ESCOLA, SAÚDE E SEXUALIDADE: Produção de áudios por alunos do ensino médio no contexto da midiatização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eixos Tech |
Texto Completo: | https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/228 |
Resumo: | Este trabalho[1] traz uma discussão inicial sobre a utilização de Tecnologias de Comunicação e Informação, especificamente o dispositivo podcast, como estratégia de problematização das questões sobre gênero, sexualidade e prevenção de infecções no ensino médio público de forma interdisciplinar. Justifica-se estudar esse tema pela grande demanda que adolescentes têm nas questões relacionadas a sexualidade. De um lado, em virtude do grande silenciamento e interdição desse assunto na escola, por vezes, geram-se preconceitos, propagam-se Infecções Sexualmente Transmissíveis, mistificam-se a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento, podendo legitimar várias formas de violência, de gênero, homofobia entre outras. De outro lado, a mídia, diariamente, propaga um discurso sobre a sexualidade e o corpo, em grande parte, mercadológico e superficial. O objetivo principal dessa pesquisa é conhecer, por meio da produção de podcasts, os processos de constituição de sentidos e discursos dos alunos do ensino médio sobre gênero e sexualidade e, a partir desses, pensar estratégias interdisciplinares que possibilitem desenvolver conceitos sobre uma sexualidade positiva, política, autônoma e responsável atendendo, com rigor teórico e científico, às demandas desses jovens. Os objetivos específicos: a) Pesquisar os discursos sobre gênero, sexualidade e prevenção produzidos nos roteiros dos podcasts; b) Relacionar, criticamente, os processos de midiatização com a educação e a saúde; c) Pensar, para além da multidisciplinaridade, a interdisciplinaridade entre educação e saúde; d) Desenvolver estratégias de educação e prevenção sexual a partir da produção de podcasts. Foi aplicada uma oficina de rádio e podcast com os alunos de uma escola pública e, a partir desta foram produzidos podcasts intercalando temas direcionados a gênero e sexualidade e temas livres. Fez-se a discussão da pesquisa, do roteiro e da gravação dos áudios em sala de aula e parte dos podcasts, previamente autorizados pelos pais dos alunos, foram publicados num blog. Os resultados apontam para uma grande necessidade dos alunos em discutir temas relacionados a conceitos de gênero e sexualidade dentro da cultura e da sociedade. É importante destacar que mesmo nos temas livres, propostos para produção dos áudios, esses convergiram para assuntos relacionados com a sexualidade. Foram 17, dos 25 episódios analisados, ou seja, 68% falaram de temas como estupro, machismo, homofobia entre outros. As tecnologias de comunicação, especificamente, o dispositivo podcast, utilizado como uma ferramenta pode criar espaços para reflexões e apropriação de conceitos tanto na questão da sexualidade quanto no cuidado com o próprio corpo e a prevenção. Consideramos que é possível utilizar os podcasts como um objeto educacional produtivo no debate sobre sexualidade e prevenção fomentando a interdisciplinaridade, para além da informação. [1] O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. |
id |
IFSULMG-1_8bfb1f09343bbd7e9f55a85e1732828e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/228 |
network_acronym_str |
IFSULMG-1 |
network_name_str |
Revista Eixos Tech |
repository_id_str |
|
spelling |
ESCOLA, SAÚDE E SEXUALIDADE: Produção de áudios por alunos do ensino médio no contexto da midiatizaçãoEducação EscolarSaúdePodcastSexualidadeInterdisciplinaridadeEste trabalho[1] traz uma discussão inicial sobre a utilização de Tecnologias de Comunicação e Informação, especificamente o dispositivo podcast, como estratégia de problematização das questões sobre gênero, sexualidade e prevenção de infecções no ensino médio público de forma interdisciplinar. Justifica-se estudar esse tema pela grande demanda que adolescentes têm nas questões relacionadas a sexualidade. De um lado, em virtude do grande silenciamento e interdição desse assunto na escola, por vezes, geram-se preconceitos, propagam-se Infecções Sexualmente Transmissíveis, mistificam-se a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento, podendo legitimar várias formas de