Avaliação da notificação de óbitos de menores de um ano ao Sistema de Informações da Atenção Básica (SIAB)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frias,Paulo Germano de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cavalcanti,Milde do Rego Barros Alves, Mullachery,Pricila Honorato, Damacena,Giseli Nogueira, Szwarcwald,Célia Landmann
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292012000100002
Resumo: OBJETIVOS: avaliar a qualidade da informação sobre óbitos de menores de um ano notificados ao Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB). MÉTODOS: estudo avaliativo da qualidade dos dados do SIAB realizado no município do Recife. Procedeu-se a análise do comportamento dos dados do SIAB, comparativamente aos do sistema de informação sobre mortalidade no período de 2000 a 2006, utilizando as bases municipal e federal disponível no site do DATASUS. Para 2006, os óbitos de menores de um ano notificados ao SIAB municipal foram individualizados e a partir de entrevistas semiestruturadas com os agentes comunitários de saúde (ACS) as notificações foram confirmadas ou descartadas, identificando erros, e fragilidades no processo de produção dos dados do SIAB. RESULTADOS: existem diferenças entre as bases de dados federal e municipal do SIAB. Apenas 34,0% dos óbitos notificados pelos ACS, foram confirmados. Entre os erros que levaram a notificação excessiva de óbitos no SIAB destacam-se os relacionados à definição do evento (4,6%), os de preenchimento (33,8%), consolidação (7,3%) e digitação (21,4%) dos dados. CONCLUSÕES: apesar da disponibilidade de indicadores e reconhecimento quanto às potencialidades do SIAB para o monitoramento e avaliação da atenção primária, este permanece com fragilidades no processo de produção da informação, necessitando de investimentos para garantir maior confiabilidade dos dados.
id IMIPFF-1_0f745eff5c9d165d355eca3e6e33e9c8
oai_identifier_str oai:scielo:S1519-38292012000100002
network_acronym_str IMIPFF-1
network_name_str Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação da notificação de óbitos de menores de um ano ao Sistema de Informações da Atenção Básica (SIAB)AvaliaçãoÓbitoCriançaSistemas de InformaçãoAtenção básica à saúdeOBJETIVOS: avaliar a qualidade da informação sobre óbitos de menores de um ano notificados ao Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB). MÉTODOS: estudo avaliativo da qualidade dos dados do SIAB realizado no município do Recife. Procedeu-se a análise do comportamento dos dados do SIAB, comparativamente aos do sistema de informação sobre mortalidade no período de 2000 a 2006, utilizando as bases municipal e federal disponível no site do DATASUS. Para 2006, os óbitos de menores de um ano notificados ao SIAB municipal foram individualizados e a partir de entrevistas semiestruturadas com os agentes comunitários de saúde (ACS) as notificações foram confirmadas ou descartadas, identificando erros, e fragilidades no processo de produção dos dados do SIAB. RESULTADOS: existem diferenças entre as bases de dados federal e municipal do SIAB. Apenas 34,0% dos óbitos notificados pelos ACS, foram confirmados. Entre os erros que levaram a notificação excessiva de óbitos no SIAB destacam-se os relacionados à definição do evento (4,6%), os de preenchimento (33,8%), consolidação (7,3%) e digitação (21,4%) dos dados. CONCLUSÕES: apesar da disponibilidade de indicadores e reconhecimento quanto às potencialidades do SIAB para o monitoramento e avaliação da atenção primária, este permanece com fragilidades no processo de produção da informação, necessitando de investimentos para garantir maior confiabilidade dos dados.Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292012000100002Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil v.12 n.1 2012reponame:Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)instname:Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIPFF)instacron:IMIPFF10.1590/S1519-38292012000100002info:eu-repo/semantics/openAccessFrias,Paulo Germano deCavalcanti,Milde do Rego Barros AlvesMullachery,Pricila HonoratoDamacena,Giseli NogueiraSzwarcwald,Célia Landmannpor2012-05-31T00:00:00Zoai:scielo:S1519-38292012000100002Revistahttp://www.scielo.br/rbsmihttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@imip.org.br1806-93041519-3829opendoar:2012-05-31T00:00Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online) - Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIPFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da notificação de óbitos de menores de um ano ao Sistema de Informações da Atenção Básica (SIAB)
