Iniciação Cientifica no ensino médio: contribuindo para a formação de professores pesquisadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodriguez, Jaime Edmundo Apaza [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes [UNESP], Souza, Nair Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141543
Resumo: O desempenho dos alunos brasileiros nas avaliações estaduais (SARESP) e internacionais (PISA) sinalizam as dificuldades em relação à aprendizagem de Matemática. Diante desse cenário, foi idealizado, em 2009, o projeto de extensão “Iniciação Científica no Ensino Médio”, no qual os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática fazem o papel de orientadores de alunos das escolas do Ensino Médio. Este projeto tem os seguintes objetivos: Propiciar a interação entre alunos do Ensino Médio e da Licenciatura; desenvolver a capacidade de orientação de projetos dos alunos da Licenciatura; despertar o interesse dos alunos do Ensino Médio pelo estudo da Matemática e pela pesquisa científica; possibilitar ao aluno da Licenciatura o estudo de temas que, normalmente, não são abordados no Ensino Médio. Os alunos bolsistas (alunos do curso de Matemática) têm a oportunidade de conhecer o contexto escolar e os alunos do Ensino Médio de aprofundar o conhecimento matemático por meio do estudo dirigido e da pesquisa.
id UNSP_81c640d1ccb729dd43792c77d4e1d08f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141543
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Iniciação Cientifica no ensino médio: contribuindo para a formação de professores pesquisadoresEnsino médioMatemáticaIniciação científicaO desempenho dos alunos brasileiros nas avaliações estaduais (SARESP) e internacionais (PISA) sinalizam as dificuldades em relação à aprendizagem de Matemática. Diante desse cenário, foi idealizado, em 2009, o projeto de extensão “Iniciação Científica no Ensino Médio”, no qual os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática fazem o papel de orientadores de alunos das escolas do Ensino Médio. Este projeto tem os seguintes objetivos: Propiciar a interação entre alunos do Ensino Médio e da Licenciatura; desenvolver a capacidade de orientação de projetos dos alunos da Licenciatura; despertar o interesse dos alunos do Ensino Médio pelo estudo da Matemática e pela pesquisa científica; possibilitar ao aluno da Licenciatura o estudo de temas que, normalmente, não são abordados no Ensino Médio. Os alunos bolsistas (alunos do curso de Matemática) têm a oportunidade de conhecer o contexto escolar e os alunos do Ensino Médio de aprofundar o conhecimento matemático por meio do estudo dirigido e da pesquisa.Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Matemática, Ilha Solteira, SP, BrasilInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campo Grande, MS, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Matemática, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)Rodriguez, Jaime Edmundo Apaza [UNESP]Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes [UNESP]Souza, Nair Rodrigues de2016-07-19T12:59:23Z2016-07-19T12:59:23Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4065-4072application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4065-40722357-7819http://hdl.handle.net/11449/141543ISSN2357-7819-2014-4065-4072.pdf1404319585967080porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-10T15:42:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141543Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:30:14.081768Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Iniciação Cientifica no ensino médio: contribuindo para a formação de professores pesquisadores
title Iniciação Cientifica no ensino médio: contribuindo para a formação de professores pesquisadores
spellingShingle Iniciação Cientifica no ensino médio: contribuindo para a formação de professores pesquisadores
Rodriguez, Jaime Edmundo Apaza [UNESP]
Ensino médio
Matemática
Iniciação científica
title_short Iniciação Cientifica no ensino médio: contribuindo para a formação de professores pesquisadores
title_full Iniciação Cientifica no ensino médio: contribuindo para a formação de professores pesquisadores
title_fullStr Iniciação Cientifica no ensino médio: contribuindo para a formação de professores pesquisadores
title_full_unstemmed Iniciação Cientifica no ensino médio: contribuindo para a formação de professores pesquisadores
title_sort Iniciação Cientifica no ensino médio: contribuindo para a formação de professores pesquisadores
author Rodriguez, Jaime Edmundo Apaza [UNESP]
author_facet Rodriguez, Jaime Edmundo Apaza [UNESP]
Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes [UNESP]
Souza, Nair Rodrigues de
author_role author
author2 Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes [UNESP]
Souza, Nair Rodrigues de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodriguez, Jaime Edmundo Apaza [UNESP]
Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes [UNESP]
Souza, Nair Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Matemática
Iniciação científica
topic Ensino médio
Matemática
Iniciação científica
description O desempenho dos alunos brasileiros nas avaliações estaduais (SARESP) e internacionais (PISA) sinalizam as dificuldades em relação à aprendizagem de Matemática. Diante desse cenário, foi idealizado, em 2009, o projeto de extensão “Iniciação Científica no Ensino Médio”, no qual os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática fazem o papel de orientadores de alunos das escolas do Ensino Médio. Este projeto tem os seguintes objetivos: Propiciar a interação entre alunos do Ensino Médio e da Licenciatura; desenvolver a capacidade de orientação de projetos dos alunos da Licenciatura; despertar o interesse dos alunos do Ensino Médio pelo estudo da Matemática e pela pesquisa científica; possibilitar ao aluno da Licenciatura o estudo de temas que, normalmente, não são abordados no Ensino Médio. Os alunos bolsistas (alunos do curso de Matemática) têm a oportunidade de conhecer o contexto escolar e os alunos do Ensino Médio de aprofundar o conhecimento matemático por meio do estudo dirigido e da pesquisa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:23Z
2016-07-19T12:59:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4065-4072
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141543
ISSN2357-7819-2014-4065-4072.pdf
1404319585967080
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141543
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4065-4072
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-4065-4072.pdf
1404319585967080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 4065-4072
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129327858974720