Avaliação da conformidade do transporte neonatal para hospital de referência do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque,Ana Marita Araújo de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Leite,Álvaro Jorge Madeiro, Almeida,Nádia Maria Girão Saraiva de, Silva,Cristiana Ferreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292012000100006
Resumo: OBJETIVOS: avaliar a conformidade do transporte neonatal prestado a recém-nascidos no Estado do Ceará. MÉTODOS: pesquisa avaliativa normativa. Foram estudados recém-nascidos transportados até uma unidade neonatal de referência de Fortaleza-CE. Avaliou-se a conformidade dos transportes neonatais às normas técnicas em vigência, abordando aspectos da comunicação pré-transporte, características da equipe e unidade de transporte e condições clínicas de chegada dos recém-nascidos transportados e classificando-os em: a) transporte padrão; b) condições mínimas de transporte; c) transporte inadequado. Cada transporte neonatal avaliado foi representado por média aritmética calculada com base nos percentuais obtidos dos itens avaliados e distribuídas em tercis, classificando-os em alta, média ou baixa conformidade. RESULTADOS: foram analisados os transportes de 75 recém-nascidos com médias de peso e de idade gestacional de 2121g e 34,3 semanas respectivamente. A idade média por ocasião da admissão foi de 64,7 horas de vida. Os transportes neonatais realizados apresentaram deficiências graves, com nítido descumprimento das normas vigentes. Cerca de 70% dos recém-nascidos foram transportados de forma inadequada. Nenhum transporte neonatal foi considerado padrão. Maiores proporções de conformidade foram observadas nos aspectos referentes à comunicação pré-transporte, características da equipe e unidade de transporte. CONCLUSÕES: os transportes neonatais apresentaram deficiências nos aspectos: comunicação pré-transporte, adequação da equipe e unidade de transporte e condições clínicas de chegada.
id IMIPFF-1_6b883be4568174148a00e9e6fab47c2b
oai_identifier_str oai:scielo:S1519-38292012000100006
network_acronym_str IMIPFF-1
network_name_str Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação da conformidade do transporte neonatal para hospital de referência do CearáAvaliação de Serviços de SaúdeUnidades de Terapia Intensiva NeonatalTransporte de pacientesOBJETIVOS: avaliar a conformidade do transporte neonatal prestado a recém-nascidos no Estado do Ceará. MÉTODOS: pesquisa avaliativa normativa. Foram estudados recém-nascidos transportados até uma unidade neonatal de referência de Fortaleza-CE. Avaliou-se a conformidade dos transportes neonatais às normas técnicas em vigência, abordando aspectos da comunicação pré-transporte, características da equipe e unidade de transporte e condições clínicas de chegada dos recém-nascidos transportados e classificando-os em: a) transporte padrão; b) condições mínimas de transporte; c) transporte inadequado. Cada transporte neonatal avaliado foi representado por média aritmética calculada com base nos percentuais obtidos dos itens avaliados e distribuídas em tercis, classificando-os em alta, média ou baixa conformidade. RESULTADOS: foram analisados os transportes de 75 recém-nascidos com médias de peso e de idade gestacional de 2121g e 34,3 semanas respectivamente. A idade média por ocasião da admissão foi de 64,7 horas de vida. Os transportes neonatais realizados apresentaram deficiências graves, com nítido descumprimento das normas vigentes. Cerca de 70% dos recém-nascidos foram transportados de forma inadequada. Nenhum transporte neonatal foi considerado padrão. Maiores proporções de conformidade foram observadas nos aspectos referentes à comunicação pré-transporte, características da equipe e unidade de transporte. CONCLUSÕES: os transportes neonatais apresentaram deficiências nos aspectos: comunicação pré-transporte, adequação da equipe e unidade de transporte e condições clínicas de chegada.Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292012000100006Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil v.12 n.1 2012reponame:Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)instname:Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIPFF)instacron:IMIPFF10.1590/S1519-38292012000100006info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque,Ana Marita Araújo deLeite,Álvaro Jorge MadeiroAlmeida,Nádia Maria Girão Saraiva deSilva,Cristiana Ferreira dapor2012-05-31T00:00:00Zoai:scielo:S1519-38292012000100006Revistahttp://www.scielo.br/rbsmihttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@imip.org.br1806-93041519-3829opendoar:2012-05-31T00:00Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online) - Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIPFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da conformidade do transporte neonatal para hospital de referência do Ceará
