LUDICITY IN THE PERCEPTION OF TEACHERS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia Generalis |
Texto Completo: | https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/68 |
Resumo: | Introdução: O termo Ludicidade é uma constante nos debates em que a educação está envolvida. Não se restringe apenas aos jogos, brincadeiras, brinquedos, ela está relacionada a toda atividade livre e prazerosa, desde que devidamente planejada, podendo ser realizada em grupo ou individual, sendo parte do cotidiano das salas de aula, uma vez que por meio do lúdico a criança passa pelo concreto de forma eficaz, chegando ao abstrato, portanto consequentemente irá realizar a construção do conhecimento, e a alfabetização. Objetivo: Realizar investigação pedagógica para verificar a influência da ludicidade na formação de crianças da educação infantil e a importância que a mesma é dada no cotidiano das salas de aula. Metodologia: O projeto a seguir trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa descritiva e exploratória. Foi realizada com as professoras de educação infantil de uma Unidade Escolar da zona urbana de um Município da Região do Alto Paranaíba. Fizeram parte do estudo os professores das turmas que integram o 2º (segundo) período, com a idade de 5 (cinco) anos por ser turma de pré-alfabetização. Foi usado como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada. . E assim sendo à luz de autores que descreveram a relevância dessa temática, e também embasada nos documentos oficiais do Brasil, que definem os parâmetros da educação infantil fez-se uma descrição e dessa forma elaborou-se conclusões que contemplaram as reflexões sobre a importância da ludicidade e seu real influencia no desenvolvimento da alfabetização. Considerações Finais: A pesquisa de campo constatou que a teoria se faz verdadeira, portanto, que a ludicidade é real na sua prática, que apesar de algumas dificuldades, ela se faz significativa nessa fase de alfabetização. Embora não houve percepção de que as professoras entrevistadas tiveram a reflexão necessária. Cabendo à escola promover essa atividade entre seu corpo docente. |
id |
INDEP-1_692e31834675b869d0a330f7b58ee812 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/68 |
network_acronym_str |
INDEP-1 |
network_name_str |
Scientia Generalis |
repository_id_str |
|
spelling |
LUDICITY IN THE PERCEPTION OF TEACHERSLA LUDICIDAD EN LA PERCEPCIÓN DE LOS PROFESORESA LUDICIDADE NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES Educão Infantil, Ludicidade, Alfabetiação, ReflexãoIntrodução: O termo Ludicidade é uma constante nos debates em que a educação está envolvida. Não se restringe apenas aos jogos, brincadeiras, brinquedos, ela está relacionada a toda atividade livre e prazerosa, desde que devidamente planejada, podendo ser realizada em grupo ou individual, sendo parte do cotidiano das salas de aula, uma vez que por meio do lúdico a criança passa pelo concreto de forma eficaz, chegando ao abstrato, portanto consequentemente irá realizar a construção do conhecimento, e a alfabetização. Objetivo: Realizar investigação pedagógica para verificar a influência da ludicidade na formação de crianças da educação infantil e a importância que a mesma é dada no cotidiano das salas de aula. Metodologia: O projeto a seguir trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa descritiva e exploratória. Foi realizada com as professoras de educação infantil de uma Unidade Escolar da zona urbana de um Município da Região do Alto Paranaíba. Fizeram parte do estudo os professores das turmas que integram o 2º (segundo) período, com a idade de 5 (cinco) anos por ser turma de pré-alfabetização. Foi usado como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada. . E assim sendo à luz de autores que descreveram a relevância dessa temática, e também embasada nos documentos oficiais do Brasil, que definem os parâmetros da educação infantil fez-se uma descrição e dessa forma elaborou-se conclusões que contemplaram as reflexões sobre a importância da ludicidade e seu real influencia no desenvolvimento da alfabetização. Considerações Finais: A pesquisa de campo constatou que a teoria se faz verdadeira, portanto, que a ludicidade é real na sua prática, que apesar de algumas dificuldades, ela se faz significativa nessa fase de alfabetização. Embora não houve percepção de que as professoras entrevistadas tiveram a reflexão necessária. Cabendo à escola promover essa atividade entre seu corpo docente.Scientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/68Scientia Generalis; v. 1 n. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 14-14Scientia Generalis; Vol. 1 No. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 14-14Scientia Generalis; Vol. 1 Núm. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 14-142675-2999reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPporhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/68/51Copyright (c) 2021 Lorrane Mendes de Sousa , Norma de Fátima Moreira https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa , Lorrane Mendes de Moreira , Norma de Fátima 2023-08-01T03:32:00Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/68Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2023-08-01T03:32Scientia Generalis - Publicação independentefalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
