Práticas pedagógicas jesuíticas na América portuguesa: evangelização e ensino para crianças indígenas no século 16

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casimiro, Ana Palmira Bittencour Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silveira, Camila Nunes Duarte, Almeida, Maria Cleidiana Oliveira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2741
Resumo: Diferentes estratégias pedagógicas foram criadas pelos jesuítas paraevangelizar as crianças indígenas da América portuguesa em seus primeiros anosde atuação. O trabalho inicial dos padres objetivou criar mecanismos que atraíssemas crianças para os rudimentos da fé cristã e, por meio delas, converter os adultos.A partir da análise das cartas inacianas, foi possível atestar que a pedagogia jesuítica, revelada nas suas mais distintas formas, foi adaptada para interferir no modo de vida indígena. O contato com a cultura dos nativos fez com que os padrescompreendessem a necessidade de adequar as ações da catequese aos recursospresentes no cotidiano dos nativos, a fim de atender aos interesses da Igreja e, porconseguinte, aos interesses da Metrópole portuguesa.
id INEP-1_195d33fffa99dc1bd9877fe6fa4be50b
oai_identifier_str oai:ojs.172.29.9.66:article/2741
network_acronym_str INEP-1
network_name_str Em Aberto
spelling Práticas pedagógicas jesuíticas na América portuguesa: evangelização e ensino para crianças indígenas no século 16Companhia de Jesus; pedagogia inaciana; Brasil Colônia; criança indígena.Diferentes estratégias pedagógicas foram criadas pelos jesuítas paraevangelizar as crianças indígenas da América portuguesa em seus primeiros anosde atuação. O trabalho inicial dos padres objetivou criar mecanismos que atraíssemas crianças para os rudimentos da fé cristã e, por meio delas, converter os adultos.A partir da análise das cartas inacianas, foi possível atestar que a pedagogia jesuítica, revelada nas suas mais distintas formas, foi adaptada para interferir no modo de vida indígena. O contato com a cultura dos nativos fez com que os padrescompreendessem a necessidade de adequar as ações da catequese aos recursospresentes no cotidiano dos nativos, a fim de atender aos interesses da Igreja e, porconseguinte, aos interesses da Metrópole portuguesa.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisCasimiro, Ana Palmira Bittencour SantosSilveira, Camila Nunes DuarteAlmeida, Maria Cleidiana Oliveira de2016-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/274110.24109/2176-6673.emaberto.29i95.2741Em Aberto; v. 29, n. 95 (2016): Diferenças e educação: um enfoque cultural217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.29i95reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2741/2553Direitos autorais 2016 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:02Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas jesuíticas na América portuguesa: evangelização e ensino para crianças indígenas no século 16
title Práticas pedagógicas jesuíticas na América portuguesa: evangelização e ensino para crianças indígenas no século 16
spellingShingle Práticas pedagógicas jesuíticas na América portuguesa: evangelização e ensino para crianças indígenas no século 16
Casimiro, Ana Palmira Bittencour Santos
Companhia de Jesus; pedagogia inaciana; Brasil Colônia; criança indígena.
title_short Práticas pedagógicas jesuíticas na América portuguesa: evangelização e ensino para crianças indígenas no século 16
title_full Práticas pedagógicas jesuíticas na América portuguesa: evangelização e ensino para crianças indígenas no século 16
title_fullStr Práticas pedagógicas jesuíticas na América portuguesa: evangelização e ensino para crianças indígenas no século 16
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas jesuíticas na América portuguesa: evangelização e ensino para crianças indígenas no século 16
title_sort Práticas pedagógicas jesuíticas na América portuguesa: evangelização e ensino para crianças indígenas no século 16
author Casimiro, Ana Palmira Bittencour Santos
author_facet Casimiro, Ana Palmira Bittencour Santos
Silveira, Camila Nunes Duarte
Almeida, Maria Cleidiana Oliveira de
author_role author
author2 Silveira, Camila Nunes Duarte
Almeida, Maria Cleidiana Oliveira de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Casimiro, Ana Palmira Bittencour Santos
Silveira, Camila Nunes Duarte
Almeida, Maria Cleidiana Oliveira de
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Companhia de Jesus; pedagogia inaciana; Brasil Colônia; criança indígena.
topic Companhia de Jesus; pedagogia inaciana; Brasil Colônia; criança indígena.
dc.description.none.fl_txt_mv Diferentes estratégias pedagógicas foram criadas pelos jesuítas paraevangelizar as crianças indígenas da América portuguesa em seus primeiros anosde atuação. O trabalho inicial dos padres objetivou criar mecanismos que atraíssemas crianças para os rudimentos da fé cristã e, por meio delas, converter os adultos.A partir da análise das cartas inacianas, foi possível atestar que a pedagogia jesuítica, revelada nas suas mais distintas formas, foi adaptada para interferir no modo de vida indígena. O contato com a cultura dos nativos fez com que os padrescompreendessem a necessidade de adequar as ações da catequese aos recursospresentes no cotidiano dos nativos, a fim de atender aos interesses da Igreja e, porconseguinte, aos interesses da Metrópole portuguesa.
description Diferentes estratégias pedagógicas foram criadas pelos jesuítas paraevangelizar as crianças indígenas da América portuguesa em seus primeiros anosde atuação. O trabalho inicial dos padres objetivou criar mecanismos que atraíssemas crianças para os rudimentos da fé cristã e, por meio delas, converter os adultos.A partir da análise das cartas inacianas, foi possível atestar que a pedagogia jesuítica, revelada nas suas mais distintas formas, foi adaptada para interferir no modo de vida indígena. O contato com a cultura dos nativos fez com que os padrescompreendessem a necessidade de adequar as ações da catequese aos recursospresentes no cotidiano dos nativos, a fim de atender aos interesses da Igreja e, porconseguinte, aos interesses da Metrópole portuguesa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2741
10.24109/2176-6673.emaberto.29i95.2741
url http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2741
identifier_str_mv 10.24109/2176-6673.emaberto.29i95.2741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2741/2553
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Em Aberto; v. 29, n. 95 (2016): Diferenças e educação: um enfoque cultural
21766673
0104-1037
10.24109/2176-6673.emaberto.29i95
reponame:Em Aberto
instname:INEP
instacron:INEP
reponame_str Em Aberto
collection Em Aberto
instname_str INEP
instacron_str INEP
institution INEP
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1635981642986160128