SCHOOL INCLUSION AS A STRATEGY TO PROMOTE HEALTH WITH STUDENTS WITH SEN'S
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia Generalis |
Texto Completo: | https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/58 |
Resumo: | Introdução: A educação é direito de todos os cidadãos brasileiros, bem como ter acesso a ela de forma gratuita e de qualidade. Nesse sentido, os alunos portadores de necessidades educacionais especais – NEE’s, também possuem esse direito e a inclusão escolar é a forma de garantir que esse direito seja cumprido em benefício do indivíduo e sendo uma estratégia de promover saúde, ao passo que saúde não é apenas o bem-estar físico ou mental mas também social. Objetivos: investigar a percepção de professores do ensino fundamental acerca da inclusão escolar por meio de práticas educativas para promover saúde na escola, com estudantes portadores de NEE’s. Metodologia: trata-se de uma pesquisa de observação participante de natureza qualitativa que se utilizou do método entrevista episódica para produzir a descrição e reflexão com 10 professoras que trabalham no ensino fundamental em uma unidade escolar pela rede municipal de educação na cidade de Patos de Minas/MG e possuem em média 21,7 anos de formadas e 8,3 anos de trabalho com alunos com NEE’s. Considerações Finais: Conclui-se que a participação da família, o cumprimento das leis básicas da educação, a relação entre professor-aluno, a interação entre os alunos e a formação continuada são fatores que contribuem para a inclusão escolar e promovem a saúde. |
id |
INDEP-1_b3ed9d851a798a0d0b327186a11d0798 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/58 |
network_acronym_str |
INDEP-1 |
network_name_str |
Scientia Generalis |
repository_id_str |
|
spelling |
SCHOOL INCLUSION AS A STRATEGY TO PROMOTE HEALTH WITH STUDENTS WITH SEN'SLA INCLUSIÓN ESCOLAR COMO ESTRATEGIA PARA PROMOVER LA SALUD DE LOS ESTUDIANTES CON NEEINCLUSÃO ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA DE PROMOVER SAÚDE COM ESTUDANTES PORTADORES DE NEE’SPsicologia; Estratégias; Inclusão escolar; Promoção da Saúde; NEEIntrodução: A educação é direito de todos os cidadãos brasileiros, bem como ter acesso a ela de forma gratuita e de qualidade. Nesse sentido, os alunos portadores de necessidades educacionais especais – NEE’s, também possuem esse direito e a inclusão escolar é a forma de garantir que esse direito seja cumprido em benefício do indivíduo e sendo uma estratégia de promover saúde, ao passo que saúde não é apenas o bem-estar físico ou mental mas também social. Objetivos: investigar a percepção de professores do ensino fundamental acerca da inclusão escolar por meio de práticas educativas para promover saúde na escola, com estudantes portadores de NEE’s. Metodologia: trata-se de uma pesquisa de observação participante de natureza qualitativa que se utilizou do método entrevista episódica para produzir a descrição e reflexão com 10 professoras que trabalham no ensino fundamental em uma unidade escolar pela rede municipal de educação na cidade de Patos de Minas/MG e possuem em média 21,7 anos de formadas e 8,3 anos de trabalho com alunos com NEE’s. Considerações Finais: Conclui-se que a participação da família, o cumprimento das leis básicas da educação, a relação entre professor-aluno, a interação entre os alunos e a formação continuada são fatores que contribuem para a inclusão escolar e promovem a saúde.Scientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/58Scientia Generalis; v. 1 n. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 3-3Scientia Generalis; Vol. 1 No. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 3-3Scientia Generalis; Vol. 1 Núm. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 3-32675-2999reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPporhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/58/41Copyright (c) 2021 Pâmela Andrade Araújo , Gilmar Antoniassi Júnior https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo , Pâmela Andrade Júnior , Gilmar Antoniassi 2023-08-01T03:32:00Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/58Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2023-08-01T03:32Scientia Generalis - Publicação independentefalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