title Avaliação da notificação de óbitos de menores de um ano ao Sistema de Informações da Atenção Básica (SIAB)
spellingShingle Avaliação da notificação de óbitos de menores de um ano ao Sistema de Informações da Atenção Básica (SIAB)
Frias,Paulo Germano de
Avaliação
Óbito
Criança
Sistemas de Informação
Atenção básica à saúde
title_short Avaliação da notificação de óbitos de menores de um ano ao Sistema de Informações da Atenção Básica (SIAB)
title_full Avaliação da notificação de óbitos de menores de um ano ao Sistema de Informações da Atenção Básica (SIAB)
title_fullStr Avaliação da notificação de óbitos de menores de um ano ao Sistema de Informações da Atenção Básica (SIAB)
title_full_unstemmed Avaliação da notificação de óbitos de menores de um ano ao Sistema de Informações da Atenção Básica (SIAB)
title_sort Avaliação da notificação de óbitos de menores de um ano ao Sistema de Informações da Atenção Básica (SIAB)
author Frias,Paulo Germano de
author_facet Frias,Paulo Germano de
Cavalcanti,Milde do Rego Barros Alves
Mullachery,Pricila Honorato
Damacena,Giseli Nogueira
Szwarcwald,Célia Landmann
author_role author
author2 Cavalcanti,Milde do Rego Barros Alves
Mullachery,Pricila Honorato
Damacena,Giseli Nogueira
Szwarcwald,Célia Landmann
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frias,Paulo Germano de
Cavalcanti,Milde do Rego Barros Alves
Mullachery,Pricila Honorato
Damacena,Giseli Nogueira
Szwarcwald,Célia Landmann
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Óbito
Criança
Sistemas de Informação
Atenção básica à saúde
topic Avaliação
Óbito
Criança
Sistemas de Informação
Atenção básica à saúde
description OBJETIVOS: avaliar a qualidade da informação sobre óbitos de menores de um ano notificados ao Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB). MÉTODOS: estudo avaliativo da qualidade dos dados do SIAB realizado no município do Recife. Procedeu-se a análise do comportamento dos dados do SIAB, comparativamente aos do sistema de informação sobre mortalidade no período de 2000 a 2006, utilizando as bases municipal e federal disponível no site do DATASUS. Para 2006, os óbitos de menores de um ano notificados ao SIAB municipal foram individualizados e a partir de entrevistas semiestruturadas com os agentes comunitários de saúde (ACS) as notificações foram confirmadas ou descartadas, identificando erros, e fragilidades no processo de produção dos dados do SIAB. RESULTADOS: existem diferenças entre as bases de dados federal e municipal do SIAB. Apenas 34,0% dos óbitos notificados pelos ACS, foram confirmados. Entre os erros que levaram a notificação excessiva de óbitos no SIAB destacam-se os relacionados à definição do evento (4,6%), os de preenchimento (33,8%), consolidação (7,3%) e digitação (21,4%) dos dados. CONCLUSÕES: apesar da disponibilidade de indicadores e reconhecimento quanto às potencialidades do SIAB para o monitoramento e avaliação da atenção primária, este permanece com fragilidades no processo de produção da informação, necessitando de investimentos para garantir maior confiabilidade dos dados.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292012000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292012000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1519-38292012000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil v.12 n.1 2012
reponame:Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
instname:Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIPFF)
instacron:IMIPFF
instname_str Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIPFF)
instacron_str IMIPFF
institution IMIPFF
reponame_str Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
collection Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online) - Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIPFF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@imip.org.br
_version_ 1752129928972730368