Difusão de conhecimento científico no ciclo básico por meio de streaming de áudio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Narlon Xavier
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250353
Resumo: O podcast configura-se como uma ferramenta de publicações de programas de áudio na internet. Na esfera comunicativa, o uso do podcast na escola apresenta o que pode ser considerado o seu mais importante campo de ação pedagógica. Além disso, o podcast pode ter um papel protuberante na inserção de temas extracurriculares para o público interno e externo a escola, contribuindo dessa forma para a criação de reflexões sobre determinados assuntos, como, por exemplo, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030. Este documento entrou em vigor com seus 17 objetivos e 167 metas em 2016. A presente pesquisa se baseou em um estudo de caso, no projeto de Extensão Universitária da Universidade Estadual Paulista, através da Pró-reitoria de Extensão Universitária, onde se procurou evidências sobre os benefícios do streaming de áudio podcast, como ferramenta didática e pedagógica, além de difusora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Neste trabalho buscou-se como objeto de estudo uma parcela do Ensino Médio, com duração de três anos e recorte etário de 15 e 17 anos. Um dos instrumentos utilizados na pesquisa foram os questionários, dos quais foram obtidas 276 respostas. Com relação ao perfil de amostragem, a maioria estudou integralmente em escola pública (145 pessoas), ou seja, 52,5%. A outra parcela corresponde a 15,2% que cursou uma parte em escola pública, outra parte em escola particular. Outro recorte importante da pesquisa é sobre o total de participantes que nunca ouviram falar ou não sabe o que significa os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, isso correspondeu a 177 respostas (64,1%). A pesquisa também revela importância e a necessidade de se trabalhar mais com esse público a despeito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A ferramenta podcast demostrou conseguir atender a essas necessidades, uma vez que ela foi capaz de contribuir para medir o conhecimento sobre os conteúdos.
id UNSP_bcc4bf52395de00cf248c6310d899b11
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250353
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Difusão de conhecimento científico no ciclo básico por meio de streaming de áudioDissemination of scientific knowledge in the basic cycle through audio streamingODSPodcastEnsino médioEscola pública e particularO podcast configura-se como uma ferramenta de publicações de programas de áudio na internet. Na esfera comunicativa, o uso do podcast na escola apresenta o que pode ser considerado o seu mais importante campo de ação pedagógica. Além disso, o podcast pode ter um papel protuberante na inserção de temas extracurriculares para o público interno e externo a escola, contribuindo dessa forma para a criação de reflexões sobre determinados assuntos, como, por exemplo, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030. Este documento entrou em vigor com seus 17 objetivos e 167 metas em 2016. A presente pesquisa se baseou em um estudo de caso, no projeto de Extensão Universitária da Universidade Estadual Paulista, através da Pró-reitoria de Extensão Universitária, onde se procurou evidências sobre os benefícios do streaming de áudio podcast, como ferramenta didática e pedagógica, além de difusora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Neste trabalho buscou-se como objeto de estudo uma parcela do Ensino Médio, com duração de três anos e recorte etário de 15 e 17 anos. Um dos instrumentos utilizados na pesquisa foram os questionários, dos quais foram obtidas 276 respostas. Com relação ao perfil de amostragem, a maioria estudou integralmente em escola pública (145 pessoas), ou seja, 52,5%. A outra parcela corresponde a 15,2% que cursou uma parte em escola pública, outra parte em escola particular. Outro recorte importante da pesquisa é sobre o total de participantes que nunca ouviram falar ou não sabe o que significa os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, isso correspondeu a 177 respostas (64,1%). A pesquisa também revela importância e a necessidade de se trabalhar mais com esse público a despeito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A ferramenta podcast demostrou conseguir atender a essas necessidades, uma vez que ela foi capaz de contribuir para medir o conhecimento sobre os conteúdos.The podcast is configured as a tool for publishing audio programs on the internet. In the communicative sphere, the use of the podcast at school presents what can be considered its most important field of pedagogical action. In addition, the podcast can play a prominent role in inserting extracurricular topics for the public internal and external to the school, thus contributing to the creation of reflections on certain subjects, such as, for example, the 17 Sustainable Development Goals, of the Agenda. This document came into force with its 17 goals and 167 targets in 2016. The present research was based on a case study, in the University Extension project of the Universidade Estadual Paulista, through the