Metodologias inovadoras na educação pública e comunitária: dilemas e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32474 |
Resumo: | Tendo em vista que muitos professores e profissionais da educação desejam trabalhar com métodos que rompem com o modelo tradicional de ensino, esta pesquisa tem o objetivo de descobrir e evidenciar o que é fundamental e necessário para que se implementem metodologias inovadoras em escolas públicas e comunitárias, levando em consideração os sujeitos que nela estão inseridos. Para tanto, é preciso esclarecer os dilemas da temática e os tipos de inovações que estão presentes no atual cenário da educação brasileira, a fim de proporcionar aos profissionais um maior esclarecimento sobre o tema. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em trabalhos científicos e em documentário, com análise das informações de forma exploratória, em abordagem qualitativa. Os dados obtidos revelaram que as práticas com metodologias inovadoras precisam ser dialogadas e decididas por toda comunidade escolar, através da Gestão Democrática, sendo fundamental contar com as parcerias das universidades e Secretarias de Educação, além da criação de legislações que viabilizem estas inovações nas escolas públicas. Desta forma, conclui-se que é necessário o envolvimento de toda a comunidade escolar na implementação de metodologias inovadoras de ensino, o que somente é possível através do diálogo democrático. Tal análise permitiu compreender que inovações impostas e inseridas sem levar em consideração a realidade da escola e sem a ouvir as pessoas, possuem outros propósitos que diferem do ideal de se fazer uma educação libertadora. |
id |
UFF-2_d3521435dc4ce49750826cc002544e85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/32474 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Metodologias inovadoras na educação pública e comunitária: dilemas e possibilidadesMetodologias inovadoras de ensinoEscolas inovadorasInovação escolarInovação educacionalEnsinoMetodologiaMetodologías docentes innovadorasEscuelas innovadorasInnovación escolarTendo em vista que muitos professores e profissionais da educação desejam trabalhar com métodos que rompem com o modelo tradicional de ensino, esta pesquisa tem o objetivo de descobrir e evidenciar o que é fundamental e necessário para que se implementem metodologias inovadoras em escolas públicas e comunitárias, levando em consideração os sujeitos que nela estão inseridos. Para tanto, é preciso esclarecer os dilemas da temática e os tipos de inovações que estão presentes no atual cenário da educação brasileira, a fim de proporcionar aos profissionais um maior esclarecimento sobre o tema. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em trabalhos científicos e em documentário, com análise das informações de forma exploratória, em abordagem qualitativa. Os dados obtidos revelaram que as práticas com metodologias inovadoras precisam ser dialogadas e decididas por toda comunidade escolar, através da Gestão Democrática, sendo fundamental contar com as parcerias das universidades e Secretarias de Educação, além da criação de legislações que viabilizem estas inovações nas escolas públicas. Desta forma, conclui-se que é necessário o envolvimento de toda a comunidade escolar na implementação de metodologias inovadoras de ensino, o que somente é possível através do diálogo democrático. Tal análise permitiu compreender que inovações impostas e inseridas sem levar em consideração a realidade da escola e sem a ouvir as pessoas, possuem outros propósitos que diferem do ideal de se fazer uma educação libertadora.Teniendo en cuenta que muchos docentes y profesionales de la educación desean trabajar con métodos que rompan con el modelo de enseñanza tradicional, la investigación se realiza con el objetivo de descubrir y resaltar lo fundamental y necesario para la implementación de metodologías innovadoras en las escuelas públicas y comunitarias, teniendo en cuenta los sujetos involucrados en las mismas. Para ello, es necesario aclarar los dilemas del tema y los tipos de innovaciones que están presentes en el escenario actual de la educación brasileña, con el fin de proporcionar a los profesionales una mayor clarificación sobre el tema. Luego se realiza una investigación bibliográfica en trabajos científicos y documentales, con un análisis exploratorio de la información, utilizando un enfoque cualitativo. Los datos obtenidos revelaron que las prácticas con metodologías innovadoras necesitan ser discutidas y decididas por toda la comunidad escolar, a través de la Gestión Democrática, y es fundamental contar con alianzas entre universidades y departamentos de educación, además de la creación de legislación que viabilice estas innovaciones en las escuelas públicas. Por lo tanto, se concluye que es necesaria la implicación de toda la comunidad escolar en la implementación de metodologías de enseñanza innovadoras, lo cual sólo es posible a través del diálogo democrático. Este análisis permitió comprender que las innovaciones impuestas e insertadas sin tomar en cuenta la realidad de la escuela y sin escuchar a las personas, tienen otros propósitos que difieren del ideal de brindar una educación liberadora.56 p.Barreto, Walcéa AlvesToledo, Monica dos SantosPolakiewicz Junior, Samuel Rodrigues2024-02-29T12:25:01Z2024-02-29T12:25:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPOLAKIEWICZ JUNIOR, Samuel Rodrigues. Metodologias inovadoras na educação pública e comunitária: dilemas e possibilidades. