Colorblind Mode: Platform to raise awareness on the inclusion of color blind people on digital interfaces

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Alice Santana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pozatti, Melissa, Tavares, Augusto Gowert
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Poliedro
Texto Completo: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/2660
Resumo: Estima-se que, na população mundial, 770 milhões de pessoas possuam daltonismo. Com os avanços das tecnologias e o uso frequente das mídias digitais, é fundamental considerar a inclusão e o bem-estar deste público ao utilizar estas ferramentas. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma plataforma que provoque a reflexão acerca da inclusão de usuários daltônicos na projetação de interfaces digitais. Para isto, foi realizada revisão bibliográfica, bem como entrevistas com pessoas que possuem daltonismo a fim de reconhecer as barreiras que estes enfrentam. Através da metodologia design thinking foi construído uma landing page para informar e trazer visibilidade à deficiência visual. Ao final, a plataforma foi testada por pessoas do público-alvo para avaliar sua pertinência.
id IFSUL_bddfc658b963a960f8053e451f42dc93
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2660
network_acronym_str IFSUL
network_name_str Revista Poliedro
repository_id_str
spelling Colorblind Mode: Platform to raise awareness on the inclusion of color blind people on digital interfacesModo Daltônico: Plataforma para refletir sobre a inclusão de pessoas com daltonismo no desenvolvimento de interfaces digitaisColorblind. Inclusive design. Digital interfaces. Design thinking.ColorblindInclusive designDigital interfacesDesign thinkingDaltonismoDesign inclusivoInterfaces digitaisDesign thinkingEstima-se que, na população mundial, 770 milhões de pessoas possuam daltonismo. Com os avanços das tecnologias e o uso frequente das mídias digitais, é fundamental considerar a inclusão e o bem-estar deste público ao utilizar estas ferramentas. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma plataforma que provoque a reflexão acerca da inclusão de usuários daltônicos na projetação de interfaces digitais. Para isto, foi realizada revisão bibliográfica, bem como entrevistas com pessoas que possuem daltonismo a fim de reconhecer as barreiras que estes enfrentam. Através da metodologia design thinking foi construído uma landing page para informar e trazer visibilidade à deficiência visual. Ao final, a plataforma foi testada por pessoas do público-alvo para avaliar sua pertinência.Instituto Federal Sul-rio-grandense - Câmpus Pelotas2021-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/266010.15536/2594-4398.2021.v5.n6.pp.294-331.2660Revista Poliedro; v. 5 n. 6 (2021): Revista Poliedro; 294-3312594-439810.15536/2594-4398.2021.v5.n6reponame:Revista Poliedroinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL)instacron:IFSULporhttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/2660/1961Copyright (c) 2021 Alice Santana Almeida, Melissa Pozatti, Augusto Gowert Tavareshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Alice SantanaPozatti, MelissaTavares, Augusto Gowert2022-05-30T18:24:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2660Revistahttp://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedroPUBhttp://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/oairevistapoliedro@gmail.com||2594-43982594-4398opendoar:2022-05-30T18:24:07Revista Poliedro - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Colorblind Mode: Platform to raise awareness on the inclusion of color blind people on digital interfaces
Modo Daltônico: Plataforma para refletir sobre a inclusão de pessoas com daltonismo no desenvolvimento de interfaces digitais
title Colorblind Mode: Platform to raise awareness on the inclusion of color blind people on digital interfaces
spellingShingle Colorblind Mode: Platform to raise awareness on the inclusion of color blind people on digital interfaces
Almeida, Alice Santana
Colorblind. Inclusive design. Digital interfaces. Design thinking.
Colorblind
Inclusive design
Digital interfaces
Design thinking
Daltonismo
Design inclusivo
Interfaces digitais
Design thinking
title_short Colorblind Mode: Platform to raise awareness on the inclusion of color blind people on digital interfaces
title_full Colorblind Mode: Platform to raise awareness on the inclusion of color blind people on digital interfaces
title_fullStr Colorblind Mode: Platform to raise awareness on the inclusion of color blind people on digital interfaces
title_full_unstemmed Colorblind Mode: Platform to raise awareness on the inclusion of color blind people on digital interfaces
title_sort Colorblind Mode: Platform to raise awareness on the inclusion of color blind people on digital interfaces
author Almeida, Alice Santana
author_facet Almeida, Alice Santana
Pozatti, Melissa
Tavares, Augusto Gowert
author_role author
author2 Pozatti, Melissa
Tavares, Augusto Gowert
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Alice Santana
Pozatti, Melissa
Tavares, Augusto Gowert
dc.subject.por.fl_str_mv Colorblind. Inclusive design. Digital interfaces. Design thinking.
Colorblind
Inclusive design
Digital interfaces
Design thinking
Daltonismo
Design inclusivo
Interfaces digitais
Design thinking
topic Colorblind. Inclusive design. Digital interfaces. Design thinking.
Colorblind
Inclusive design
Digital interfaces
Design thinking
Daltonismo
Design inclusivo
Interfaces digitais
Design thinking
description Estima-se que, na população mundial, 770 milhões de pessoas possuam daltonismo. Com os avanços das tecnologias e o uso frequente das mídias digitais, é fundamental considerar a inclusão e o bem-estar deste público ao utilizar estas ferramentas. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma plataforma que provoque a reflexão acerca da inclusão de usuários daltônicos na projetação de interfaces digitais. Para isto, foi realizada revisão bibliográfica, bem como entrevistas com pessoas que possuem daltonismo a fim de reconhecer as barreiras que estes enfrentam. Através da metodologia design thinking foi construído uma landing page para informar e trazer visibilidade à deficiência visual. Ao final, a plataforma foi testada por pessoas do público-alvo para avaliar sua pertinência.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/2660
10.15536/2594-4398.2021.v5.n6.pp.294-331.2660
url https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/2660
identifier_str_mv 10.15536/2594-4398.2021.v5.n6.pp.294-331.2660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/2660/1961
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Alice Santana Almeida, Melissa Pozatti, Augusto Gowert Tavares
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Alice Santana Almeida, Melissa Pozatti, Augusto Gowert Tavares
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Sul-rio-grandense - Câmpus Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Sul-rio-grandense - Câmpus Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Poliedro; v. 5 n. 6 (2021): Revista Poliedro; 294-331
2594-4398
10.15536/2594-4398.2021.v5.n6
reponame:Revista Poliedro
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL)
instacron:IFSUL
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL)
instacron_str IFSUL
institution IFSUL
reponame_str Revista Poliedro
collection Revista Poliedro
repository.name.fl_str_mv Revista Poliedro - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL)
repository.mail.fl_str_mv revistapoliedro@gmail.com||
_version_ 1797069033702424576