A FILOSOFIA PARA CRIANÇAS NO BRASIL E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO FORMATIVO
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Scientia Generalis |
Texto Completo: | https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/303 |
Resumo: | Introdução: Pode-se dizer que a filosofia é crucial no desenvolvimento do ser humano sendo assim carrega saberes fundamentais para a sua formação. A proposta de filosofia para crianças de Matthew Lipman foi idealizada no final da década 1960 nos Estados Unidos, tendo como principal objetivo romper com o modelo tradicional de ensino. Buscando tornar acessível a história da filosofia e a prática do filosofar a partir da educação infantil. O projeto de Lipman almejava desenvolver a autonomia, a capacidade de investigação e a solução de problemas com os estudantes. Desse modo a proposta de filosofia seguiu para vários países chegando ao Brasil por volta de 1980. A filosofia para crianças no Brasil iniciou com a educadora Catherine Young Silva, que dedicou vários anos de estudos nos Estados Unidos para poder desenvolver a filosofia para crianças no Brasil. Neste contexto foi realizada as traduções dos materiais a serem trabalhados e também foi apresentado a proposta para a formação dos educadores com a criação do Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças. Objetivo: evidenciar o início da filosofia para crianças no Brasil, e suas contribuições para o processo formativo das crianças. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica interpretativa nas bases de dados Google acadêmico, Scielo, Biblioteca virtual e artigos acadêmicos respectivos ao tema. Considerações: Pode-se concluir que a filosofia é crucial no desenvolvimento dos educandos. Pois, sendo ela trabalhada desde o início da formação faz com que os educandos desenvolvam habilidades como pensar por si próprio e sobre determinadas questões, havendo sempre a criatividade. Percebe-se que a filosofia no Brasil mostrou resultados significativos, contudo, há ainda um grande desafio, sobretudo, na reformulação do currículo a nível nacional de modo a garantir o ensino de filosofia como disciplina no ensino fundamental. O fato de não ser uma disciplina obrigatória poucas escolas agregam essa abordagem filosófica no currículo. Outro ponto importante seria a ampliação e divulgação do programa, como também a criação de mais centros para a formação dos professores. É evidente destacar que nas escolas onde foi desenvolvido a proposta de Lipman observou-se que a filosofia é de suma importância para o aprendizado, pois desenvolve habilidades de pensamento e raciocínio lógico que são cruciais no desenvolvimento de competências. A filosofia para crianças contribui para que os professores possam despertar a curiosidade de seus alunos, tornando-os cidadãos críticos, reflexivos, autônomos e questionadores. |
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