violência, de gênero, homofobia entre outras. De outro lado, a mídia, diariamente, propaga um discurso sobre a sexualidade e o corpo, em grande parte, mercadológico e superficial. O objetivo principal dessa pesquisa é conhecer, por meio da produção de podcasts, os processos de constituição de sentidos e discursos dos alunos do ensino médio sobre gênero e sexualidade e, a partir desses, pensar estratégias interdisciplinares que possibilitem desenvolver conceitos sobre uma sexualidade positiva, política, autônoma e responsável atendendo, com rigor teórico e científico, às demandas desses jovens. Os objetivos específicos: a) Pesquisar os discursos sobre gênero, sexualidade e prevenção produzidos nos roteiros dos podcasts; b) Relacionar, criticamente, os processos de midiatização com a educação e a saúde; c) Pensar, para além da multidisciplinaridade, a interdisciplinaridade entre educação e saúde; d) Desenvolver estratégias de educação e prevenção sexual a partir da produção de podcasts. Foi aplicada uma oficina de rádio e podcast com os alunos de uma escola pública e, a partir desta foram produzidos podcasts intercalando temas direcionados a gênero e sexualidade e temas livres. Fez-se a discussão da pesquisa, do roteiro e da gravação dos áudios em sala de aula e parte dos podcasts, previamente autorizados pelos pais dos alunos, foram publicados num blog. Os resultados apontam para uma grande necessidade dos alunos em discutir temas relacionados a conceitos de gênero e sexualidade dentro da cultura e da sociedade. É importante destacar que mesmo nos temas livres, propostos para produção dos áudios, esses convergiram para assuntos relacionados com a sexualidade. Foram 17, dos 25 episódios analisados, ou seja, 68% falaram de temas como estupro, machismo, homofobia entre outros. As tecnologias de comunicação, especificamente, o dispositivo podcast, utilizado como uma ferramenta pode criar espaços para reflexões e apropriação de conceitos tanto na questão da sexualidade quanto no cuidado com o próprio corpo e a prevenção. Consideramos que é possível utilizar os podcasts como um objeto educacional produtivo no debate sobre sexualidade e prevenção fomentando a interdisciplinaridade, para além da informação. [1] O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.IFSULDEMINAS - Campus Passos2020-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/22810.18406/2359-1269v6n12019228Revista Eixos Tech; v. 6 n. 1 (2019): Edição Especial - V Semana de Enfermagem Integrada2359-1269reponame:Revista Eixos Techinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)instacron:IFSULMGporhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/228/pdfCopyright (c) 2019 Eduardo Yoshimotoinfo:eu-repo/semantics/openAccessYoshimoto, Eduardo2023-03-20T12:39:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/228Revistahttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostechPUBhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/oaijoao.gomes@ifsuldeminas.edu.br || eixostech@ifsuldeminas.edu.br2359-12692359-1269opendoar:2023-03-20T12:39:26Revista Eixos Tech - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESCOLA, SAÚDE E SEXUALIDADE: Produção de áudios por alunos do ensino médio no contexto da midiatização |
title |
ESCOLA, SAÚDE E SEXUALIDADE: Produção de áudios por alunos do ensino médio no contexto da midiatização |
spellingShingle |
ESCOLA, SAÚDE E SEXUALIDADE: Produção de áudios por alunos do ensino médio no contexto da midiatização Yoshimoto, Eduardo Educação Escolar Saúde Podcast Sexualidade Interdisciplinaridade |
title_short |
ESCOLA, SAÚDE E SEXUALIDADE: Produção de áudios por alunos do ensino médio no contexto da midiatização |
title_full |
ESCOLA, SAÚDE E SEXUALIDADE: Produção de áudios por alunos do ensino médio no contexto da midiatização |
title_fullStr |
ESCOLA, SAÚDE E SEXUALIDADE: Produção de áudios por alunos do ensino médio no contexto da midiatização |
title_full_unstemmed |
ESCOLA, SAÚDE E SEXUALIDADE: Produção de áudios por alunos do ensino médio no contexto da midiatização |
title_sort |
ESCOLA, SAÚDE E SEXUALIDADE: Produção de áudios por alunos do ensino médio no contexto da midiatização |
author |
Yoshimoto, Eduardo |
author_facet |
