LUDICITY IN THE PERCEPTION OF TEACHERS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa , Lorrane Mendes de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Moreira , Norma de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia Generalis
Texto Completo: https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/68
Resumo: Introdução: O termo Ludicidade é uma constante nos debates em que a educação está envolvida.  Não se restringe apenas aos jogos, brincadeiras, brinquedos, ela está relacionada a toda atividade livre e prazerosa, desde que devidamente planejada, podendo ser realizada em grupo ou individual, sendo parte do cotidiano das salas de aula, uma vez que por meio do lúdico a criança passa pelo concreto de forma eficaz, chegando ao abstrato, portanto     consequentemente irá realizar a construção do conhecimento, e a alfabetização. Objetivo: Realizar investigação pedagógica para verificar a influência da ludicidade na formação de crianças da    educação infantil e a importância que a mesma é dada no cotidiano das salas de aula. Metodologia:  O projeto a seguir trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa descritiva e exploratória. Foi realizada com as professoras de   educação infantil de uma Unidade Escolar da zona urbana de um Município da Região do Alto Paranaíba. Fizeram parte do estudo os professores das turmas que integram o   2º (segundo) período, com a idade de 5 (cinco) anos por ser turma de pré-alfabetização. Foi usado   como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada. . E assim sendo à luz de autores que descreveram a relevância dessa temática, e também embasada nos documentos oficiais do Brasil, que definem os parâmetros da educação infantil fez-se uma descrição e dessa forma elaborou-se conclusões   que contemplaram as reflexões sobre a importância da ludicidade e seu real influencia no desenvolvimento da alfabetização. Considerações Finais: A pesquisa de campo constatou que a teoria se faz verdadeira, portanto, que a ludicidade é real na sua prática, que apesar de algumas dificuldades, ela se faz significativa nessa fase de alfabetização. Embora não houve percepção de que as professoras entrevistadas tiveram a reflexão necessária. Cabendo à escola promover essa atividade entre seu corpo docente.
id INDEP-1_692e31834675b869d0a330f7b58ee812
oai_identifier_str oai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/68
network_acronym_str INDEP-1
network_name_str Scientia Generalis
repository_id_str
spelling LUDICITY IN THE PERCEPTION OF TEACHERSLA LUDICIDAD EN LA PERCEPCIÓN DE LOS PROFESORESA LUDICIDADE NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES Educão Infantil, Ludicidade, Alfabetiação, ReflexãoIntrodução: O termo Ludicidade é uma constante nos debates em que a educação está envolvida.  Não se restringe apenas aos jogos, brincadeiras, brinquedos, ela está relacionada a toda atividade livre e prazerosa, desde que devidamente planejada, podendo ser realizada em grupo ou individual, sendo parte do cotidiano das salas de aula, uma vez que por meio do lúdico a criança passa pelo concreto de forma eficaz, chegando ao abstrato, portanto     consequentemente irá realizar a construção do conhecimento, e a alfabetização. Objetivo: Realizar investigação pedagógica para verificar a influência da ludicidade na formação de crianças da    educação infantil e a importância que a mesma é dada no cotidiano das salas de aula. Metodologia:  O projeto a seguir trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa descritiva e exploratória. Foi realizada com as professoras de   educação infantil de uma Unidade Escolar da zona urbana de um Município da Região do Alto Paranaíba. Fizeram parte do estudo os professores das turmas que integram o   2º (segundo) período, com a idade de 5 (cinco) anos por ser turma de pré-alfabetização. Foi usado   como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada. . E assim sendo à luz de autores que descreveram a relevância dessa temática, e também embasada nos documentos oficiais do Brasil, que definem os parâmetros da educação infantil fez-se uma descrição e dessa forma elaborou-se conclusões   que contemplaram as reflexões sobre a importância da ludicidade e seu real influencia no desenvolvimento da alfabetização. Considerações Finais: A pesquisa de campo constatou que a teoria se faz verdadeira, portanto, que a ludicidade é real na sua prática, que apesar de algumas dificuldades, ela se faz significativa nessa fase de alfabetização. Embora não houve percepção de que as professoras entrevistadas tiveram a reflexão necessária. Cabendo à escola promover essa atividade entre seu corpo docente.Scientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/68Scientia Generalis; v. 1 n. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 14-14Scientia Generalis; Vol. 1 No. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 14-14Scientia Generalis; Vol. 1 Núm. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 14-142675-2999reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPporhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/68/51Copyright (c) 2021 Lorrane Mendes de Sousa , Norma de Fátima Moreira https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa , Lorrane Mendes de Moreira , Norma de Fátima 2023-08-01T03:32:00Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/68Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2023-08-01T03:32Scientia Generalis - Publicação independentefalse
