Planejamento e monitoramento das ações de educação em saúde através dos indicadores de promoção da saúde: uma proposta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrosa,José Ivo dos Santos
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292001000200009
Resumo: OBJETIVOS: discutir os significados de educação e promoção da saúde no campo da saúde coletiva, seu planejamento e monitoramento utilizando indicadores de promoção. MÉTODOS: configura-se quadro teórico resgatando o significado de educação em saúde no contexto da promoção. Identifica-se alguns indicadores de promoção entre os existentes para aplicação no nível municipal e local, discutindo sua viabilidade e aplicabilidade. RESULTADOS: a discussão levou ao reagrupamento dos indicadores em três conjuntos: a) de condições objetivas de vida ou indicadores de estrutura; b) de condições estruturantes ou indicadores de possibilidades de mudanças e c) indicadores de condições subjetivas de saúde ou do desejo e da vontade coletiva. CONCLUSÕES: o desenvolvimento das ações de educação em saúde representa estratégia para a promoção da saúde. Técnicas de ação participativa orientam a construção dos indicadores que devem apontar setores sociais com necessidades de ações de educação em saúde. Devem igualmente orientar e executar a intervenção para possibilitar a análise de seus efeitos.
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