Metodologias inovadoras na educação pública e comunitária: dilemas e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polakiewicz Junior, Samuel Rodrigues
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32474
Resumo: Tendo em vista que muitos professores e profissionais da educação desejam trabalhar com métodos que rompem com o modelo tradicional de ensino, esta pesquisa tem o objetivo de descobrir e evidenciar o que é fundamental e necessário para que se implementem metodologias inovadoras em escolas públicas e comunitárias, levando em consideração os sujeitos que nela estão inseridos. Para tanto, é preciso esclarecer os dilemas da temática e os tipos de inovações que estão presentes no atual cenário da educação brasileira, a fim de proporcionar aos profissionais um maior esclarecimento sobre o tema. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em trabalhos científicos e em documentário, com análise das informações de forma exploratória, em abordagem qualitativa. Os dados obtidos revelaram que as práticas com metodologias inovadoras precisam ser dialogadas e decididas por toda comunidade escolar, através da Gestão Democrática, sendo fundamental contar com as parcerias das universidades e Secretarias de Educação, além da criação de legislações que viabilizem estas inovações nas escolas públicas. Desta forma, conclui-se que é necessário o envolvimento de toda a comunidade escolar na implementação de metodologias inovadoras de ensino, o que somente é possível através do diálogo democrático. Tal análise permitiu compreender que inovações impostas e inseridas sem levar em consideração a realidade da escola e sem a ouvir as pessoas, possuem outros propósitos que diferem do ideal de se fazer uma educação libertadora.
id UFF-2_d3521435dc4ce49750826cc002544e85
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32474
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Metodologias inovadoras na educação pública e comunitária: dilemas e possibilidadesMetodologias inovadoras de ensinoEscolas inovadorasInovação escolarInovação educacionalEnsinoMetodologiaMetodologías docentes innovadorasEscuelas innovadorasInnovación escolarTendo em vista que muitos professores e profissionais da educação desejam trabalhar com métodos que rompem com o modelo tradicional de ensino, esta pesquisa tem o objetivo de descobrir e evidenciar o que é fundamental e necessário para que se implementem metodologias inovadoras em escolas públicas e comunitárias, levando em consideração os sujeitos que nela estão inseridos. Para tanto, é preciso esclarecer os dilemas da temática e os tipos de inovações que estão presentes no atual cenário da educação brasileira, a fim de proporcionar aos profissionais um maior esclarecimento sobre o tema. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em trabalhos científicos e em documentário, com análise das informações de forma exploratória, em abordagem qualitativa. Os dados obtidos revelaram que as práticas com metodologias inovadoras precisam ser dialogadas e decididas por toda comunidade escolar, através da Gestão Democrática, sendo fundamental contar com as parcerias das universidades e Secretarias de Educação, além da criação de legislações que viabilizem estas inovações nas escolas públicas. Desta forma, conclui-se que é necessário o envolvimento de toda a comunidade escolar na implementação de metodologias inovadoras de ensino, o que somente é possível através do diálogo democrático. Tal análise permitiu compreender que inovações impostas e inseridas sem levar em consideração a realidade da escola e sem a ouvir as pessoas, possuem outros propósitos que diferem do ideal de se fazer uma educação libertadora.Teniendo en cuenta que muchos docentes y profesionales de la educación desean trabajar con métodos que rompan con el modelo de enseñanza tradicional, la investigación se realiza con el objetivo de descubrir y resaltar lo fundamental y necesario para la implementación de metodologías innovadoras en las escuelas públicas y comunitarias, teniendo en cuenta los sujetos involucrados en las mismas. Para ello, es necesario aclarar los dilemas del tema y los tipos de innovaciones que están presentes en el escenario actual de la educación brasileña, con el fin de proporcionar a los profesionales una mayor clarificación sobre el tema. Luego se realiza una investigación bibliográfica en trabajos científicos y documentales, con un análisis exploratorio de la información, utilizando un enfoque cualitativo. Los datos obtenidos revelaron que las prácticas con metodologías innovadoras necesitan ser discutidas y decididas por toda la comunidad escolar, a través de la Gestión Democrática, y es fundamental contar con alianzas entre universidades y departamentos de educación, además de la creación de