dc.title.none.fl_str_mv LUDICITY IN THE PERCEPTION OF TEACHERS
LA LUDICIDAD EN LA PERCEPCIÓN DE LOS PROFESORES
A LUDICIDADE NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
title LUDICITY IN THE PERCEPTION OF TEACHERS
spellingShingle LUDICITY IN THE PERCEPTION OF TEACHERS
Sousa , Lorrane Mendes de
Educão Infantil, Ludicidade, Alfabetiação, Reflexão
title_short LUDICITY IN THE PERCEPTION OF TEACHERS
title_full LUDICITY IN THE PERCEPTION OF TEACHERS
title_fullStr LUDICITY IN THE PERCEPTION OF TEACHERS
title_full_unstemmed LUDICITY IN THE PERCEPTION OF TEACHERS
title_sort LUDICITY IN THE PERCEPTION OF TEACHERS
author Sousa , Lorrane Mendes de
author_facet Sousa , Lorrane Mendes de
Moreira , Norma de Fátima
author_role author
author2 Moreira , Norma de Fátima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa , Lorrane Mendes de
Moreira , Norma de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Educão Infantil, Ludicidade, Alfabetiação, Reflexão
topic Educão Infantil, Ludicidade, Alfabetiação, Reflexão
description Introdução: O termo Ludicidade é uma constante nos debates em que a educação está envolvida.  Não se restringe apenas aos jogos, brincadeiras, brinquedos, ela está relacionada a toda atividade livre e prazerosa, desde que devidamente planejada, podendo ser realizada em grupo ou individual, sendo parte do cotidiano das salas de aula, uma vez que por meio do lúdico a criança passa pelo concreto de forma eficaz, chegando ao abstrato, portanto     consequentemente irá realizar a construção do conhecimento, e a alfabetização. Objetivo: Realizar investigação pedagógica para verificar a influência da ludicidade na formação de crianças da    educação infantil e a importância que a mesma é dada no cotidiano das salas de aula. Metodologia:  O projeto a seguir trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa descritiva e exploratória. Foi realizada com as professoras de   educação infantil de uma Unidade Escolar da zona urbana de um Município da Região do Alto Paranaíba. Fizeram parte do estudo os professores das turmas que integram o   2º (segundo) período, com a idade de 5 (cinco) anos por ser turma de pré-alfabetização. Foi usado   como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada. . E assim sendo à luz de autores que descreveram a relevância dessa temática, e também embasada nos documentos oficiais do Brasil, que definem os parâmetros da educação infantil fez-se uma descrição e dessa forma elaborou-se conclusões   que contemplaram as reflexões sobre a importância da ludicidade e seu real influencia no desenvolvimento da alfabetização. Considerações Finais: A pesquisa de campo constatou que a teoria se faz verdadeira, portanto, que a ludicidade é real na sua prática, que apesar de algumas dificuldades, ela se faz significativa nessa fase de alfabetização. Embora não houve percepção de que as professoras entrevistadas tiveram a reflexão necessária. Cabendo à escola promover essa atividade entre seu corpo docente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/68
url https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/68
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/68/51
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Lorrane Mendes de Sousa , Norma de Fátima Moreira
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Lorrane Mendes de Sousa , Norma de Fátima Moreira
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
dc.source.none.fl_str_mv Scientia Generalis; v. 1 n. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 14-14
Scientia Generalis; Vol. 1 No. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 14-14
Scientia Generalis; Vol. 1 Núm. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 14-14
2675-2999
reponame:Scientia Generalis
instname:Publicação independente
instacron:INDEP
instname_str Publicação independente
instacron_str INDEP
institution INDEP
reponame_str Scientia Generalis
collection Scientia Generalis
repository.name.fl_str_mv Scientia Generalis - Publicação independente
repository.mail.fl_str_mv editor@scientiageneralis.com.br
_version_ 1797042483870302208