FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PARA UMA ESCOLA INOVADORA
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Scientia Generalis |
Texto Completo: | https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/297 |
Resumo: | Introdução: É urgente a necessidade de mudanças na área da educação de modo a romper com o modelo predominante no século XIX, em que, a concepção pedagógica se restringe a transmissão do saber, em que se acredita que os professores são os detentores do conhecimento e devem repassar aos seus alunos, pois não possuem nenhum conhecimento prévio. É fato que esta metodologia não é suficiente para os dias atuais, logo é necessário que os profissionais da educação busquem a transformação. Nesta perspectiva é essencial que os educadores se inteirem dos fundamentos e procedimentos metodológicos de propostas inovadoras que objetivam romper com o ensino tradicional. É preciso repensar a forma de gestão, a organização do currículo, a metodologia de avaliação, a relação professor-aluno, no sentido de dar autonomia aos alunos de modo que eles se sintam incluídos e incentivados na tomada de decisões e no direcionamento da aprendizagem. Objetivos: Evidenciar os principais fundamentos e procedimentos metodológicos de uma escola inovadora para desenvolver o processo ensino- aprendizagem. Metodologia: O desenvolvimento desta pesquisa aconteceu através de uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, através de estudos teóricos de autores que tratam do tema. Considerações Finais: Através desta pesquisa percebemos que as escolas inovadoras valorizam a experiência dos alunos e buscam desenvolver os conteúdos de acordo com a realidade e vivência dos estudantes. A gestão é diferenciada, visando que os discentes desenvolvam opiniões, saibam debater seus argumentos, respeite o próximo e tenha consciência da importância das suas escolhas para seu cotidiano A proposta curricular das escolas inovadoras são estruturadas de forma diversificada e flexível priorizando a interdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento. Como proposta avaliativa procuram romper com a aplicação de provas que visam somente resultados quantitativos. Dessa forma, as escolas inovadoras utilizam estratégias metodológicas que utilizam dispositivos que visam a autonomia, direitos, respeito, empatia, que oportunizam aos alunos independência pessoal e o desenvolvimento do senso crítico. |
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