Práticas pedagógicas jesuíticas na América portuguesa: evangelização e ensino para crianças indígenas no século 16
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2741 |
Resumo: | Diferentes estratégias pedagógicas foram criadas pelos jesuítas paraevangelizar as crianças indígenas da América portuguesa em seus primeiros anosde atuação. O trabalho inicial dos padres objetivou criar mecanismos que atraíssemas crianças para os rudimentos da fé cristã e, por meio delas, converter os adultos.A partir da análise das cartas inacianas, foi possível atestar que a pedagogia jesuítica, revelada nas suas mais distintas formas, foi adaptada para interferir no modo de vida indígena. O contato com a cultura dos nativos fez com que os padrescompreendessem a necessidade de adequar as ações da catequese aos recursospresentes no cotidiano dos nativos, a fim de atender aos interesses da Igreja e, porconseguinte, aos interesses da Metrópole portuguesa. |
id |
INEP-1_195d33fffa99dc1bd9877fe6fa4be50b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.172.29.9.66:article/2741 |
network_acronym_str |
INEP-1 |
network_name_str |
Em Aberto |
spelling |
Práticas pedagógicas jesuíticas na América portuguesa: evangelização e ensino para crianças indígenas no século 16Companhia de Jesus; pedagogia inaciana; Brasil Colônia; criança indígena.Diferentes estratégias pedagógicas foram criadas pelos jesuítas paraevangelizar as crianças indígenas da América portuguesa em seus primeiros anosde atuação. O trabalho inicial dos padres objetivou criar mecanismos que atraíssemas crianças para os rudimentos da fé cristã e, por meio delas, converter os adultos.A partir da análise das cartas inacianas, foi possível atestar que a pedagogia jesuítica, revelada nas suas mais distintas formas, foi adaptada para interferir no modo de vida indígena. O contato com a cultura dos nativos fez com que os padrescompreendessem a necessidade de adequar as ações da catequese aos recursospresentes no cotidiano dos nativos, a fim de atender aos interesses da Igreja e, porconseguinte, aos interesses da Metrópole portuguesa.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisCasimiro, Ana Palmira Bittencour SantosSilveira, Camila Nunes DuarteAlmeida, Maria Cleidiana Oliveira de2016-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/274110.24109/2176-6673.emaberto.29i95.2741Em Aberto; v. 29, n. 95 (2016): Diferenças e educação: um enfoque cultural217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.29i95reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2741/2553Direitos autorais 2016 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:02Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas jesuíticas na América portuguesa: evangelização e ensino para crianças indígenas no século 16 |
title |
Práticas pedagógicas jesuíticas na América portuguesa: evangelização e ensino para crianças indígenas no século 16 |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas jesuíticas na América portuguesa: evangelização e ensino para crianças indígenas no século 16 Casimiro, Ana Palmira Bittencour Santos Companhia de Jesus; pedagogia inaciana; Brasil Colônia; criança indígena. |
title_short |
Práticas pedagógicas jesuíticas na América portuguesa: evangelização e ensino para crianças indígenas no século 16 |
title_full |
Práticas pedagógicas jesuíticas na América portuguesa: evangelização e ensino para crianças indígenas no século 16 |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas jesuíticas na América portuguesa: evangelização e ensino para crianças indígenas no século 16 |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas jesuíticas na América portuguesa: evangelização e ensino para crianças indígenas no século 16 |
title_sort |
Práticas pedagógicas jesuíticas na América portuguesa: evangelização e ensino para crianças indígenas no século 16 |
author |
Casimiro, Ana Palmira Bittencour Santos |
author_facet |
Casimiro, Ana Palmira Bittencour Santos Silveira, Camila Nunes Duarte Almeida, Maria Cleidiana Oliveira de |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Camila Nunes Duarte Almeida, Maria Cleidiana Oliveira de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casimiro, Ana Palmira Bittencour Santos Silveira, Camila Nunes Duarte Almeida, Maria Cleidiana Oliveira de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Companhia de Jesus; pedagogia inaciana; Brasil Colônia; criança indígena. |
topic |
Companhia de Jesus; pedagogia inaciana; Brasil Colônia; criança indígena. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Diferentes estratégias pedagógicas foram criadas pelos jesuítas paraevangelizar as crianças indígenas da América portuguesa em seus primeiros anosde atuação. O trabalho inicial dos padres objetivou criar mecanismos que atraíssemas crianças para os rudimentos da fé cristã e, por meio delas, converter os adultos.A partir da análise das cartas inacianas, foi possível atestar que a pedagogia jesuítica, revelada nas suas mais distintas formas, foi adaptada para interferir no modo de vida indígena. O contato com a cultura dos nativos fez com que os padrescompreendessem a necessidade de adequar as ações da catequese aos recursospresentes no cotidiano dos nativos, a fim de atender aos interesses da Igreja e, porconseguinte, aos interesses da Metrópole portuguesa. |
description |
Diferentes estratégias pedagógicas foram criadas pelos jesuítas paraevangelizar as crianças indígenas da América portuguesa em seus primeiros anosde atuação. O trabalho inicial dos padres objetivou criar mecanismos que atraíssemas crianças para os rudimentos da fé cristã e, por meio delas, converter os adultos.A partir da análise das cartas inacianas, foi possível atestar que a pedagogia jesuítica, revelada nas suas mais distintas formas, foi adaptada para interferir no modo de vida indígena. O contato com a cultura dos nativos fez com que os padrescompreendessem a necessidade de adequar as ações da catequese aos recursospresentes no cotidiano dos nativos, a fim de atender aos interesses da Igreja e, porconseguinte, aos interesses da Metrópole portuguesa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2741 10.24109/2176-6673.emaberto.29i95.2741 |
url |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2741 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6673.emaberto.29i95.2741 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2741/2553 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Em Aberto; v. 29, n. 95 (2016): Diferenças e educação: um enfoque cultural 21766673 0104-1037 10.24109/2176-6673.emaberto.29i95 reponame:Em Aberto instname:INEP instacron:INEP |
reponame_str |
Em Aberto |
collection |
Em Aberto |
instname_str |
INEP |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1635981642986160128 |