FIELD EDUCATION: SCHOOL AT THE FRONTIER OF RIGHTS
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Scientia Generalis |
Texto Completo: | https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/134 |
Resumo: | Introdução: Este estudo destaca a história da construção de um direito, ou seja, um direito de acesso à educação, para aqueles que vivem no campo e possuem uma cultura da terra, da produção, do trabalho e do modo de vida rural, isto é, um direito a educação para àqueles que vinculam a construção da educação básica no campo com o movimento social e como esse movimento estaria se construindo. Dessa forma, verifica-se a importância de colocar a escola numa perspectiva da transformação social, conceituando evidentemente, que valores e relações são importantes para excluir qualquer tipo de desigualdade, além disso, desenvolver atividades que possam basear em propostas, novas formas de comunicação, pensamento, organizar uma luta intelectual e cultural, caracterizando um movimento social do campo contra uma não existência de escola capitalista. Objetivos: objetivou-se abordar que a educação do meio rural foi marcada por construções históricas culturais e que no âmbito do estado de direito, a educação, constitui uma ação estratégica para o desenvolvimento e a cidadania de todos os sujeitos que vivem ou trabalham no campo. Metodologia: Este estudo é de natureza qualitativa, realizado como produto científico, resenha intitulada Educação do Campo: escola na fronteira dos direitos, foi feito um levantamento bibliográfico nos sites científicos em relação à educação do campo, para tanto, apreciação da obra Por uma Educação do Campo - Cap II, de Miguel Arroyo. Considerações Finais: Diante disso, é possível considerar ainda, que no campo tem-se multiplicidade de saberes, a qual essa população rural produz nas suas experiências cotidianas, refletindo-se sobre a criação de um roteiro de trabalho para discutir a construção de uma política de educação do campo incorporada ao respeito à diversidade cultural e aos saberes tradicionais. |
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FIELD EDUCATION: SCHOOL AT THE FRONTIER OF RIGHTSEDUCACIÓN DE CAMPO: ESCUELA EN LA FRONTERA DE DERECHOSEDUCAÇÃO DO CAMPO: ESCOLA NA FRONTEIRA DOS DIREITOS Direito; Educação do Campo; Escola.Introdução: Este estudo destaca a história da construção de um direito, ou seja, um direito de acesso à educação, para aqueles que vivem no campo e possuem uma cultura da terra, da produção, do trabalho e do modo de vida rural, isto é, um direito a educação para àqueles que vinculam a construção da educação básica no campo com o movimento social e como esse movimento estaria se construindo. Dessa forma, verifica-se a importância de colocar a escola numa perspectiva da transformação social, conceituando evidentemente, que valores e relações são importantes para excluir qualquer tipo de desigualdade, além disso, desenvolver atividades que possam basear em propostas, novas formas de comunicação, pensamento, organizar uma luta intelectual e cultural, caracterizando um movimento social do campo contra uma não existência de escola capitalista. Objetivos: objetivou-se abordar que a educação do meio rural foi marcada por construções históricas culturais e que no âmbito do estado de direito, a educação, constitui uma ação estratégica para o desenvolvimento e a cidadania de todos os sujeitos que vivem ou trabalham no campo. Metodologia: Este estudo é de natureza qualitativa, realizado como produto científico, resenha intitulada Educação do Campo: escola na fronteira dos direitos, foi feito um levantamento bibliográfico nos sites científicos em relação à educação do campo, para tanto, apreciação da obra Por uma Educação do Campo - Cap II, de Miguel Arroyo. Considerações Finais: Diante disso, é possível considerar ainda, que no campo tem-se multiplicidade de saberes, a qual essa população rural produz nas suas experiências cotidianas, refletindo-se sobre a criação de um roteiro de trabalho para discutir a construção de uma política de educação do campo incorporada ao respeito à diversidade cultural e aos saberes tradicionais.Scientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2021-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/134Scientia Generalis; v. 1 n. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 75-75Scientia Generalis; Vol. 1 No. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 75-75Scientia Generalis; Vol. 1 Núm. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 75-752675-2999reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPporhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/134/110Copyright (c) 2021 Ana Flávia Silva Peres , Carlos Henrique Andrade Ferreira , Diego Alves Côrtes , Ernesto Furst Teixeira, Fabiane Souza Pacheco , Luciana Shimakawa , Nedilene Pereira Furst , Roseline Martins Sabião Sousa https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPeres , Ana Flávia Silva Ferreira , Carlos Henrique Andrade Côrtes , Diego Alves Teixeira, Ernesto Furst Pacheco , Fabiane Souza Shimakawa , Luciana Furst , Nedilene Pereira Sousa , Roseline Martins Sabião 2023-08-01T03:32:03Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/134Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2023-08-01T03:32:03Scientia Generalis - Publicação independentefalse |
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