LUDICITY IN THE PERCEPTION OF TEACHERS LA LUDICIDAD EN LA PERCEPCIÓN DE LOS PROFESORES A LUDICIDADE NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES |
title |
LUDICITY IN THE PERCEPTION OF TEACHERS |
spellingShingle |
LUDICITY IN THE PERCEPTION OF TEACHERS Sousa , Lorrane Mendes de Educão Infantil, Ludicidade, Alfabetiação, Reflexão |
title_short |
LUDICITY IN THE PERCEPTION OF TEACHERS |
title_full |
LUDICITY IN THE PERCEPTION OF TEACHERS |
title_fullStr |
LUDICITY IN THE PERCEPTION OF TEACHERS |
title_full_unstemmed |
LUDICITY IN THE PERCEPTION OF TEACHERS |
title_sort |
LUDICITY IN THE PERCEPTION OF TEACHERS |
author |
Sousa , Lorrane Mendes de |
author_facet |
Sousa , Lorrane Mendes de Moreira , Norma de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Moreira , Norma de Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa , Lorrane Mendes de Moreira , Norma de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educão Infantil, Ludicidade, Alfabetiação, Reflexão |
topic |
Educão Infantil, Ludicidade, Alfabetiação, Reflexão |
description |
Introdução: O termo Ludicidade é uma constante nos debates em que a educação está envolvida. Não se restringe apenas aos jogos, brincadeiras, brinquedos, ela está relacionada a toda atividade livre e prazerosa, desde que devidamente planejada, podendo ser realizada em grupo ou individual, sendo parte do cotidiano das salas de aula, uma vez que por meio do lúdico a criança passa pelo concreto de forma eficaz, chegando ao abstrato, portanto consequentemente irá realizar a construção do conhecimento, e a alfabetização. Objetivo: Realizar investigação pedagógica para verificar a influência da ludicidade na formação de crianças da educação infantil e a importância que a mesma é dada no cotidiano das salas de aula. Metodologia: O projeto a seguir trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa descritiva e exploratória. Foi realizada com as professoras de educação infantil de uma Unidade Escolar da zona urbana de um Município da Região do Alto Paranaíba. Fizeram parte do estudo os professores das turmas que integram o 2º (segundo) período, com a idade de 5 (cinco) anos por ser turma de pré-alfabetização. Foi usado como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada. . E assim sendo à luz de autores que descreveram a relevância dessa temática, e também embasada nos documentos oficiais do Brasil, que definem os parâmetros da educação infantil fez-se uma descrição e dessa forma elaborou-se conclusões que contemplaram as reflexões sobre a importância da ludicidade e seu real influencia no desenvolvimento da alfabetização. Considerações Finais: A pesquisa de campo constatou que a teoria se faz verdadeira, portanto, que a ludicidade é real na sua prática, que apesar de algumas dificuldades, ela se faz significativa nessa fase de alfabetização. Embora não houve percepção de que as professoras entrevistadas tiveram a reflexão necessária. Cabendo à escola promover essa atividade entre seu corpo docente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/68 |
url |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/68 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/68/51 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Lorrane Mendes de Sousa , Norma de Fátima Moreira https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Lorrane Mendes de Sousa , Norma de Fátima Moreira https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis Scientia Generalis Scientia Generalis |
publisher.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis Scientia Generalis Scientia Generalis |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis; v. 1 n. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 14-14 Scientia Generalis; Vol. 1 No. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 14-14 Scientia Generalis; Vol. 1 Núm. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 14-14 2675-2999 reponame:Scientia Generalis instname:Publicação independente instacron:INDEP |
instname_str |
Publicação independente |
instacron_str |
INDEP |
institution |
INDEP |
reponame_str |
Scientia Generalis |
collection |
Scientia Generalis |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia Generalis - Publicação independente |
repository.mail.fl_str_mv |
editor@scientiageneralis.com.br |
_version_ |
1797042483870302208 |