SCHOOL INCLUSION AS A STRATEGY TO PROMOTE HEALTH WITH STUDENTS WITH SEN'S

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo , Pâmela Andrade
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Júnior , Gilmar Antoniassi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia Generalis
Texto Completo: https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/58
Resumo: Introdução: A educação é direito de todos os cidadãos brasileiros, bem como ter acesso a ela de forma gratuita e de qualidade. Nesse sentido, os alunos portadores de necessidades educacionais especais – NEE’s, também possuem esse direito e a inclusão escolar é a forma de garantir que esse direito seja cumprido em benefício do indivíduo e sendo uma estratégia de promover saúde, ao passo que saúde não é apenas o bem-estar físico ou mental mas também social.  Objetivos: investigar a percepção de professores do ensino fundamental acerca da inclusão escolar por meio de práticas educativas para promover saúde na escola, com estudantes portadores de NEE’s. Metodologia: trata-se de uma pesquisa de observação participante de natureza qualitativa que se utilizou do método entrevista episódica para produzir a descrição e reflexão com 10 professoras que trabalham no ensino fundamental em uma unidade escolar pela rede municipal de educação na cidade de Patos de Minas/MG e possuem em média 21,7 anos de formadas e 8,3 anos de trabalho com alunos com NEE’s. Considerações Finais: Conclui-se que a participação da família, o cumprimento das leis básicas da educação, a relação entre professor-aluno, a interação entre os alunos e a formação continuada são fatores que contribuem para a inclusão escolar e promovem a saúde.
id INDEP-1_b3ed9d851a798a0d0b327186a11d0798
oai_identifier_str oai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/58
network_acronym_str INDEP-1
network_name_str Scientia Generalis
repository_id_str
spelling SCHOOL INCLUSION AS A STRATEGY TO PROMOTE HEALTH WITH STUDENTS WITH SEN'SLA INCLUSIÓN ESCOLAR COMO ESTRATEGIA PARA PROMOVER LA SALUD DE LOS ESTUDIANTES CON NEEINCLUSÃO ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA DE PROMOVER SAÚDE COM ESTUDANTES PORTADORES DE NEE’SPsicologia; Estratégias; Inclusão escolar; Promoção da Saúde; NEEIntrodução: A educação é direito de todos os cidadãos brasileiros, bem como ter acesso a ela de forma gratuita e de qualidade. Nesse sentido, os alunos portadores de necessidades educacionais especais – NEE’s, também possuem esse direito e a inclusão escolar é a forma de garantir que esse direito seja cumprido em benefício do indivíduo e sendo uma estratégia de promover saúde, ao passo que saúde não é apenas o bem-estar físico ou mental mas também social.  Objetivos: investigar a percepção de professores do ensino fundamental acerca da inclusão escolar por meio de práticas educativas para promover saúde na escola, com estudantes portadores de NEE’s. Metodologia: trata-se de uma pesquisa de observação participante de natureza qualitativa que se utilizou do método entrevista episódica para produzir a descrição e reflexão com 10 professoras que trabalham no ensino fundamental em uma unidade escolar pela rede municipal de educação na cidade de Patos de Minas/MG e possuem em média 21,7 anos de formadas e 8,3 anos de trabalho com alunos com NEE’s. Considerações Finais: Conclui-se que a participação da família, o cumprimento das leis básicas da educação, a relação entre professor-aluno, a interação entre os alunos e a formação continuada são fatores que contribuem para a inclusão escolar e promovem a saúde.Scientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/58Scientia Generalis; v. 1 n. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 3-3Scientia Generalis; Vol. 1 No. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 3-3Scientia Generalis; Vol. 1 Núm. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 3-32675-2999reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPporhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/58/41Copyright (c) 2021 Pâmela Andrade Araújo , Gilmar Antoniassi Júnior https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo , Pâmela Andrade Júnior , Gilmar Antoniassi 2023-08-01T03:32:00Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/58Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2023-08-01T03:32Scientia Generalis - Publicação independentefalse
