O O PAPEL DO SUPERVISOR FRENTE AOS DESAFIOS IMPOSTOS PELA DIVERSIDADE RELIGIOSA NO AMBIENTE ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA MUNIZ, MAYARA LYBIA
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: MESSIAS, VIVIANE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eixos Tech
Texto Completo: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/385
Resumo: This article proposes to pay attention to the need to rethink schools in light of the current context, with regard to the great diversity that exists in the school environment. However, because it is such a vast topic, it was necessary to make a cut, which directs the work to a more specific issue, religious diversity. Through bibliographical research, the aim is to place religious diversity and its implications in everyday school life at the center of the debate. The aim, however, is to understand how diversity interferes with pedagogical practices, since it can generate conflicts and debates, not always healthy, between the agents involved in the teaching-learning process. Furthermore, we intend to consider the role of the supervisor as an individual responsible for, together with teachers, working towards democratic education that contributes to the formation of tolerant subjects in an increasingly diverse society.
id IFSULMG-1_f93cab95f8495fddf466c5fe759c5079
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/385
network_acronym_str IFSULMG-1
network_name_str Revista Eixos Tech
repository_id_str
spelling O O PAPEL DO SUPERVISOR FRENTE AOS DESAFIOS IMPOSTOS PELA DIVERSIDADE RELIGIOSA NO AMBIENTE ESCOLARThis article proposes to pay attention to the need to rethink schools in light of the current context, with regard to the great diversity that exists in the school environment. However, because it is such a vast topic, it was necessary to make a cut, which directs the work to a more specific issue, religious diversity. Through bibliographical research, the aim is to place religious diversity and its implications in everyday school life at the center of the debate. The aim, however, is to understand how diversity interferes with pedagogical practices, since it can generate conflicts and debates, not always healthy, between the agents involved in the teaching-learning process. Furthermore, we intend to consider the role of the supervisor as an individual responsible for, together with teachers, working towards democratic education that contributes to the formation of tolerant subjects in an increasingly diverse society.O presente artigo propõe atentar para a necessidade de repensar a escola frente ao contexto atual, no que tange à grande diversidade existente no ambiente escolar. Entretanto, por se tratar de um tema tão vasto foi necessário realizar um recorte, o que direciona o trabalho para uma questão mais específica, a diversidade religiosa. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, o que se pretende é colocar no centro do debate a diversidade religiosa, e suas implicações no cotidiano escolar. Pretende-se, contudo, compreender como a diversidade interfere nas práticas pedagógicas, uma vez que a mesma pode ser geradora de conflitos e debates, nem sempre saudáveis, entre os agentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, pretende-se pensar o papel do supervisor enquanto indivíduo responsável por, juntamente com os docentes, trabalhar em favor de uma educação democrática e que contribua para a formação de sujeitos tolerantes em uma sociedade cada vez mais diversa.IFSULDEMINAS - Campus Passos2024-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/38510.18406/2359-1269v11n22024385Revista Eixos Tech; v. 11 n. 2 (2024): Edição Especial - Especialização em Gestão Escolar2359-1269reponame:Revista Eixos Techinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)instacron:IFSULMGporhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/385/226Copyright (c) 2024 Revista Eixos Techhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSILVA MUNIZ, MAYARA LYBIAMESSIAS, VIVIANE2024-04-16T18:55:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/385Revistahttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostechPUBhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/oaijoao.gomes@ifsuldeminas.edu.br || eixostech@ifsuldeminas.edu.br2359-12692359-1269opendoar:2024-04-16T18:55:25Revista Eixos Tech - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv O O PAPEL DO SUPERVISOR FRENTE AOS DESAFIOS IMPOSTOS PELA DIVERSIDADE RELIGIOSA NO AMBIENTE ESCOLAR
title O O PAPEL DO SUPERVISOR FRENTE AOS DESAFIOS IMPOSTOS PELA DIVERSIDADE RELIGIOSA NO AMBIENTE ESCOLAR
spellingShingle O O PAPEL DO SUPERVISOR FRENTE AOS DESAFIOS IMPOSTOS PELA DIVERSIDADE RELIGIOSA NO AMBIENTE ESCOLAR
SILVA MUNIZ, MAYARA LYBIA
title_short O O PAPEL DO SUPERVISOR FRENTE AOS DESAFIOS IMPOSTOS PELA DIVERSIDADE RELIGIOSA NO AMBIENTE ESCOLAR
title_full O O PAPEL DO SUPERVISOR FRENTE AOS DESAFIOS IMPOSTOS PELA DIVERSIDADE RELIGIOSA NO AMBIENTE ESCOLAR
title_fullStr O O PAPEL DO SUPERVISOR FRENTE AOS DESAFIOS IMPOSTOS PELA DIVERSIDADE RELIGIOSA NO AMBIENTE ESCOLAR
title_full_unstemmed O O PAPEL DO SUPERVISOR FRENTE AOS DESAFIOS IMPOSTOS PELA DIVERSIDADE RELIGIOSA NO AMBIENTE ESCOLAR
title_sort O O PAPEL DO SUPERVISOR FRENTE AOS DESAFIOS IMPOSTOS PELA DIVERSIDADE RELIGIOSA NO AMBIENTE ESCOLAR
author SILVA MUNIZ, MAYARA LYBIA
author_facet SILVA MUNIZ, MAYARA LYBIA
MESSIAS, VIVIANE
author_role author
author2 MESSIAS, VIVIANE
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA MUNIZ, MAYARA LYBIA
MESSIAS, VIVIANE
description This article proposes to pay attention to the need to rethink schools in light of the current context, with regard to the great diversity that exists in the school environment. However, because it is such a vast topic, it was necessary to make a cut, which directs the work to a more specific issue, religious diversity. Through bibliographical research, the aim is to place religious diversity and its implications in everyday school life at the center of the debate. The aim, however, is to understand how diversity interferes with pedagogical practices, since it can generate conflicts and debates, not always healthy, between the agents involved in the teaching-learning process. Furthermore, we intend to consider the role of the supervisor as an individual responsible for, together with teachers, working towards democratic education that contributes to the formation of tolerant subjects in an increasingly diverse society.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/385
10.18406/2359-1269v11n22024385
url https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/385
identifier_str_mv 10.18406/2359-1269v11n22024385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/385/226
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Eixos Tech
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Eixos Tech
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IFSULDEMINAS - Campus Passos
publisher.none.fl_str_mv IFSULDEMINAS - Campus Passos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eixos Tech; v. 11 n. 2 (2024): Edição Especial - Especialização em Gestão Escolar
2359-1269
reponame:Revista Eixos Tech
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)
instacron:IFSULMG
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)
instacron_str IFSULMG
institution IFSULMG
reponame_str Revista Eixos Tech
collection Revista Eixos Tech
repository.name.fl_str_mv Revista Eixos Tech - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)
repository.mail.fl_str_mv joao.gomes@ifsuldeminas.edu.br || eixostech@ifsuldeminas.edu.br
_version_ 1797041886173593600