Avaliação da aderência da proposta de ensino em cancerologia na graduação pelas escolas de enfermagem do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna, Lucila Amaral Carneiro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Schirmer, Janine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
Texto Completo: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/3007
Resumo: This study refers to the evaluation results of the Brazilian Nursing Schools'adherence to the proposal about Oncology teaching implantation at their graduation courses. It representa one step of the process thathave been developped between The Nursing Department of EPM and Pro-Onco/INCa since 1990. There were answered 56.4% of one hundred and one questionnaires that had been sent to them. 67.9% of them have affirmed theirteachers showed interest in the document. Many of them have pointed strategies and difficulties for its implantation. All of them have said about the necessity of their teachers theorical and practical improvement.
id INCA-1_1d1797347e8fd9dce1f06b6974df802d
oai_identifier_str oai:rbc.inca.gov.br:article/3007
network_acronym_str INCA-1
network_name_str Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação da aderência da proposta de ensino em cancerologia na graduação pelas escolas de enfermagem do BrasilEscolas de Enfermagem BrasileirasEnsino de OncologiaBrazilian Nursing SchoolsOncology TeachingThis study refers to the evaluation results of the Brazilian Nursing Schools'adherence to the proposal about Oncology teaching implantation at their graduation courses. It representa one step of the process thathave been developped between The Nursing Department of EPM and Pro-Onco/INCa since 1990. There were answered 56.4% of one hundred and one questionnaires that had been sent to them. 67.9% of them have affirmed theirteachers showed interest in the document. Many of them have pointed strategies and difficulties for its implantation. All of them have said about the necessity of their teachers theorical and practical improvement.Este estudo apresenta os resultados da avaliação da aderência das escolas de enfermagem brasileiras à proposta de implantação do ensino de oncologia nos seus cursos de graduação e representa uma etapa do processo que vem sendo desenvolvido, conjuntamente, pelo Departamento de Enfermagem da Escola Paulista de Medicina e o Pro-Onco/INCa desde 1990. Dos 101 questionários enviados, obteve-se 56,4% de respostas. Dessas, 67,9% afirmaram que o corpo docente manifestou interesse pela proposta, principalmente quanto a formação de grupos de estudo, capacitação dos docentes e organização de cursos de extensão e de pós-graduação na área. Entre as estratégias mais citadas estava o entrosamento das áreas materno-infantil e de saúde pública. Quanto as dificuldades para a sua implantação, houve unânimidade em afirmar-se a necessidade do preparo teórico e prático do corpo docente para assumir o ensino da Cancerologia nos Cursos de Graduação em EnfermagemINCA2023-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos, Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/300710.32635/2176-9745.RBC.1994v40n4.3007Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 40 No. 4 (1994): Oct./Nov./Dec.; 215-217Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 40 Núm. 4 (1994): oct./nov./dic.; 215-217Revista Brasileira de Cancerologia; v. 40 n. 4 (1994): out./nov./dez.; 215-2172176-9745reponame:Revista Brasileira de Cancerologia (Online)instname:Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)instacron:INCAporhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/3007/1871https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVianna, Lucila Amaral Carneiro Schirmer, Janine2023-06-19T13:30:23Zoai:rbc.inca.gov.br:article/3007Revistahttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revistaPUBhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/oairbc@inca.gov.br0034-71162176-9745opendoar:2023-06-19T13:30:23Revista Brasileira de Cancerologia (Online) - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aderência da proposta de ensino em cancerologia na graduação pelas escolas de enfermagem do Brasil
title Avaliação da aderência da proposta de ensino em cancerologia na graduação pelas escolas de enfermagem do Brasil
spellingShingle Avaliação da aderência da proposta de ensino em cancerologia na graduação pelas escolas de enfermagem do Brasil
Vianna, Lucila Amaral Carneiro
Escolas de Enfermagem Brasileiras
Ensino de Oncologia
Brazilian Nursing Schools
Oncology Teaching
title_short Avaliação da aderência da proposta de ensino em cancerologia na graduação pelas escolas de enfermagem do Brasil
title_full Avaliação da aderência da proposta de ensino em cancerologia na graduação pelas escolas de enfermagem do Brasil
title_fullStr Avaliação da aderência da proposta de ensino em cancerologia na graduação pelas escolas de enfermagem do Brasil
title_full_unstemmed Avaliação da aderência da proposta de ensino em cancerologia na graduação pelas escolas de enfermagem do Brasil
title_sort Avaliação da aderência da proposta de ensino em cancerologia na graduação pelas escolas de enfermagem do Brasil
author Vianna, Lucila Amaral Carneiro
author_facet Vianna, Lucila Amaral Carneiro
Schirmer, Janine
author_role author
author2 Schirmer, Janine
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vianna, Lucila Amaral Carneiro
Schirmer, Janine
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas de Enfermagem Brasileiras
Ensino de Oncologia
Brazilian Nursing Schools
Oncology Teaching
topic Escolas de Enfermagem Brasileiras
Ensino de Oncologia
Brazilian Nursing Schools
Oncology Teaching
description This study refers to the evaluation results of the Brazilian Nursing Schools'adherence to the proposal about Oncology teaching implantation at their graduation courses. It representa one step of the process thathave been developped between The Nursing Department of EPM and Pro-Onco/INCa since 1990. There were answered 56.4% of one hundred and one questionnaires that had been sent to them. 67.9% of them have affirmed theirteachers showed interest in the document. Many of them have pointed strategies and difficulties for its implantation. All of them have said about the necessity of their teachers theorical and practical improvement.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos, Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/3007
10.32635/2176-9745.RBC.1994v40n4.3007
url https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/3007
identifier_str_mv 10.32635/2176-9745.RBC.1994v40n4.3007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/3007/1871
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INCA
publisher.none.fl_str_mv INCA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 40 No. 4 (1994): Oct./Nov./Dec.; 215-217
Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 40 Núm. 4 (1994): oct./nov./dic.; 215-217
Revista Brasileira de Cancerologia; v. 40 n. 4 (1994): out./nov./dez.; 215-217
2176-9745
reponame:Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
instname:Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
instacron:INCA
instname_str Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
instacron_str INCA
institution INCA
reponame_str Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
collection Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Cancerologia (Online) - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
repository.mail.fl_str_mv rbc@inca.gov.br
_version_ 1797042233834209280