RUMO A UMA CIÊNCIA DO DIREITO JESUÍTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Decock *Autor Convidado, Wim
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/70282
Resumo: RESUMOEste artigo é um prolegômeno para um estudo mais aprofundado da intensificação da relação entre Direito e teologia moral no início dos tempos modernos. Em um período caracterizado por uma crescente ansiedade pela salvação da alma (“Catolicismo Confessional”), uma vasta literatura para confessores, que se tornou cada vez mais de natureza jurídica, viu a luz entre aproximadamente 1550 e 1650. Ao focar alguns dos mais importantes canonistas e teólogos morais jesuítas, este artigo procura primeiro explicar por que a teoria do Direito tornou-se considerada uma ferramenta indispensável para resolver problemas morais. Embora o Direito romano-canônico tenha mostrado seus méritos como um instrumento de precisão para lidar com pruridos concretos de consciência, com o passar do tempo ele também foi estudado cada vez mais pelo interesse nele próprio. A segunda parte deste artigo, portanto, ilustra como a tradição jurídica, particularmente no que diz respeito ao Direito das obrigações, foi reformulada nos tratados dos teólogos morais.ABSTRACTThis paper is a prolegomenon to further study of the intensified relationship between law and moral theology in early modern times. In a period characterized by a growing anxiety for the salvation of the soul (“Confessional Catholicism”), a vast literature for confessors, which became increasingly juridical in nature, saw the light between roughly 1550 and 1650. By focusing on some of the most important Jesuit canonists and moral theologians, this article first seeks to explain why jurisprudence became regarded as an indispensable tool to solve moral problems. While Romano-canon law showed its merits as an instrument of precision to come to grips with concrete qualms of conscience, with the passing of time it also became studied for its own sake. The second part of this paper, therefore, illustrates how the legal tradition, particularly with regard to the law of obligations, was reshaped in the treatises of the moral theologians.
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spelling RUMO A UMA CIÊNCIA DO DIREITO JESUÍTAPalavras-chaveHistória do Direito das obrigações. História jesuíta. Teologia Moral. Direito e Moral. / KeywordsHistory of the Law of Obligations. Jesuit history. Moral Theology. Law and Morality.RESUMOEste artigo é um prolegômeno para um estudo mais aprofundado da intensificação da relação entre Direito e teologia moral no início dos tempos modernos. Em um período caracterizado por uma crescente ansiedade pela salvação da alma (“Catolicismo Confessional”), uma vasta literatura para confessores, que se tornou cada vez mais de natureza jurídica, viu a luz entre aproximadamente 1550 e 1650. Ao focar alguns dos mais importantes canonistas e teólogos morais jesuítas, este artigo procura primeiro explicar por que a teoria do Direito tornou-se considerada uma ferramenta indispensável para resolver problemas morais. Embora o Direito romano-canônico tenha mostrado seus méritos como um instrumento de precisão para lidar com pruridos concretos de consciência, com o passar do tempo ele também foi estudado cada vez mais pelo interesse nele próprio. A segunda parte deste artigo, portanto, ilustra como a tradição jurídica, particularmente no que diz respeito ao Direito das obrigações, foi reformulada nos tratados dos teólogos morais.ABSTRACTThis paper is a prolegomenon to further study of the intensified relationship between law and moral theology in early modern times. In a period characterized by a growing anxiety for the salvation of the soul (“Confessional Catholicism”), a vast literature for confessors, which became increasingly juridical in nature, saw the light between roughly 1550 and 1650. By focusing on some of the most important Jesuit canonists and moral theologians, this article first seeks to explain why jurisprudence became regarded as an indispensable tool to solve moral problems. While Romano-canon law showed its merits as an instrument of precision to come to grips with concrete qualms of conscience, with the passing of time it also became studied for its own sake. The second part of this paper, therefore, illustrates how the legal tradition, particularly with regard to the law of obligations, was reshaped in the treatises of the moral theologians.Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul2016-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/70282Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul; n. 151 (2016): REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO SUL2595-70311678-3484reponame:Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online)instname:Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS)instacron:IHGRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/70282/39711Copyright (c) 2016 Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/openAccessDecock *Autor Convidado, Wim2023-07-30T16:24:09Zoai:seer.ufrgs.br:article/70282Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/oairevistaihgrgs@ufrgs.br2595-70311678-3484opendoar:2023-07-30T16:24:09Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) - Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS)false
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