MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Marina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lobato, Larissa Resende, Felix, Jefferson Felipe Barbosa, Piantino, Camila Belfort
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eixos Tech
Texto Completo: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/138
Resumo: O envelhecimento da população é uma realidade constatada em várias nações não sendo surpreendente que ele venha se colocando como um desafio também no Brasil. Neste contexto, nota-se que idosos institucionalizados apresentam um perfil diferenciado, grande nível de sedentarismo, carência afetiva, perda de autonomia causada por incapacidades físicas e mentais. Estes fatores contribuem para a grande prevalência de limitações físicas e co-morbidades refletindo na independência e autonomia. Diante deste cenário objetivou-se ofertar atividades de educação em saúde; desenvolver ações lúdicas em prol da melhoria da qualidade de vida de idosos residentes em uma instituição de longa permanência. O projeto encontra-se em desenvolvimento e até o momento, foi possível desenvolver dinâmicas, oficinas de pintura, desenho, culinária, jogos como bingo e atividades que estimulassem a desenvoltura corporal com música. Estas atividades são realizadas as segundas e terças-feiras com participação média de 7 á 10 idosos. Ressalta-se o número reduzido de participantes, diante de 111 idosos institucionalizados, o que pode estar atrelado ao comodismo e a falta de interesse. Além disso, nota-se algumas dificuldades como incapacidade de raciocínio, entendimento e manipulação de dois objetos ao mesmo tempo entre os participantes. Entretanto, as ações têm permitido com que os idosos interajam com o ambiente, dentro dos limites de suas potencialidades, o que poderá contribuir para eficácia pessoal e que se sintam envolvidos, condições que têm efeitos positivos sobre sua adaptação global. 
id IFSULMG-1_d41b58a92b7c0ad0bb3ffdb99288c370
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/138
network_acronym_str IFSULMG-1
network_name_str Revista Eixos Tech
repository_id_str
spelling MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOSEnvelhecimentoIdosos InstitucionalizadosEducação em SaúdeQualidade de Vida.O envelhecimento da população é uma realidade constatada em várias nações não sendo surpreendente que ele venha se colocando como um desafio também no Brasil. Neste contexto, nota-se que idosos institucionalizados apresentam um perfil diferenciado, grande nível de sedentarismo, carência afetiva, perda de autonomia causada por incapacidades físicas e mentais. Estes fatores contribuem para a grande prevalência de limitações físicas e co-morbidades refletindo na independência e autonomia. Diante deste cenário objetivou-se ofertar atividades de educação em saúde; desenvolver ações lúdicas em prol da melhoria da qualidade de vida de idosos residentes em uma instituição de longa permanência. O projeto encontra-se em desenvolvimento e até o momento, foi possível desenvolver dinâmicas, oficinas de pintura, desenho, culinária, jogos como bingo e atividades que estimulassem a desenvoltura corporal com música. Estas atividades são realizadas as segundas e terças-feiras com participação média de 7 á 10 idosos. Ressalta-se o número reduzido de participantes, diante de 111 idosos institucionalizados, o que pode estar atrelado ao comodismo e a falta de interesse. Além disso, nota-se algumas dificuldades como incapacidade de raciocínio, entendimento e manipulação de dois objetos ao mesmo tempo entre os participantes. Entretanto, as ações têm permitido com que os idosos interajam com o ambiente, dentro dos limites de suas potencialidades, o que poderá contribuir para eficácia pessoal e que se sintam envolvidos, condições que têm efeitos positivos sobre sua adaptação global. IFSULDEMINAS - Campus Passos2018-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/13810.18406/2359-1269v5n12018138Revista Eixos Tech; v. 5 n. 1 (2018): Edição Especial - IV Semana de Enfermagem Integrada2359-1269reponame:Revista Eixos Techinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)instacron:IFSULMGporhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/138/pdfCopyright (c) 2018 Marina Vieira, Larissa Resende Lobato, Jefferson Felipe Barbosa Felix, Camila Belfort Piantinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, MarinaLobato, Larissa ResendeFelix, Jefferson Felipe BarbosaPiantino, Camila Belfort2023-03-20T12:39:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/138Revistahttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostechPUBhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/oaijoao.gomes@ifsuldeminas.edu.br || eixostech@ifsuldeminas.edu.br2359-12692359-1269opendoar:2023-03-20T12:39:18Revista Eixos Tech - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS
title MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS
spellingShingle MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS
Vieira, Marina
Envelhecimento
Idosos Institucionalizados
Educação em Saúde
Qualidade de Vida.
title_short MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS
title_full MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS
title_fullStr MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS
title_full_unstemmed MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS
title_sort MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS
author Vieira, Marina
author_facet Vieira, Marina
Lobato, Larissa Resende
Felix, Jefferson Felipe Barbosa
Piantino, Camila Belfort
author_role author
author2 Lobato, Larissa Resende
Felix, Jefferson Felipe Barbosa
Piantino, Camila Belfort
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Marina
Lobato, Larissa Resende
Felix, Jefferson Felipe Barbosa
Piantino, Camila Belfort
dc.subject.por.fl_str_mv Envelhecimento
Idosos Institucionalizados
Educação em Saúde
Qualidade de Vida.
topic Envelhecimento
Idosos Institucionalizados
Educação em Saúde
Qualidade de Vida.
description O envelhecimento da população é uma realidade constatada em várias nações não sendo surpreendente que ele venha se colocando como um desafio também no Brasil. Neste contexto, nota-se que idosos institucionalizados apresentam um perfil diferenciado, grande nível de sedentarismo, carência afetiva, perda de autonomia causada por incapacidades físicas e mentais. Estes fatores contribuem para a grande prevalência de limitações físicas e co-morbidades refletindo na independência e autonomia. Diante deste cenário objetivou-se ofertar atividades de educação em saúde; desenvolver ações lúdicas em prol da melhoria da qualidade de vida de idosos residentes em uma instituição de longa permanência. O projeto encontra-se em desenvolvimento e até o momento, foi possível desenvolver dinâmicas, oficinas de pintura, desenho, culinária, jogos como bingo e atividades que estimulassem a desenvoltura corporal com música. Estas atividades são realizadas as segundas e terças-feiras com participação média de 7 á 10 idosos. Ressalta-se o número reduzido de participantes, diante de 111 idosos institucionalizados, o que pode estar atrelado ao comodismo e a falta de interesse. Além disso, nota-se algumas dificuldades como incapacidade de raciocínio, entendimento e manipulação de dois objetos ao mesmo tempo entre os participantes. Entretanto, as ações têm permitido com que os idosos interajam com o ambiente, dentro dos limites de suas potencialidades, o que poderá contribuir para eficácia pessoal e que se sintam envolvidos, condições que têm efeitos positivos sobre sua adaptação global. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/138
10.18406/2359-1269v5n12018138
url https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/138
identifier_str_mv 10.18406/2359-1269v5n12018138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/138/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IFSULDEMINAS - Campus Passos
publisher.none.fl_str_mv IFSULDEMINAS - Campus Passos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eixos Tech; v. 5 n. 1 (2018): Edição Especial - IV Semana de Enfermagem Integrada
2359-1269
reponame:Revista Eixos Tech
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)
instacron:IFSULMG
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)
instacron_str IFSULMG
institution IFSULMG
reponame_str Revista Eixos Tech
collection Revista Eixos Tech
repository.name.fl_str_mv Revista Eixos Tech - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)
repository.mail.fl_str_mv joao.gomes@ifsuldeminas.edu.br || eixostech@ifsuldeminas.edu.br
_version_ 1797041886276354048