Estratégias de enfrentamento do estresse utilizadas por jovens universitários no extremo norte do país
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Iniciação Científica |
Texto Completo: | https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1567 |
Resumo: | Este trabalho objetivou investigar as estratégias de enfrentamento do estresse utilizadas por dez jovens universitários no extremo norte do Brasil, pautando-se na Análise de Conteúdo de Bardin. As estratégias foram classificadas em focalizadas no problema, representadas pela busca por referências complementares para melhor compreender as disciplinas, exposição aos professores dos problemas de atividades grupais e a procura por assistência psicológica; e as estratégias focalizadas na emoção, expressas pela valorização das relações interpessoais, saída com os amigos e atividades de lazer. Verifica-se a necessidade de intervenções no sentido de promover uma trajetória acadêmica com qualidade de vida e bem-estar aos discentes. |
id |
IFSP-2_be1aa27d61661415c263238a57f8e125 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/1567 |
network_acronym_str |
IFSP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de enfrentamento do estresse utilizadas por jovens universitários no extremo norte do paíspsicologia; educaçãoestratégias de enfrentamento; jovens; estresse; universidadeEste trabalho objetivou investigar as estratégias de enfrentamento do estresse utilizadas por dez jovens universitários no extremo norte do Brasil, pautando-se na Análise de Conteúdo de Bardin. As estratégias foram classificadas em focalizadas no problema, representadas pela busca por referências complementares para melhor compreender as disciplinas, exposição aos professores dos problemas de atividades grupais e a procura por assistência psicológica; e as estratégias focalizadas na emoção, expressas pela valorização das relações interpessoais, saída com os amigos e atividades de lazer. Verifica-se a necessidade de intervenções no sentido de promover uma trajetória acadêmica com qualidade de vida e bem-estar aos discentes.Revista Brasileira de Iniciação CientíficaConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Barros, Melissa Seelig PamplonaWilhelm, Fernanda Ax2019-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1567Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 7 n. 1 (2020): v.7, n.1, jan/mar/2020; 100-1172359-232Xreponame:Revista Brasileira de Iniciação Científicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)instacron:IFSPporhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1567/1199https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1567/1420https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1567/1421https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1567/1422info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-16T09:28:14Zoai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/1567Revistahttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/PUBhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/oaishigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com2359-232X2359-232Xopendoar:2020-01-16T09:28:14Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de enfrentamento do estresse utilizadas por jovens universitários no extremo norte do país |
title |
Estratégias de enfrentamento do estresse utilizadas por jovens universitários no extremo norte do país |
spellingShingle |
Estratégias de enfrentamento do estresse utilizadas por jovens universitários no extremo norte do país Barros, Melissa Seelig Pamplona psicologia; educação estratégias de enfrentamento; jovens; estresse; universidade |
title_short |
Estratégias de enfrentamento do estresse utilizadas por jovens universitários no extremo norte do país |
title_full |
Estratégias de enfrentamento do estresse utilizadas por jovens universitários no extremo norte do país |
title_fullStr |
Estratégias de enfrentamento do estresse utilizadas por jovens universitários no extremo norte do país |
title_full_unstemmed |
Estratégias de enfrentamento do estresse utilizadas por jovens universitários no extremo norte do país |
title_sort |
Estratégias de enfrentamento do estresse utilizadas por jovens universitários no extremo norte do país |
author |
Barros, Melissa Seelig Pamplona |
author_facet |
Barros, Melissa Seelig Pamplona Wilhelm, Fernanda Ax |
author_role |
author |
author2 |
Wilhelm, Fernanda Ax |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Melissa Seelig Pamplona Wilhelm, Fernanda Ax |
dc.subject.por.fl_str_mv |
psicologia; educação estratégias de enfrentamento; jovens; estresse; universidade |
topic |
psicologia; educação estratégias de enfrentamento; jovens; estresse; universidade |
description |
Este trabalho objetivou investigar as estratégias de enfrentamento do estresse utilizadas por dez jovens universitários no extremo norte do Brasil, pautando-se na Análise de Conteúdo de Bardin. As estratégias foram classificadas em focalizadas no problema, representadas pela busca por referências complementares para melhor compreender as disciplinas, exposição aos professores dos problemas de atividades grupais e a procura por assistência psicológica; e as estratégias focalizadas na emoção, expressas pela valorização das relações interpessoais, saída com os amigos e atividades de lazer. Verifica-se a necessidade de intervenções no sentido de promover uma trajetória acadêmica com qualidade de vida e bem-estar aos discentes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1567 |
url |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1567/1199 https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1567/1420 https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1567/1421 https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1567/1422 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 7 n. 1 (2020): v.7, n.1, jan/mar/2020; 100-117 2359-232X reponame:Revista Brasileira de Iniciação Científica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) instacron:IFSP |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) |
instacron_str |
IFSP |
institution |
IFSP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
collection |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) |
repository.mail.fl_str_mv |
shigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com |
_version_ |
1752129780455571456 |