúdos, concepções e práticas pedagógicas. Constatamos que a participação comunitária tem desencadeado processos de emancipação, permitindo a mulher entender a si mesmas agentes ativas de (auto)libertação, ampliando a fissura do patriarcado na Igreja e sociedade. |
id |
IFSP-2_7968205628ba0bf8d9d37a05a0db93b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/1775 |
network_acronym_str |
IFSP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
repository_id_str |
|
spelling |
"Mulher sai dessa cozinha, vem ocupar teu lugar": Interfaces entre educação popular e um novo jeito de ser mulher nas CEBs do Agreste central de PernambucoEducaçãoMulher. Libertação. CEBs. Participação da mulher. Educação Popular.Investigamos as diretrizes e princípios filosófico-políticos-pedagógicos delineados pelas CEBs do agreste pernambucano na gestão e organização de conteúdos para a práxis social, permitindo aferir as condições e as instâncias formativas por meio das quais mulheres participantes constroem trajetórias de empoderamento comunitário. Através de levantamento bibliográfico dos ciclos de formação sobre gênero e identidades, promovidos pela Fundação Santuário das Comunidades, analisamos seus conteúdos, concepções e práticas pedagógicas. Constatamos que a participação comunitária tem desencadeado processos de emancipação, permitindo a mulher entender a si mesmas agentes ativas de (auto)libertação, ampliando a fissura do patriarcado na Igreja e sociedade.Revista Brasileira de Iniciação CientíficaINICIA (Programa de Iniciação Cientifica da Faculdade ASCES)Andrade, Julyana Nascimento deGonçalves, Rosineide MariaNascimento, José Almir2021-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1775Revista Brasileira de Iniciação Científica; Volume 8, 2021 – publicação Contínua2359-232Xreponame:Revista Brasileira de Iniciação Científicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)instacron:IFSPporhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1775/1319https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1775/1444https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1775/1445https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1775/1463info:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-12T20:48:40Zoai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/1775Revistahttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/PUBhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/oaishigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com2359-232X2359-232Xopendoar:2021-02-12T20:48:40Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Mulher sai dessa cozinha, vem ocupar teu lugar": Interfaces entre educação popular e um novo jeito de ser mulher nas CEBs do Agreste central de Pernambuco |
title |
"Mulher sai dessa cozinha, vem ocupar teu lugar": Interfaces entre educação popular e um novo jeito de ser mulher nas CEBs do Agreste central de Pernambuco |
spellingShingle |
"Mulher sai dessa cozinha, vem ocupar teu lugar": Interfaces entre educação popular e um novo jeito de ser mulher nas CEBs do Agreste central de Pernambuco Andrade, Julyana Nascimento de Educação Mulher. Libertação. CEBs. Participação da mulher. Educação Popular. |
title_short |
"Mulher sai dessa cozinha, vem ocupar teu lugar": Interfaces entre educação popular e um novo jeito de ser mulher nas CEBs do Agreste central de Pernambuco |
title_full |
"Mulher sai dessa cozinha, vem ocupar teu lugar": Interfaces entre educação popular e um novo jeito de ser mulher nas CEBs do Agreste central de Pernambuco |
title_fullStr |
"Mulher sai dessa cozinha, vem ocupar teu lugar": Interfaces entre educação popular e um novo jeito de ser mulher nas CEBs do Agreste central de Pernambuco |
title_full_unstemmed |
"Mulher sai dessa cozinha, vem ocupar teu lugar": Interfaces entre educação popular e um novo jeito de ser mulher nas CEBs do Agreste central de Pernambuco |
title_sort |
"Mulher sai dessa cozinha, vem ocupar teu lugar": Interfaces entre educação popular e um novo jeito de ser mulher nas CEBs do Agreste central de Pernambuco |
author |
Andrade, Julyana Nascimento de |
author_facet |
Andrade, Julyana Nascimento de Gonçalves, Rosineide Maria Nascimento, José Almir |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Rosineide Maria Nascimento, José Almir |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
INICIA (Programa de Iniciação Cientifica da Faculdade ASCES) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Julyana Nascimento de Gonçalves, Rosineide Maria Nascimento, José Almir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Mulher. Libertação. CEBs. Participação da mulher. Educação Popular. |
topic |
Educação Mulher. Libertação. CEBs. Participação da mulher. Educação Popular. |
description |
Investigamos as diretrizes e princípios filosófico-políticos-pedagógicos delineados pelas CEBs do agreste pernambucano na gestão e organização de conteúdos para a práxis social, permitindo aferir as condições e as instâncias formativas por meio das quais mulheres participantes constroem trajetórias de empoderamento comunitário. Através de levantamento bibliográfico dos ciclos de formação sobre gênero e identidades, promovidos pela Fundação Santuário das Comunidades, analisamos seus conteúdos, concepções e práticas pedagógicas. Constatamos que a participação comunitária tem desencadeado processos de emancipação, permitindo a mulher entender a si mesmas agentes ativas de (auto)libertação, ampliando a fissura do patriarcado na Igreja e sociedade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1775 |
url |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1775/1319 https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1775/1444 https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1775/1445 https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1775/1463 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica; Volume 8, 2021 – publicação Contínua 2359-232X reponame:Revista Brasileira de Iniciação Científica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) instacron:IFSP |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) |
instacron_str |
IFSP |
institution |
IFSP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
collection |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) |
repository.mail.fl_str_mv |
shigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com |
_version_ |
1752129781498904576 |