title Avaliação da conformidade do transporte neonatal para hospital de referência do Ceará
spellingShingle Avaliação da conformidade do transporte neonatal para hospital de referência do Ceará
Albuquerque,Ana Marita Araújo de
Avaliação de Serviços de Saúde
Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
Transporte de pacientes
title_short Avaliação da conformidade do transporte neonatal para hospital de referência do Ceará
title_full Avaliação da conformidade do transporte neonatal para hospital de referência do Ceará
title_fullStr Avaliação da conformidade do transporte neonatal para hospital de referência do Ceará
title_full_unstemmed Avaliação da conformidade do transporte neonatal para hospital de referência do Ceará
title_sort Avaliação da conformidade do transporte neonatal para hospital de referência do Ceará
author Albuquerque,Ana Marita Araújo de
author_facet Albuquerque,Ana Marita Araújo de
Leite,Álvaro Jorge Madeiro
Almeida,Nádia Maria Girão Saraiva de
Silva,Cristiana Ferreira da
author_role author
author2 Leite,Álvaro Jorge Madeiro
Almeida,Nádia Maria Girão Saraiva de
Silva,Cristiana Ferreira da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque,Ana Marita Araújo de
Leite,Álvaro Jorge Madeiro
Almeida,Nádia Maria Girão Saraiva de
Silva,Cristiana Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de Serviços de Saúde
Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
Transporte de pacientes
topic Avaliação de Serviços de Saúde
Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
Transporte de pacientes
description OBJETIVOS: avaliar a conformidade do transporte neonatal prestado a recém-nascidos no Estado do Ceará. MÉTODOS: pesquisa avaliativa normativa. Foram estudados recém-nascidos transportados até uma unidade neonatal de referência de Fortaleza-CE. Avaliou-se a conformidade dos transportes neonatais às normas técnicas em vigência, abordando aspectos da comunicação pré-transporte, características da equipe e unidade de transporte e condições clínicas de chegada dos recém-nascidos transportados e classificando-os em: a) transporte padrão; b) condições mínimas de transporte; c) transporte inadequado. Cada transporte neonatal avaliado foi representado por média aritmética calculada com base nos percentuais obtidos dos itens avaliados e distribuídas em tercis, classificando-os em alta, média ou baixa conformidade. RESULTADOS: foram analisados os transportes de 75 recém-nascidos com médias de peso e de idade gestacional de 2121g e 34,3 semanas respectivamente. A idade média por ocasião da admissão foi de 64,7 horas de vida. Os transportes neonatais realizados apresentaram deficiências graves, com nítido descumprimento das normas vigentes. Cerca de 70% dos recém-nascidos foram transportados de forma inadequada. Nenhum transporte neonatal foi considerado padrão. Maiores proporções de conformidade foram observadas nos aspectos referentes à comunicação pré-transporte, características da equipe e unidade de transporte. CONCLUSÕES: os transportes neonatais apresentaram deficiências nos aspectos: comunicação pré-transporte, adequação da equipe e unidade de transporte e condições clínicas de chegada.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292012000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292012000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1519-38292012000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil v.12 n.1 2012
reponame:Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
instname:Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIPFF)
instacron:IMIPFF
instname_str Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIPFF)
instacron_str IMIPFF
institution IMIPFF
reponame_str Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
collection Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online) - Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIPFF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@imip.org.br
_version_ 1752129928980070400