EMPRESA JÚNIOR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA:: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO IFSULDEMINAS – CAMPUS PASSOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eixos Tech |
Texto Completo: | https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/351 |
Resumo: | The teaching of applied social sciences, especially the Administration course, suffers a lot of criticism regarding the skills/abilities of graduates at the end of their degrees. Notes about the distance between theory and the reality of companies are frequent criticisms from the actors involved in the process. In this context, the present work aims to investigate how the junior company of the Administration course at IFSULDEMINAS - Passos campus contributes to the student's management practice. The methodology used was qualitative. Three students were interviewed and their interviews were recorded, transcribed and then analyzed. The result of the research carried out in this work shows how management practices can be a path to knowledge and expansion of the management skills of students who participated at some point in the junior company's projects. |
id |
IFSULMG-1_e49ff096e7818f9d1cdad7456d068bd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/351 |
network_acronym_str |
IFSULMG-1 |
network_name_str |
Revista Eixos Tech |
repository_id_str |
|
spelling |
EMPRESA JÚNIOR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA:: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO IFSULDEMINAS – CAMPUS PASSOSThe teaching of applied social sciences, especially the Administration course, suffers a lot of criticism regarding the skills/abilities of graduates at the end of their degrees. Notes about the distance between theory and the reality of companies are frequent criticisms from the actors involved in the process. In this context, the present work aims to investigate how the junior company of the Administration course at IFSULDEMINAS - Passos campus contributes to the student's management practice. The methodology used was qualitative. Three students were interviewed and their interviews were recorded, transcribed and then analyzed. The result of the research carried out in this work shows how management practices can be a path to knowledge and expansion of the management skills of students who participated at some point in the junior company's projects. O ensino das ciências sociais aplicadas, especialmente o curso de Administração, sofre muitas críticas sobre as habilidades/capacidades dos formandos ao final das graduações. Apontamentos sobre o distanciamento da teoria e a realidade das empresas são críticas frequentes dos atores envolvidos no processo. Neste contexto, o presente trabalho tem o objetivo de Investigar como a empresa júnior do curso de Administração do IFSULDEMINAS - campus Passos contribui para a prática gerencial do estudante. A metodologia utilizada foi qualitativa. Foram entrevistados três alunos e suas entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas em seguida. O resultado da pesquisa realizada neste trabalho, mostra como as práticas gerencias podem ser um caminho para o conhecimento e ampliação das habilidades gerenciais dos alunos que participaram em algum momento dos projetos da empresa júnior. IFSULDEMINAS - Campus Passos2023-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/35110.18406/2359-1269v10n22023351Revista Eixos Tech; v. 10 n. 2 (2023): Fluxo Contínuo2359-1269reponame:Revista Eixos Techinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)instacron:IFSULMGporhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/351/196Copyright (c) 2023 Revista Eixos Techhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEvangelista, João Marcos Fernandino2023-12-20T13:23:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/351Revistahttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostechPUBhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/oaijoao.gomes@ifsuldeminas.edu.br || eixostech@ifsuldeminas.edu.br2359-12692359-1269opendoar:2023-12-20T13:23:59Revista Eixos Tech - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EMPRESA JÚNIOR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA:: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO IFSULDEMINAS – CAMPUS PASSOS |
title |
EMPRESA JÚNIOR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA:: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO IFSULDEMINAS – CAMPUS PASSOS |
spellingShingle |
EMPRESA JÚNIOR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA:: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO IFSULDEMINAS – CAMPUS PASSOS Evangelista, João Marcos Fernandino |
title_short |
EMPRESA JÚNIOR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA:: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO IFSULDEMINAS – CAMPUS PASSOS |
title_full |
EMPRESA JÚNIOR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA:: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO IFSULDEMINAS – CAMPUS PASSOS |
title_fullStr |
EMPRESA JÚNIOR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA:: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO IFSULDEMINAS – CAMPUS PASSOS |
title_full_unstemmed |
EMPRESA JÚNIOR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA:: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO IFSULDEMINAS – CAMPUS PASSOS |
title_sort |
EMPRESA JÚNIOR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA:: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO IFSULDEMINAS – CAMPUS PASSOS |
author |
Evangelista, João Marcos Fernandino |
author_facet |
Evangelista, João Marcos Fernandino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Evangelista, João Marcos Fernandino |
description |
The teaching of applied social sciences, especially the Administration course, suffers a lot of criticism regarding the skills/abilities of graduates at the end of their degrees. Notes about the distance between theory and the reality of companies are frequent criticisms from the actors involved in the process. In this context, the present work aims to investigate how the junior company of the Administration course at IFSULDEMINAS - Passos campus contributes to the student's management practice. The methodology used was qualitative. Three students were interviewed and their interviews were recorded, transcribed and then analyzed. The result of the research carried out in this work shows how management practices can be a path to knowledge and expansion of the management skills of students who participated at some point in the junior company's projects. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/351 10.18406/2359-1269v10n22023351 |
url |
https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/351 |
identifier_str_mv |
10.18406/2359-1269v10n22023351 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/351/196 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eixos Tech http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eixos Tech http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IFSULDEMINAS - Campus Passos |
publisher.none.fl_str_mv |
IFSULDEMINAS - Campus Passos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eixos Tech; v. 10 n. 2 (2023): Fluxo Contínuo 2359-1269 reponame:Revista Eixos Tech instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) instacron:IFSULMG |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) |
instacron_str |
IFSULMG |
institution |
IFSULMG |
reponame_str |
Revista Eixos Tech |
collection |
Revista Eixos Tech |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eixos Tech - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.gomes@ifsuldeminas.edu.br || eixostech@ifsuldeminas.edu.br |
_version_ |
1797041886143184896 |