EMPRESA JÚNIOR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA:: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO IFSULDEMINAS – CAMPUS PASSOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evangelista, João Marcos Fernandino
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eixos Tech
Texto Completo: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/351
Resumo: The teaching of applied social sciences, especially the Administration course, suffers a lot of criticism regarding the skills/abilities of graduates at the end of their degrees. Notes about the distance between theory and the reality of companies are frequent criticisms from the actors involved in the process. In this context, the present work aims to investigate how the junior company of the Administration course at IFSULDEMINAS - Passos campus contributes to the student's management practice. The methodology used was qualitative. Three students were interviewed and their interviews were recorded, transcribed and then analyzed. The result of the research carried out in this work shows how management practices can be a path to knowledge and expansion of the management skills of students who participated at some point in the junior company's projects.  
id IFSULMG-1_e49ff096e7818f9d1cdad7456d068bd9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/351
network_acronym_str IFSULMG-1
network_name_str Revista Eixos Tech
repository_id_str
spelling EMPRESA JÚNIOR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA:: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO IFSULDEMINAS – CAMPUS PASSOSThe teaching of applied social sciences, especially the Administration course, suffers a lot of criticism regarding the skills/abilities of graduates at the end of their degrees. Notes about the distance between theory and the reality of companies are frequent criticisms from the actors involved in the process. In this context, the present work aims to investigate how the junior company of the Administration course at IFSULDEMINAS - Passos campus contributes to the student's management practice. The methodology used was qualitative. Three students were interviewed and their interviews were recorded, transcribed and then analyzed. The result of the research carried out in this work shows how management practices can be a path to knowledge and expansion of the management skills of students who participated at some point in the junior company's projects.  O ensino das ciências sociais aplicadas, especialmente o curso de Administração, sofre muitas críticas sobre as habilidades/capacidades dos formandos ao final das graduações. Apontamentos sobre o distanciamento da teoria e a realidade das empresas são críticas frequentes dos atores envolvidos no processo. Neste contexto, o presente trabalho tem o objetivo de Investigar como a empresa júnior do curso de Administração do IFSULDEMINAS - campus Passos contribui para a prática gerencial do estudante. A metodologia utilizada foi qualitativa. Foram entrevistados três alunos e suas entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas em seguida. O resultado da pesquisa realizada neste trabalho, mostra como as práticas gerencias podem ser um caminho para o conhecimento e ampliação das habilidades gerenciais dos alunos que participaram em algum momento dos projetos da empresa júnior.  IFSULDEMINAS - Campus Passos2023-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/35110.18406/2359-1269v10n22023351Revista Eixos Tech; v. 10 n. 2 (2023): Fluxo Contínuo2359-1269reponame:Revista Eixos Techinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)instacron:IFSULMGporhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/351/196Copyright (c) 2023 Revista Eixos Techhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEvangelista, João Marcos Fernandino2023-12-20T13:23:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/351Revistahttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostechPUBhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/oaijoao.gomes@ifsuldeminas.edu.br || eixostech@ifsuldeminas.edu.br2359-12692359-1269opendoar:2023-12-20T13:23:59Revista Eixos Tech - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv EMPRESA JÚNIOR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA:: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO IFSULDEMINAS – CAMPUS PASSOS
title EMPRESA JÚNIOR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA:: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO IFSULDEMINAS – CAMPUS PASSOS
spellingShingle EMPRESA JÚNIOR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA:: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO IFSULDEMINAS – CAMPUS PASSOS
Evangelista, João Marcos Fernandino
title_short EMPRESA JÚNIOR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA:: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO IFSULDEMINAS – CAMPUS PASSOS
title_full EMPRESA JÚNIOR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA:: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO IFSULDEMINAS – CAMPUS PASSOS
title_fullStr EMPRESA JÚNIOR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA:: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO IFSULDEMINAS – CAMPUS PASSOS
title_full_unstemmed EMPRESA JÚNIOR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA:: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO IFSULDEMINAS – CAMPUS PASSOS
title_sort EMPRESA JÚNIOR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA:: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO IFSULDEMINAS – CAMPUS PASSOS
author Evangelista, João Marcos Fernandino
author_facet Evangelista, João Marcos Fernandino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Evangelista, João Marcos Fernandino
description The teaching of applied social sciences, especially the Administration course, suffers a lot of criticism regarding the skills/abilities of graduates at the end of their degrees. Notes about the distance between theory and the reality of companies are frequent criticisms from the actors involved in the process. In this context, the present work aims to investigate how the junior company of the Administration course at IFSULDEMINAS - Passos campus contributes to the student's management practice. The methodology used was qualitative. Three students were interviewed and their interviews were recorded, transcribed and then analyzed. The result of the research carried out in this work shows how management practices can be a path to knowledge and expansion of the management skills of students who participated at some point in the junior company's projects.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/351
10.18406/2359-1269v10n22023351
url https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/351
identifier_str_mv 10.18406/2359-1269v10n22023351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/351/196
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eixos Tech
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eixos Tech
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IFSULDEMINAS - Campus Passos
publisher.none.fl_str_mv IFSULDEMINAS - Campus Passos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eixos Tech; v. 10 n. 2 (2023): Fluxo Contínuo
2359-1269
reponame:Revista Eixos Tech
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)
instacron:IFSULMG
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)
instacron_str IFSULMG
institution IFSULMG
reponame_str Revista Eixos Tech
collection Revista Eixos Tech
repository.name.fl_str_mv Revista Eixos Tech - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)
repository.mail.fl_str_mv joao.gomes@ifsuldeminas.edu.br || eixostech@ifsuldeminas.edu.br
_version_ 1797041886143184896