Social Marketing as a Strategy for Tobacco Control
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Cancerologia (Online) |
Texto Completo: | https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1183 |
Resumo: | Introdução: O marketing social é reconhecidamente uma ferramenta utilizada pela gestão de saúde coletiva no Brasil. Em se tratando especificamente da promoção da prevenção e controle do tabagismo, é importante analisar como se dá o seu uso por meio do principal órgão governamental nacional que detém essa atribuição. Objetivo: Analisar, a partir do uso do marketing social, em que nível de complexidade estão sendo propostas mudanças na sociedade em relação ao tabagismo. Método: Por meio da análise das campanhas publicitárias produzidas pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e utilizando a abordagem da análise do discurso publicitário, foi possível direcionar a investigação e compreender o processo de construção das peças publicitárias. Resultados: Após a categorização dos discursos, conforme a predominância de suas funções, foi viável relacioná-los aos níveis de mudança social pretendidos em cada peça publicitária e, com isso, compreender como o marketing social pode ser uma importante estratégia de promoção à adoção de medidas capazes de prevenir de doenças, como é o caso do câncer. Conclusão: Identificou-se a utilização do marketing social como ferramenta direcionada ao controle do tabagismo e relacionada ao nível mais complexo e avançado de mudança social e, portanto, com caráter de maior dificuldade de implementação. |
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Social Marketing as a Strategy for Tobacco ControlMarketing Social como Estratégia para o Controle do TabagismoMarketing SociaMudança SocialPrevenção do Hábito de FumarInstitutos de CâncerTabagismoIntrodução: O marketing social é reconhecidamente uma ferramenta utilizada pela gestão de saúde coletiva no Brasil. Em se tratando especificamente da promoção da prevenção e controle do tabagismo, é importante analisar como se dá o seu uso por meio do principal órgão governamental nacional que detém essa atribuição. Objetivo: Analisar, a partir do uso do marketing social, em que nível de complexidade estão sendo propostas mudanças na sociedade em relação ao tabagismo. Método: Por meio da análise das campanhas publicitárias produzidas pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e utilizando a abordagem da análise do discurso publicitário, foi possível direcionar a investigação e compreender o processo de construção das peças publicitárias. Resultados: Após a categorização dos discursos, conforme a predominância de suas funções, foi viável relacioná-los aos níveis de mudança social pretendidos em cada peça publicitária e, com isso, compreender como o marketing social pode ser uma importante estratégia de promoção à adoção de medidas capazes de prevenir de doenças, como é o caso do câncer. Conclusão: Identificou-se a utilização do marketing social como ferramenta direcionada ao controle do tabagismo e relacionada ao nível mais complexo e avançado de mudança social e, portanto, com caráter de maior dificuldade de implementação.INCA2021-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos, Avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/118310.32635/2176-9745.RBC.2021v67n3.1183Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 67 No. 3 (2021): July/Aug./Sept.; e-041183Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 67 Núm. 3 (2021): jul./ago./sept.; e-041183Revista Brasileira de Cancerologia; v. 67 n. 3 (2021): jul./ago./set.; e-0411832176-9745reponame:Revista Brasileira de Cancerologia (Online)instname:Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)instacron:INCAporenghttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1183/1300https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1183/1523Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Cancerologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Juliana Couto Monteiro deSauerbronn, João Felipe Rammelt2021-11-29T18:25:21Zoai:rbc.inca.gov.br:article/1183Revistahttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revistaPUBhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/oairbc@inca.gov.br0034-71162176-9745opendoar:2021-11-29T18:25:21Revista Brasileira de Cancerologia (Online) - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)false |
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