Social Marketing as a Strategy for Tobacco Control

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Juliana Couto Monteiro de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sauerbronn, João Felipe Rammelt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
Texto Completo: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1183
Resumo: Introdução: O marketing social é reconhecidamente uma ferramenta utilizada pela gestão de saúde coletiva no Brasil. Em se tratando especificamente da promoção da prevenção e controle do tabagismo, é importante analisar como se dá o seu uso por meio do principal órgão governamental nacional que detém essa atribuição. Objetivo: Analisar, a partir do uso do marketing social, em que nível de complexidade estão sendo propostas mudanças na sociedade em relação ao tabagismo. Método: Por meio da análise das campanhas publicitárias produzidas pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e utilizando a abordagem da análise do discurso publicitário, foi possível direcionar a investigação e compreender o processo de construção das peças publicitárias. Resultados: Após a categorização dos discursos, conforme a predominância de suas funções, foi viável relacioná-los aos níveis de mudança social pretendidos em cada peça publicitária e, com isso, compreender como o marketing social pode ser uma importante estratégia de promoção à adoção de medidas capazes de prevenir de doenças, como é o caso do câncer. Conclusão: Identificou-se a utilização do marketing social como ferramenta direcionada ao controle do tabagismo e relacionada ao nível mais complexo e avançado de mudança social e, portanto, com caráter de maior dificuldade de implementação.
id INCA-1_257d0278888ad2876e996432c646bf1a
oai_identifier_str oai:rbc.inca.gov.br:article/1183
network_acronym_str INCA-1
network_name_str Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
repository_id_str
spelling Social Marketing as a Strategy for Tobacco ControlMarketing Social como Estratégia para o Controle do TabagismoMarketing SociaMudança SocialPrevenção do Hábito de FumarInstitutos de CâncerTabagismoIntrodução: O marketing social é reconhecidamente uma ferramenta utilizada pela gestão de saúde coletiva no Brasil. Em se tratando especificamente da promoção da prevenção e controle do tabagismo, é importante analisar como se dá o seu uso por meio do principal órgão governamental nacional que detém essa atribuição. Objetivo: Analisar, a partir do uso do marketing social, em que nível de complexidade estão sendo propostas mudanças na sociedade em relação ao tabagismo. Método: Por meio da análise das campanhas publicitárias produzidas pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e utilizando a abordagem da análise do discurso publicitário, foi possível direcionar a investigação e compreender o processo de construção das peças publicitárias. Resultados: Após a categorização dos discursos, conforme a predominância de suas funções, foi viável relacioná-los aos níveis de mudança social pretendidos em cada peça publicitária e, com isso, compreender como o marketing social pode ser uma importante estratégia de promoção à adoção de medidas capazes de prevenir de doenças, como é o caso do câncer. Conclusão: Identificou-se a utilização do marketing social como ferramenta direcionada ao controle do tabagismo e relacionada ao nível mais complexo e avançado de mudança social e, portanto, com caráter de maior dificuldade de implementação.INCA2021-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos, Avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/118310.32635/2176-9745.RBC.2021v67n3.1183Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 67 No. 3 (2021): July/Aug./Sept.; e-041183Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 67 Núm. 3 (2021): jul./ago./sept.; e-041183Revista Brasileira de Cancerologia; v. 67 n. 3 (2021): jul./ago./set.; e-0411832176-9745reponame:Revista Brasileira de Cancerologia (Online)instname:Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)instacron:INCAporenghttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1183/1300https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1183/1523Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Cancerologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Juliana Couto Monteiro deSauerbronn, João Felipe Rammelt2021-11-29T18:25:21Zoai:rbc.inca.gov.br:article/1183Revistahttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revistaPUBhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/oairbc@inca.gov.br0034-71162176-9745opendoar:2021-11-29T18:25:21Revista Brasileira de Cancerologia (Online) - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)false
dc.title.none.fl_str_mv Social Marketing as a Strategy for Tobacco Control
Marketing Social como Estratégia para o Controle do Tabagismo
title Social Marketing as a Strategy for Tobacco Control
spellingShingle Social Marketing as a Strategy for Tobacco Control
Barros, Juliana Couto Monteiro de
Marketing Socia
Mudança Social
Prevenção do Hábito de Fumar
Institutos de Câncer
Tabagismo
title_short Social Marketing as a Strategy for Tobacco Control
title_full Social Marketing as a Strategy for Tobacco Control
title_fullStr Social Marketing as a Strategy for Tobacco Control
title_full_unstemmed Social Marketing as a Strategy for Tobacco Control
title_sort Social Marketing as a Strategy for Tobacco Control
author Barros, Juliana Couto Monteiro de
author_facet Barros, Juliana Couto Monteiro de
Sauerbronn, João Felipe Rammelt
author_role author
author2 Sauerbronn, João Felipe Rammelt
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Juliana Couto Monteiro de
Sauerbronn, João Felipe Rammelt
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Socia
Mudança Social
Prevenção do Hábito de Fumar
Institutos de Câncer
Tabagismo
topic Marketing Socia
Mudança Social
Prevenção do Hábito de Fumar
Institutos de Câncer
Tabagismo
description Introdução: O marketing social é reconhecidamente uma ferramenta utilizada pela gestão de saúde coletiva no Brasil. Em se tratando especificamente da promoção da prevenção e controle do tabagismo, é importante analisar como se dá o seu uso por meio do principal órgão governamental nacional que detém essa atribuição. Objetivo: Analisar, a partir do uso do marketing social, em que nível de complexidade estão sendo propostas mudanças na sociedade em relação ao tabagismo. Método: Por meio da análise das campanhas publicitárias produzidas pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e utilizando a abordagem da análise do discurso publicitário, foi possível direcionar a investigação e compreender o processo de construção das peças publicitárias. Resultados: Após a categorização dos discursos, conforme a predominância de suas funções, foi viável relacioná-los aos níveis de mudança social pretendidos em cada peça publicitária e, com isso, compreender como o marketing social pode ser uma importante estratégia de promoção à adoção de medidas capazes de prevenir de doenças, como é o caso do câncer. Conclusão: Identificou-se a utilização do marketing social como ferramenta direcionada ao controle do tabagismo e relacionada ao nível mais complexo e avançado de mudança social e, portanto, com caráter de maior dificuldade de implementação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos, Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1183
10.32635/2176-9745.RBC.2021v67n3.1183
url https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1183
identifier_str_mv 10.32635/2176-9745.RBC.2021v67n3.1183
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1183/1300
https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1183/1523
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Cancerologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Cancerologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INCA
publisher.none.fl_str_mv INCA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 67 No. 3 (2021): July/Aug./Sept.; e-041183
Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 67 Núm. 3 (2021): jul./ago./sept.; e-041183
Revista Brasileira de Cancerologia; v. 67 n. 3 (2021): jul./ago./set.; e-041183
2176-9745
reponame:Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
instname:Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
instacron:INCA
instname_str Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
instacron_str INCA
institution INCA
reponame_str Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
collection Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Cancerologia (Online) - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
repository.mail.fl_str_mv rbc@inca.gov.br
_version_ 1797042246183288832