“Um bando chamado desejo”: imagens de corpos, gêneros e sexualidades por professores/as de ciências em formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gurgel, Evanilson
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Maknamara, Marlécio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3955
Resumo: Com vínculo nas pesquisas (auto)biográficas em perspectiva pós-crítica, tomam-se como material empírico narrativas (auto)biográficas de docentes de ciências em formação inicial. O objetivo é visibilizar imagens de corpos, gêneros e sexualidades presentes em suas histórias de vida. Para analisar os ditos desses/as professores/as, investigamos suas falas no intuito de procurar vestígios, traços e marcas de como os elementos da “trinca” corpos, gêneros e sexualidades podem emergir em suas narrativas. Os resultados são organizados em três tópicos: desterritorializar, despalavrear e cinematografar, em torno dos quais são problematizadas as imagens de corpos, gêneros e sexualidades. Apenas uma das professoras em formação conseguiu, com base em suas imagens de corpos, gêneros e sexualidades, inferir que são elementos conectáveis às suas futuras práticas de ensino.
id INEP-1_238e50348e8970995d2e68bbb2d96243
oai_identifier_str oai:ojs.172.29.9.66:article/3955
network_acronym_str INEP-1
network_name_str Em Aberto
spelling “Um bando chamado desejo”: imagens de corpos, gêneros e sexualidades por professores/as de ciências em formaçãoCorpos; Gêneros; Sexualidades; Formação de Professores; Ensino de Ciências.Com vínculo nas pesquisas (auto)biográficas em perspectiva pós-crítica, tomam-se como material empírico narrativas (auto)biográficas de docentes de ciências em formação inicial. O objetivo é visibilizar imagens de corpos, gêneros e sexualidades presentes em suas histórias de vida. Para analisar os ditos desses/as professores/as, investigamos suas falas no intuito de procurar vestígios, traços e marcas de como os elementos da “trinca” corpos, gêneros e sexualidades podem emergir em suas narrativas. Os resultados são organizados em três tópicos: desterritorializar, despalavrear e cinematografar, em torno dos quais são problematizadas as imagens de corpos, gêneros e sexualidades. Apenas uma das professoras em formação conseguiu, com base em suas imagens de corpos, gêneros e sexualidades, inferir que são elementos conectáveis às suas futuras práticas de ensino.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisCAPESCNPq.Gurgel, EvanilsonMaknamara, Marlécio2018-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/395510.24109/2176-6673.emaberto.31i103.3955Em Aberto; v. 31, n. 103 (2018): Imagem e ensino: possíveis diálogos217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.31i103reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3955/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/downloadSuppFile/3955/347Direitos autorais 2018 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:12Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv “Um bando chamado desejo”: imagens de corpos, gêneros e sexualidades por professores/as de ciências em formação
title “Um bando chamado desejo”: imagens de corpos, gêneros e sexualidades por professores/as de ciências em formação
spellingShingle “Um bando chamado desejo”: imagens de corpos, gêneros e sexualidades por professores/as de ciências em formação
Gurgel, Evanilson
Corpos; Gêneros; Sexualidades; Formação de Professores; Ensino de Ciências.
title_short “Um bando chamado desejo”: imagens de corpos, gêneros e sexualidades por professores/as de ciências em formação
title_full “Um bando chamado desejo”: imagens de corpos, gêneros e sexualidades por professores/as de ciências em formação
title_fullStr “Um bando chamado desejo”: imagens de corpos, gêneros e sexualidades por professores/as de ciências em formação
title_full_unstemmed “Um bando chamado desejo”: imagens de corpos, gêneros e sexualidades por professores/as de ciências em formação
title_sort “Um bando chamado desejo”: imagens de corpos, gêneros e sexualidades por professores/as de ciências em formação
author Gurgel, Evanilson
author_facet Gurgel, Evanilson
Maknamara, Marlécio
author_role author
author2 Maknamara, Marlécio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
CNPq.
dc.contributor.author.fl_str_mv Gurgel, Evanilson
Maknamara, Marlécio
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Corpos; Gêneros; Sexualidades; Formação de Professores; Ensino de Ciências.
topic Corpos; Gêneros; Sexualidades; Formação de Professores; Ensino de Ciências.
dc.description.none.fl_txt_mv Com vínculo nas pesquisas (auto)biográficas em perspectiva pós-crítica, tomam-se como material empírico narrativas (auto)biográficas de docentes de ciências em formação inicial. O objetivo é visibilizar imagens de corpos, gêneros e sexualidades presentes em suas histórias de vida. Para analisar os ditos desses/as professores/as, investigamos suas falas no intuito de procurar vestígios, traços e marcas de como os elementos da “trinca” corpos, gêneros e sexualidades podem emergir em suas narrativas. Os resultados são organizados em três tópicos: desterritorializar, despalavrear e cinematografar, em torno dos quais são problematizadas as imagens de corpos, gêneros e sexualidades. Apenas uma das professoras em formação conseguiu, com base em suas imagens de corpos, gêneros e sexualidades, inferir que são elementos conectáveis às suas futuras práticas de ensino.
description Com vínculo nas pesquisas (auto)biográficas em perspectiva pós-crítica, tomam-se como material empírico narrativas (auto)biográficas de docentes de ciências em formação inicial. O objetivo é visibilizar imagens de corpos, gêneros e sexualidades presentes em suas histórias de vida. Para analisar os ditos desses/as professores/as, investigamos suas falas no intuito de procurar vestígios, traços e marcas de como os elementos da “trinca” corpos, gêneros e sexualidades podem emergir em suas narrativas. Os resultados são organizados em três tópicos: desterritorializar, despalavrear e cinematografar, em torno dos quais são problematizadas as imagens de corpos, gêneros e sexualidades. Apenas uma das professoras em formação conseguiu, com base em suas imagens de corpos, gêneros e sexualidades, inferir que são elementos conectáveis às suas futuras práticas de ensino.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3955
10.24109/2176-6673.emaberto.31i103.3955
url http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3955
identifier_str_mv 10.24109/2176-6673.emaberto.31i103.3955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3955/pdf
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/downloadSuppFile/3955/347
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Em Aberto; v. 31, n. 103 (2018): Imagem e ensino: possíveis diálogos
21766673
0104-1037
10.24109/2176-6673.emaberto.31i103
reponame:Em Aberto
instname:INEP
instacron:INEP
reponame_str Em Aberto
collection Em Aberto
instname_str INEP
instacron_str INEP
institution INEP
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1635981643390910464