SCHOOL INCLUSION AS A STRATEGY TO PROMOTE HEALTH WITH STUDENTS WITH SEN'S LA INCLUSIÓN ESCOLAR COMO ESTRATEGIA PARA PROMOVER LA SALUD DE LOS ESTUDIANTES CON NEE INCLUSÃO ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA DE PROMOVER SAÚDE COM ESTUDANTES PORTADORES DE NEE’S |
title |
SCHOOL INCLUSION AS A STRATEGY TO PROMOTE HEALTH WITH STUDENTS WITH SEN'S |
spellingShingle |
SCHOOL INCLUSION AS A STRATEGY TO PROMOTE HEALTH WITH STUDENTS WITH SEN'S Araújo , Pâmela Andrade Psicologia; Estratégias; Inclusão escolar; Promoção da Saúde; NEE |
title_short |
SCHOOL INCLUSION AS A STRATEGY TO PROMOTE HEALTH WITH STUDENTS WITH SEN'S |
title_full |
SCHOOL INCLUSION AS A STRATEGY TO PROMOTE HEALTH WITH STUDENTS WITH SEN'S |
title_fullStr |
SCHOOL INCLUSION AS A STRATEGY TO PROMOTE HEALTH WITH STUDENTS WITH SEN'S |
title_full_unstemmed |
SCHOOL INCLUSION AS A STRATEGY TO PROMOTE HEALTH WITH STUDENTS WITH SEN'S |
title_sort |
SCHOOL INCLUSION AS A STRATEGY TO PROMOTE HEALTH WITH STUDENTS WITH SEN'S |
author |
Araújo , Pâmela Andrade |
author_facet |
Araújo , Pâmela Andrade Júnior , Gilmar Antoniassi |
author_role |
author |
author2 |
Júnior , Gilmar Antoniassi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo , Pâmela Andrade Júnior , Gilmar Antoniassi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia; Estratégias; Inclusão escolar; Promoção da Saúde; NEE |
topic |
Psicologia; Estratégias; Inclusão escolar; Promoção da Saúde; NEE |
description |
Introdução: A educação é direito de todos os cidadãos brasileiros, bem como ter acesso a ela de forma gratuita e de qualidade. Nesse sentido, os alunos portadores de necessidades educacionais especais – NEE’s, também possuem esse direito e a inclusão escolar é a forma de garantir que esse direito seja cumprido em benefício do indivíduo e sendo uma estratégia de promover saúde, ao passo que saúde não é apenas o bem-estar físico ou mental mas também social. Objetivos: investigar a percepção de professores do ensino fundamental acerca da inclusão escolar por meio de práticas educativas para promover saúde na escola, com estudantes portadores de NEE’s. Metodologia: trata-se de uma pesquisa de observação participante de natureza qualitativa que se utilizou do método entrevista episódica para produzir a descrição e reflexão com 10 professoras que trabalham no ensino fundamental em uma unidade escolar pela rede municipal de educação na cidade de Patos de Minas/MG e possuem em média 21,7 anos de formadas e 8,3 anos de trabalho com alunos com NEE’s. Considerações Finais: Conclui-se que a participação da família, o cumprimento das leis básicas da educação, a relação entre professor-aluno, a interação entre os alunos e a formação continuada são fatores que contribuem para a inclusão escolar e promovem a saúde. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/58 |
url |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/58 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/58/41 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Pâmela Andrade Araújo , Gilmar Antoniassi Júnior https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Pâmela Andrade Araújo , Gilmar Antoniassi Júnior https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis Scientia Generalis Scientia Generalis |
publisher.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis Scientia Generalis Scientia Generalis |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis; v. 1 n. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 3-3 Scientia Generalis; Vol. 1 No. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 3-3 Scientia Generalis; Vol. 1 Núm. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 3-3 2675-2999 reponame:Scientia Generalis instname:Publicação independente instacron:INDEP |
instname_str |
Publicação independente |
instacron_str |
INDEP |
institution |
INDEP |
reponame_str |
Scientia Generalis |
collection |
Scientia Generalis |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia Generalis - Publicação independente |
repository.mail.fl_str_mv |
editor@scientiageneralis.com.br |
_version_ |
1797042483849330688 |