Variáveis psicológicas influenciando o risco e o prognóstico do câncer: um panorama atual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Vera Maria Stiebler
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
Texto Completo: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/3019
Resumo: Este artigo teve como objetivo levantar evidências da existência ou não de uma relação entre variáveis psicológicas e surgimento e progressão do câncer, através de uma revisão bibliográfica extensa sobre o assunto. A conclusão foi de que há fortes indícios da existência dessa associação, apesar dos problemas metodológicos inerentes a esse tipo de pesquisa e de um número relativamente pequeno de trabalhos disponíveis sobre o tema. As variáveis psicológicas enfatizadas consistiram de tipo de personalidade e estilos de confrontação com o câncer, por serem consideradas indicadores válidos no prognóstico do câncer e, portanto, por possuírem potencial valor prático. Foram também apresentadas pesquisas investigando os processos fisiológicos mediadores da relação variáveis psicológicas e câncer, salientando a importância dessa área de estudo na comprovação da existência dessa associação. Finalmente, algumas diretrizes foram traçadas, baseadas nas pesquisas discutidas no artigo, para o desenvolvimento mais eficaz de intervenções psicológicas e assessoramento às famílias dos pacientes com câncer e à equipe médica. Foi acentuado que essa eficácia é dirigida a uma ampliação do papel das intervenções psicológicas no sentido de contribuírem para o aumento da sobrevida do paciente.
id INCA-1_e8679738a70b3d7aa29cad93b9b660fd
oai_identifier_str oai:rbc.inca.gov.br:article/3019
network_acronym_str INCA-1
network_name_str Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
repository_id_str
spelling Variáveis psicológicas influenciando o risco e o prognóstico do câncer: um panorama atualSurgimento do CâncerProgressão do CâncerVariáveis PsicológicasMediação FisiológicaEste artigo teve como objetivo levantar evidências da existência ou não de uma relação entre variáveis psicológicas e surgimento e progressão do câncer, através de uma revisão bibliográfica extensa sobre o assunto. A conclusão foi de que há fortes indícios da existência dessa associação, apesar dos problemas metodológicos inerentes a esse tipo de pesquisa e de um número relativamente pequeno de trabalhos disponíveis sobre o tema. As variáveis psicológicas enfatizadas consistiram de tipo de personalidade e estilos de confrontação com o câncer, por serem consideradas indicadores válidos no prognóstico do câncer e, portanto, por possuírem potencial valor prático. Foram também apresentadas pesquisas investigando os processos fisiológicos mediadores da relação variáveis psicológicas e câncer, salientando a importância dessa área de estudo na comprovação da existência dessa associação. Finalmente, algumas diretrizes foram traçadas, baseadas nas pesquisas discutidas no artigo, para o desenvolvimento mais eficaz de intervenções psicológicas e assessoramento às famílias dos pacientes com câncer e à equipe médica. Foi acentuado que essa eficácia é dirigida a uma ampliação do papel das intervenções psicológicas no sentido de contribuírem para o aumento da sobrevida do paciente.INCA2023-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos, Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/301910.32635/2176-9745.RBC.1993v39n2.3019Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 39 No. 2 (1993): Apr./May/June; 53-59Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 39 Núm. 2 (1993): abr./mayo/jun.; 53-59Revista Brasileira de Cancerologia; v. 39 n. 2 (1993): abr./maio/jun.; 53-592176-9745reponame:Revista Brasileira de Cancerologia (Online)instname:Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)instacron:INCAporhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/3019/1880https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeal, Vera Maria Stiebler2023-06-19T13:33:37Zoai:rbc.inca.gov.br:article/3019Revistahttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revistaPUBhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/oairbc@inca.gov.br0034-71162176-9745opendoar:2023-06-19T13:33:37Revista Brasileira de Cancerologia (Online) - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)false
dc.title.none.fl_str_mv Variáveis psicológicas influenciando o risco e o prognóstico do câncer: um panorama atual
title Variáveis psicológicas influenciando o risco e o prognóstico do câncer: um panorama atual
spellingShingle Variáveis psicológicas influenciando o risco e o prognóstico do câncer: um panorama atual
Leal, Vera Maria Stiebler
Surgimento do Câncer
Progressão do Câncer
Variáveis Psicológicas
Mediação Fisiológica
title_short Variáveis psicológicas influenciando o risco e o prognóstico do câncer: um panorama atual
title_full Variáveis psicológicas influenciando o risco e o prognóstico do câncer: um panorama atual
title_fullStr Variáveis psicológicas influenciando o risco e o prognóstico do câncer: um panorama atual
title_full_unstemmed Variáveis psicológicas influenciando o risco e o prognóstico do câncer: um panorama atual
title_sort Variáveis psicológicas influenciando o risco e o prognóstico do câncer: um panorama atual
author Leal, Vera Maria Stiebler
author_facet Leal, Vera Maria Stiebler
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Vera Maria Stiebler
dc.subject.por.fl_str_mv Surgimento do Câncer
Progressão do Câncer
Variáveis Psicológicas
Mediação Fisiológica
topic Surgimento do Câncer
Progressão do Câncer
Variáveis Psicológicas
Mediação Fisiológica
description Este artigo teve como objetivo levantar evidências da existência ou não de uma relação entre variáveis psicológicas e surgimento e progressão do câncer, através de uma revisão bibliográfica extensa sobre o assunto. A conclusão foi de que há fortes indícios da existência dessa associação, apesar dos problemas metodológicos inerentes a esse tipo de pesquisa e de um número relativamente pequeno de trabalhos disponíveis sobre o tema. As variáveis psicológicas enfatizadas consistiram de tipo de personalidade e estilos de confrontação com o câncer, por serem consideradas indicadores válidos no prognóstico do câncer e, portanto, por possuírem potencial valor prático. Foram também apresentadas pesquisas investigando os processos fisiológicos mediadores da relação variáveis psicológicas e câncer, salientando a importância dessa área de estudo na comprovação da existência dessa associação. Finalmente, algumas diretrizes foram traçadas, baseadas nas pesquisas discutidas no artigo, para o desenvolvimento mais eficaz de intervenções psicológicas e assessoramento às famílias dos pacientes com câncer e à equipe médica. Foi acentuado que essa eficácia é dirigida a uma ampliação do papel das intervenções psicológicas no sentido de contribuírem para o aumento da sobrevida do paciente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos, Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/3019
10.32635/2176-9745.RBC.1993v39n2.3019
url https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/3019
identifier_str_mv 10.32635/2176-9745.RBC.1993v39n2.3019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/3019/1880
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INCA
publisher.none.fl_str_mv INCA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 39 No. 2 (1993): Apr./May/June; 53-59
Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 39 Núm. 2 (1993): abr./mayo/jun.; 53-59
Revista Brasileira de Cancerologia; v. 39 n. 2 (1993): abr./maio/jun.; 53-59
2176-9745
reponame:Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
instname:Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
instacron:INCA
instname_str Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
instacron_str INCA
institution INCA
reponame_str Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
collection Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Cancerologia (Online) - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
repository.mail.fl_str_mv rbc@inca.gov.br
_version_ 1797042233853083648