dc.title.none.fl_str_mv SCHOOL INCLUSION AS A STRATEGY TO PROMOTE HEALTH WITH STUDENTS WITH SEN'S
LA INCLUSIÓN ESCOLAR COMO ESTRATEGIA PARA PROMOVER LA SALUD DE LOS ESTUDIANTES CON NEE
INCLUSÃO ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA DE PROMOVER SAÚDE COM ESTUDANTES PORTADORES DE NEE’S
title SCHOOL INCLUSION AS A STRATEGY TO PROMOTE HEALTH WITH STUDENTS WITH SEN'S
spellingShingle SCHOOL INCLUSION AS A STRATEGY TO PROMOTE HEALTH WITH STUDENTS WITH SEN'S
Araújo , Pâmela Andrade
Psicologia; Estratégias; Inclusão escolar; Promoção da Saúde; NEE
title_short SCHOOL INCLUSION AS A STRATEGY TO PROMOTE HEALTH WITH STUDENTS WITH SEN'S
title_full SCHOOL INCLUSION AS A STRATEGY TO PROMOTE HEALTH WITH STUDENTS WITH SEN'S
title_fullStr SCHOOL INCLUSION AS A STRATEGY TO PROMOTE HEALTH WITH STUDENTS WITH SEN'S
title_full_unstemmed SCHOOL INCLUSION AS A STRATEGY TO PROMOTE HEALTH WITH STUDENTS WITH SEN'S
title_sort SCHOOL INCLUSION AS A STRATEGY TO PROMOTE HEALTH WITH STUDENTS WITH SEN'S
author Araújo , Pâmela Andrade
author_facet Araújo , Pâmela Andrade
Júnior , Gilmar Antoniassi
author_role author
author2 Júnior , Gilmar Antoniassi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo , Pâmela Andrade
Júnior , Gilmar Antoniassi
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia; Estratégias; Inclusão escolar; Promoção da Saúde; NEE
topic Psicologia; Estratégias; Inclusão escolar; Promoção da Saúde; NEE
description Introdução: A educação é direito de todos os cidadãos brasileiros, bem como ter acesso a ela de forma gratuita e de qualidade. Nesse sentido, os alunos portadores de necessidades educacionais especais – NEE’s, também possuem esse direito e a inclusão escolar é a forma de garantir que esse direito seja cumprido em benefício do indivíduo e sendo uma estratégia de promover saúde, ao passo que saúde não é apenas o bem-estar físico ou mental mas também social.  Objetivos: investigar a percepção de professores do ensino fundamental acerca da inclusão escolar por meio de práticas educativas para promover saúde na escola, com estudantes portadores de NEE’s. Metodologia: trata-se de uma pesquisa de observação participante de natureza qualitativa que se utilizou do método entrevista episódica para produzir a descrição e reflexão com 10 professoras que trabalham no ensino fundamental em uma unidade escolar pela rede municipal de educação na cidade de Patos de Minas/MG e possuem em média 21,7 anos de formadas e 8,3 anos de trabalho com alunos com NEE’s. Considerações Finais: Conclui-se que a participação da família, o cumprimento das leis básicas da educação, a relação entre professor-aluno, a interação entre os alunos e a formação continuada são fatores que contribuem para a inclusão escolar e promovem a saúde.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/58
url https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/58
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/58/41
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Pâmela Andrade Araújo , Gilmar Antoniassi Júnior
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Pâmela Andrade Araújo , Gilmar Antoniassi Júnior
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
dc.source.none.fl_str_mv Scientia Generalis; v. 1 n. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 3-3
Scientia Generalis; Vol. 1 No. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 3-3
Scientia Generalis; Vol. 1 Núm. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 3-3
2675-2999
reponame:Scientia Generalis
instname:Publicação independente
instacron:INDEP
instname_str Publicação independente
instacron_str INDEP
institution INDEP
reponame_str Scientia Generalis
collection Scientia Generalis
repository.name.fl_str_mv Scientia Generalis - Publicação independente
repository.mail.fl_str_mv editor@scientiageneralis.com.br
_version_ 1797042483849330688