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32474CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-29T12:25:05Zoai:app.uff.br:1/32474Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:53.518132Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias inovadoras na educação pública e comunitária: dilemas e possibilidades |
title |
Metodologias inovadoras na educação pública e comunitária: dilemas e possibilidades |
spellingShingle |
Metodologias inovadoras na educação pública e comunitária: dilemas e possibilidades Polakiewicz Junior, Samuel Rodrigues Metodologias inovadoras de ensino Escolas inovadoras Inovação escolar Inovação educacional Ensino Metodologia Metodologías docentes innovadoras Escuelas innovadoras Innovación escolar |
title_short |
Metodologias inovadoras na educação pública e comunitária: dilemas e possibilidades |
title_full |
Metodologias inovadoras na educação pública e comunitária: dilemas e possibilidades |
title_fullStr |
Metodologias inovadoras na educação pública e comunitária: dilemas e possibilidades |
title_full_unstemmed |
Metodologias inovadoras na educação pública e comunitária: dilemas e possibilidades |
title_sort |
Metodologias inovadoras na educação pública e comunitária: dilemas e possibilidades |
author |
Polakiewicz Junior, Samuel Rodrigues |
author_facet |
Polakiewicz Junior, Samuel Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barreto, Walcéa Alves Toledo, Monica dos Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Polakiewicz Junior, Samuel Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias inovadoras de ensino Escolas inovadoras Inovação escolar Inovação educacional Ensino Metodologia Metodologías docentes innovadoras Escuelas innovadoras Innovación escolar |
topic |
Metodologias inovadoras de ensino Escolas inovadoras Inovação escolar Inovação educacional Ensino Metodologia Metodologías docentes innovadoras Escuelas innovadoras Innovación escolar |
description |
Tendo em vista que muitos professores e profissionais da educação desejam trabalhar com métodos que rompem com o modelo tradicional de ensino, esta pesquisa tem o objetivo de descobrir e evidenciar o que é fundamental e necessário para que se implementem metodologias inovadoras em escolas públicas e comunitárias, levando em consideração os sujeitos que nela estão inseridos. Para tanto, é preciso esclarecer os dilemas da temática e os tipos de inovações que estão presentes no atual cenário da educação brasileira, a fim de proporcionar aos profissionais um maior esclarecimento sobre o tema. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em trabalhos científicos e em documentário, com análise das informações de forma exploratória, em abordagem qualitativa. Os dados obtidos revelaram que as práticas com metodologias inovadoras precisam ser dialogadas e decididas por toda comunidade escolar, através da Gestão Democrática, sendo fundamental contar com as parcerias das universidades e Secretarias de Educação, além da criação de legislações que viabilizem estas inovações nas escolas públicas. Desta forma, conclui-se que é necessário o envolvimento de toda a comunidade escolar na implementação de metodologias inovadoras de ensino, o que somente é possível através do diálogo democrático. Tal análise permitiu compreender que inovações impostas e inseridas sem levar em consideração a realidade da escola e sem a ouvir as pessoas, possuem outros propósitos que diferem do ideal de se fazer uma educação libertadora. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-29T12:25:01Z 2024-02-29T12:25:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
POLAKIEWICZ JUNIOR, Samuel Rodrigues. Metodologias inovadoras na educação pública e comunitária: dilemas e possibilidades. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/32474 |
identifier_str_mv |
POLAKIEWICZ JUNIOR, Samuel Rodrigues. Metodologias inovadoras na educação pública e comunitária: dilemas e possibilidades. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32474 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823592639299584 |