Yoshimoto, Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Yoshimoto, Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Escolar Saúde Podcast Sexualidade Interdisciplinaridade |
topic |
Educação Escolar Saúde Podcast Sexualidade Interdisciplinaridade |
description |
Este trabalho[1] traz uma discussão inicial sobre a utilização de Tecnologias de Comunicação e Informação, especificamente o dispositivo podcast, como estratégia de problematização das questões sobre gênero, sexualidade e prevenção de infecções no ensino médio público de forma interdisciplinar. Justifica-se estudar esse tema pela grande demanda que adolescentes têm nas questões relacionadas a sexualidade. De um lado, em virtude do grande silenciamento e interdição desse assunto na escola, por vezes, geram-se preconceitos, propagam-se Infecções Sexualmente Transmissíveis, mistificam-se a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento, podendo legitimar várias formas de violência, de gênero, homofobia entre outras. De outro lado, a mídia, diariamente, propaga um discurso sobre a sexualidade e o corpo, em grande parte, mercadológico e superficial. O objetivo principal dessa pesquisa é conhecer, por meio da produção de podcasts, os processos de constituição de sentidos e discursos dos alunos do ensino médio sobre gênero e sexualidade e, a partir desses, pensar estratégias interdisciplinares que possibilitem desenvolver conceitos sobre uma sexualidade positiva, política, autônoma e responsável atendendo, com rigor teórico e científico, às demandas desses jovens. Os objetivos específicos: a) Pesquisar os discursos sobre gênero, sexualidade e prevenção produzidos nos roteiros dos podcasts; b) Relacionar, criticamente, os processos de midiatização com a educação e a saúde; c) Pensar, para além da multidisciplinaridade, a interdisciplinaridade entre educação e saúde; d) Desenvolver estratégias de educação e prevenção sexual a partir da produção de podcasts. Foi aplicada uma oficina de rádio e podcast com os alunos de uma escola pública e, a partir desta foram produzidos podcasts intercalando temas direcionados a gênero e sexualidade e temas livres. Fez-se a discussão da pesquisa, do roteiro e da gravação dos áudios em sala de aula e parte dos podcasts, previamente autorizados pelos pais dos alunos, foram publicados num blog. Os resultados apontam para uma grande necessidade dos alunos em discutir temas relacionados a conceitos de gênero e sexualidade dentro da cultura e da sociedade. É importante destacar que mesmo nos temas livres, propostos para produção dos áudios, esses convergiram para assuntos relacionados com a sexualidade. Foram 17, dos 25 episódios analisados, ou seja, 68% falaram de temas como estupro, machismo, homofobia entre outros. As tecnologias de comunicação, especificamente, o dispositivo podcast, utilizado como uma ferramenta pode criar espaços para reflexões e apropriação de conceitos tanto na questão da sexualidade quanto no cuidado com o próprio corpo e a prevenção. Consideramos que é possível utilizar os podcasts como um objeto educacional produtivo no debate sobre sexualidade e prevenção fomentando a interdisciplinaridade, para além da informação. [1] O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/228 10.18406/2359-1269v6n12019228 |
url |
https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/228 |
identifier_str_mv |
10.18406/2359-1269v6n12019228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/228/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Eduardo Yoshimoto info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Eduardo Yoshimoto |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IFSULDEMINAS - Campus Passos |
publisher.none.fl_str_mv |
IFSULDEMINAS - Campus Passos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eixos Tech; v. 6 n. 1 (2019): Edição Especial - V Semana de Enfermagem Integrada 2359-1269 reponame:Revista Eixos Tech instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) instacron:IFSULMG |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) |
instacron_str |
IFSULMG |
institution |
IFSULMG |
reponame_str |
Revista Eixos Tech |
collection |
Revista Eixos Tech |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eixos Tech - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.gomes@ifsuldeminas.edu.br || eixostech@ifsuldeminas.edu.br |
_version_ |
1797041886828953600 |