Pro-Rectory of University Extension, where evidence was sought on the benefits of streaming audio podcast, as a didactic and pedagogical tool, in addition to of disseminating the Sustainable Development Goals. In this work, a portion of High School was sought as the object of study, with a duration of three years and an age range of 15 and 17 years. One of the instruments used in the research was the questionnaires, from which 276 responses were obtained. Regarding the sampling profile, the majority studied fully in a public school (145 people), that is, 52.5%. The other portion corresponds to 15.2% who attended a part in a public school, another part in a private school. Another important part of the research is about the total number of participants who have never heard of or do not know what the 17 Sustainable Development Goals mean, this corresponded to 177 responses (64.1%). The research also reveals the importance and the need to work more with this public, despite the Sustainable Development Goals. The podcast tool proved to be able to meet these needs, since it was able to contribute to measuring knowledge about the contents.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES:001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Valquíria de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Narlon Xavier2023-08-18T16:45:15Z2023-08-18T16:45:15Z2023-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/25035333004170001P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-03T06:08:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250353Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-03T06:08:06Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Difusão de conhecimento científico no ciclo básico por meio de streaming de áudio
Dissemination of scientific knowledge in the basic cycle through audio streaming
title Difusão de conhecimento científico no ciclo básico por meio de streaming de áudio
spellingShingle Difusão de conhecimento científico no ciclo básico por meio de streaming de áudio
Pereira, Narlon Xavier
ODS
Podcast
Ensino médio
Escola pública e particular
title_short Difusão de conhecimento científico no ciclo básico por meio de streaming de áudio
title_full Difusão de conhecimento científico no ciclo básico por meio de streaming de áudio
title_fullStr Difusão de conhecimento científico no ciclo básico por meio de streaming de áudio
title_full_unstemmed Difusão de conhecimento científico no ciclo básico por meio de streaming de áudio
title_sort Difusão de conhecimento científico no ciclo básico por meio de streaming de áudio
author Pereira, Narlon Xavier
author_facet Pereira, Narlon Xavier
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Valquíria de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Narlon Xavier
dc.subject.por.fl_str_mv ODS
Podcast
Ensino médio
Escola pública e particular
topic ODS
Podcast
Ensino médio
Escola pública e particular
description O podcast configura-se como uma ferramenta de publicações de programas de áudio na internet. Na esfera comunicativa, o uso do podcast na escola apresenta o que pode ser considerado o seu mais importante campo de ação pedagógica. Além disso, o podcast pode ter um papel protuberante na inserção de temas extracurriculares para o público interno e externo a escola, contribuindo dessa forma para a criação de reflexões sobre determinados assuntos, como, por exemplo, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030. Este documento entrou em vigor com seus 17 objetivos e 167 metas em 2016. A presente pesquisa se baseou em um estudo de caso, no projeto de Extensão Universitária da Universidade Estadual Paulista, através da Pró-reitoria de Extensão Universitária, onde se procurou evidências sobre os benefícios do streaming de áudio podcast, como ferramenta didática e pedagógica, além de difusora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Neste trabalho buscou-se como objeto de estudo uma parcela do Ensino Médio, com duração de três anos e recorte etário de 15 e 17 anos. Um dos instrumentos utilizados na pesquisa foram os questionários, dos quais foram obtidas 276 respostas. Com relação ao perfil de amostragem, a maioria estudou integralmente em escola pública (145 pessoas), ou seja, 52,5%. A outra parcela corresponde a 15,2% que cursou uma parte em escola pública, outra parte em escola particular. Outro recorte importante da pesquisa é sobre o total de participantes que nunca ouviram falar ou não sabe o que significa os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, isso correspondeu a 177 respostas (64,1%). A pesquisa também revela importância e a necessidade de se trabalhar mais com esse público a despeito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A ferramenta podcast demostrou conseguir atender a essas necessidades, uma vez que ela foi capaz de contribuir para medir o conhecimento sobre os conteúdos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-18T16:45:15Z
2023-08-18T16:45:15Z
2023-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/250353
33004170001P6
url http://hdl.handle.net/11449/250353
identifier_str_mv 33004170001P6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964801621819392