legislación que viabilice estas innovaciones en las escuelas públicas. Por lo tanto, se concluye que es necesaria la implicación de toda la comunidad escolar en la implementación de metodologías de enseñanza innovadoras, lo cual sólo es posible a través del diálogo democrático. Este análisis permitió comprender que las innovaciones impuestas e insertadas sin tomar en cuenta la realidad de la escuela y sin escuchar a las personas, tienen otros propósitos que difieren del ideal de brindar una educación liberadora.56 p.Barreto, Walcéa AlvesToledo, Monica dos SantosPolakiewicz Junior, Samuel Rodrigues2024-02-29T12:25:01Z2024-02-29T12:25:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPOLAKIEWICZ JUNIOR, Samuel Rodrigues. Metodologias inovadoras na educação pública e comunitária: dilemas e possibilidades. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32474CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-29T12:25:05Zoai:app.uff.br:1/32474Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-02-29T12:25:05Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias inovadoras na educação pública e comunitária: dilemas e possibilidades
title Metodologias inovadoras na educação pública e comunitária: dilemas e possibilidades
spellingShingle Metodologias inovadoras na educação pública e comunitária: dilemas e possibilidades
Polakiewicz Junior, Samuel Rodrigues
Metodologias inovadoras de ensino
Escolas inovadoras
Inovação escolar
Inovação educacional
Ensino
Metodologia
Metodologías docentes innovadoras
Escuelas innovadoras
Innovación escolar
title_short Metodologias inovadoras na educação pública e comunitária: dilemas e possibilidades
title_full Metodologias inovadoras na educação pública e comunitária: dilemas e possibilidades
title_fullStr Metodologias inovadoras na educação pública e comunitária: dilemas e possibilidades
title_full_unstemmed Metodologias inovadoras na educação pública e comunitária: dilemas e possibilidades
title_sort Metodologias inovadoras na educação pública e comunitária: dilemas e possibilidades
author Polakiewicz Junior, Samuel Rodrigues
author_facet Polakiewicz Junior, Samuel Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barreto, Walcéa Alves
Toledo, Monica dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Polakiewicz Junior, Samuel Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias inovadoras de ensino
Escolas inovadoras
Inovação escolar
Inovação educacional
Ensino
Metodologia
Metodologías docentes innovadoras
Escuelas innovadoras
Innovación escolar
topic Metodologias inovadoras de ensino
Escolas inovadoras
Inovação escolar
Inovação educacional
Ensino
Metodologia
Metodologías docentes innovadoras
Escuelas innovadoras
Innovación escolar
description Tendo em vista que muitos professores e profissionais da educação desejam trabalhar com métodos que rompem com o modelo tradicional de ensino, esta pesquisa tem o objetivo de descobrir e evidenciar o que é fundamental e necessário para que se implementem metodologias inovadoras em escolas públicas e comunitárias, levando em consideração os sujeitos que nela estão inseridos. Para tanto, é preciso esclarecer os dilemas da temática e os tipos de inovações que estão presentes no atual cenário da educação brasileira, a fim de proporcionar aos profissionais um maior esclarecimento sobre o tema. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em trabalhos científicos e em documentário, com análise das informações de forma exploratória, em abordagem qualitativa. Os dados obtidos revelaram que as práticas com metodologias inovadoras precisam ser dialogadas e decididas por toda comunidade escolar, através da Gestão Democrática, sendo fundamental contar com as parcerias das universidades e Secretarias de Educação, além da criação de legislações que viabilizem estas inovações nas escolas públicas. Desta forma, conclui-se que é necessário o envolvimento de toda a comunidade escolar na implementação de metodologias inovadoras de ensino, o que somente é possível através do diálogo democrático. Tal análise permitiu compreender que inovações impostas e inseridas sem levar em consideração a realidade da escola e sem a ouvir as pessoas, possuem outros propósitos que diferem do ideal de se fazer uma educação libertadora.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-29T12:25:01Z
2024-02-29T12:25:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv POLAKIEWICZ JUNIOR, Samuel Rodrigues. Metodologias inovadoras na educação pública e comunitária: dilemas e possibilidades. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32474
identifier_str_mv POLAKIEWICZ JUNIOR, Samuel Rodrigues. Metodologias inovadoras na educação pública e comunitária: dilemas e possibilidades. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135288256921600