Narrativas e diferenças em língua de sinais brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2737 |
Resumo: | Produções culturais em comunidades surdas, mais especificamente,narrativas produzidas em língua brasileira de sinais, foram analisadas com oobjetivo de verificar a inscrição do surdo em tramas narrativas diversas. Esteestudo filia-se aos Estudos Culturais em Educação, por entender a cultura comocampo de luta em torno de significação social, e aos Estudos Surdos, por concebera cultura surda como espaço de contestação e de constituição de identidades ediferenças que determinam a vida de indivíduos e de populações. As narrativasproduzidas em língua de sinais evidenciam a forma com que a comunidade surdavem imprimindo significados na constituição de identidades e diferenças. Taisnarrativas convergem para o entendimento dessa comunidade como grupo culturale como minoria linguística. |
id |
INEP-1_231a268272963eeae7a00076e968ed74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.172.29.9.66:article/2737 |
network_acronym_str |
INEP-1 |
network_name_str |
Em Aberto |
spelling |
Narrativas e diferenças em língua de sinais brasileiraestudos surdos; narrativas; diferenças individuais; língua brasileira de sinais.Produções culturais em comunidades surdas, mais especificamente,narrativas produzidas em língua brasileira de sinais, foram analisadas com oobjetivo de verificar a inscrição do surdo em tramas narrativas diversas. Esteestudo filia-se aos Estudos Culturais em Educação, por entender a cultura comocampo de luta em torno de significação social, e aos Estudos Surdos, por concebera cultura surda como espaço de contestação e de constituição de identidades ediferenças que determinam a vida de indivíduos e de populações. As narrativasproduzidas em língua de sinais evidenciam a forma com que a comunidade surdavem imprimindo significados na constituição de identidades e diferenças. Taisnarrativas convergem para o entendimento dessa comunidade como grupo culturale como minoria linguística.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisKarnopp, Lodenir BeckerKlein, Madalena2016-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/273710.24109/2176-6673.emaberto.29i95.2737Em Aberto; v. 29, n. 95 (2016): Diferenças e educação: um enfoque cultural217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.29i95reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2737/2550Direitos autorais 2016 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:02Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas e diferenças em língua de sinais brasileira |
title |
Narrativas e diferenças em língua de sinais brasileira |
spellingShingle |
Narrativas e diferenças em língua de sinais brasileira Karnopp, Lodenir Becker estudos surdos; narrativas; diferenças individuais; língua brasileira de sinais. |
title_short |
Narrativas e diferenças em língua de sinais brasileira |
title_full |
Narrativas e diferenças em língua de sinais brasileira |
title_fullStr |
Narrativas e diferenças em língua de sinais brasileira |
title_full_unstemmed |
Narrativas e diferenças em língua de sinais brasileira |
title_sort |
Narrativas e diferenças em língua de sinais brasileira |
author |
Karnopp, Lodenir Becker |
author_facet |
Karnopp, Lodenir Becker Klein, Madalena |
author_role |
author |
author2 |
Klein, Madalena |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Karnopp, Lodenir Becker Klein, Madalena |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
estudos surdos; narrativas; diferenças individuais; língua brasileira de sinais. |
topic |
estudos surdos; narrativas; diferenças individuais; língua brasileira de sinais. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Produções culturais em comunidades surdas, mais especificamente,narrativas produzidas em língua brasileira de sinais, foram analisadas com oobjetivo de verificar a inscrição do surdo em tramas narrativas diversas. Esteestudo filia-se aos Estudos Culturais em Educação, por entender a cultura comocampo de luta em torno de significação social, e aos Estudos Surdos, por concebera cultura surda como espaço de contestação e de constituição de identidades ediferenças que determinam a vida de indivíduos e de populações. As narrativasproduzidas em língua de sinais evidenciam a forma com que a comunidade surdavem imprimindo significados na constituição de identidades e diferenças. Taisnarrativas convergem para o entendimento dessa comunidade como grupo culturale como minoria linguística. |
description |
Produções culturais em comunidades surdas, mais especificamente,narrativas produzidas em língua brasileira de sinais, foram analisadas com oobjetivo de verificar a inscrição do surdo em tramas narrativas diversas. Esteestudo filia-se aos Estudos Culturais em Educação, por entender a cultura comocampo de luta em torno de significação social, e aos Estudos Surdos, por concebera cultura surda como espaço de contestação e de constituição de identidades ediferenças que determinam a vida de indivíduos e de populações. As narrativasproduzidas em língua de sinais evidenciam a forma com que a comunidade surdavem imprimindo significados na constituição de identidades e diferenças. Taisnarrativas convergem para o entendimento dessa comunidade como grupo culturale como minoria linguística. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2737 10.24109/2176-6673.emaberto.29i95.2737 |
url |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2737 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6673.emaberto.29i95.2737 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2737/2550 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Em Aberto; v. 29, n. 95 (2016): Diferenças e educação: um enfoque cultural 21766673 0104-1037 10.24109/2176-6673.emaberto.29i95 reponame:Em Aberto instname:INEP instacron:INEP |
reponame_str |
Em Aberto |
collection |
Em Aberto |
instname_str |
INEP |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1635981642973577216 |