“Um bando chamado desejo”: imagens de corpos, gêneros e sexualidades por professores/as de ciências em formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3955 |
Resumo: | Com vínculo nas pesquisas (auto)biográficas em perspectiva pós-crítica, tomam-se como material empírico narrativas (auto)biográficas de docentes de ciências em formação inicial. O objetivo é visibilizar imagens de corpos, gêneros e sexualidades presentes em suas histórias de vida. Para analisar os ditos desses/as professores/as, investigamos suas falas no intuito de procurar vestígios, traços e marcas de como os elementos da “trinca” corpos, gêneros e sexualidades podem emergir em suas narrativas. Os resultados são organizados em três tópicos: desterritorializar, despalavrear e cinematografar, em torno dos quais são problematizadas as imagens de corpos, gêneros e sexualidades. Apenas uma das professoras em formação conseguiu, com base em suas imagens de corpos, gêneros e sexualidades, inferir que são elementos conectáveis às suas futuras práticas de ensino. |
id |
INEP-1_238e50348e8970995d2e68bbb2d96243 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.172.29.9.66:article/3955 |
network_acronym_str |
INEP-1 |
network_name_str |
Em Aberto |
spelling |
“Um bando chamado desejo”: imagens de corpos, gêneros e sexualidades por professores/as de ciências em formaçãoCorpos; Gêneros; Sexualidades; Formação de Professores; Ensino de Ciências.Com vínculo nas pesquisas (auto)biográficas em perspectiva pós-crítica, tomam-se como material empírico narrativas (auto)biográficas de docentes de ciências em formação inicial. O objetivo é visibilizar imagens de corpos, gêneros e sexualidades presentes em suas histórias de vida. Para analisar os ditos desses/as professores/as, investigamos suas falas no intuito de procurar vestígios, traços e marcas de como os elementos da “trinca” corpos, gêneros e sexualidades podem emergir em suas narrativas. Os resultados são organizados em três tópicos: desterritorializar, despalavrear e cinematografar, em torno dos quais são problematizadas as imagens de corpos, gêneros e sexualidades. Apenas uma das professoras em formação conseguiu, com base em suas imagens de corpos, gêneros e sexualidades, inferir que são elementos conectáveis às suas futuras práticas de ensino.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisCAPESCNPq.Gurgel, EvanilsonMaknamara, Marlécio2018-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/395510.24109/2176-6673.emaberto.31i103.3955Em Aberto; v. 31, n. 103 (2018): Imagem e ensino: possíveis diálogos217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.31i103reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3955/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/downloadSuppFile/3955/347Direitos autorais 2018 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:12Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Um bando chamado desejo”: imagens de corpos, gêneros e sexualidades por professores/as de ciências em formação |
title |
“Um bando chamado desejo”: imagens de corpos, gêneros e sexualidades por professores/as de ciências em formação |
spellingShingle |
“Um bando chamado desejo”: imagens de corpos, gêneros e sexualidades por professores/as de ciências em formação Gurgel, Evanilson Corpos; Gêneros; Sexualidades; Formação de Professores; Ensino de Ciências. |
title_short |
“Um bando chamado desejo”: imagens de corpos, gêneros e sexualidades por professores/as de ciências em formação |
title_full |
“Um bando chamado desejo”: imagens de corpos, gêneros e sexualidades por professores/as de ciências em formação |
title_fullStr |
“Um bando chamado desejo”: imagens de corpos, gêneros e sexualidades por professores/as de ciências em formação |
title_full_unstemmed |
“Um bando chamado desejo”: imagens de corpos, gêneros e sexualidades por professores/as de ciências em formação |
title_sort |
“Um bando chamado desejo”: imagens de corpos, gêneros e sexualidades por professores/as de ciências em formação |
author |
Gurgel, Evanilson |
author_facet |
Gurgel, Evanilson Maknamara, Marlécio |
author_role |
author |
author2 |
Maknamara, Marlécio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES CNPq. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gurgel, Evanilson Maknamara, Marlécio |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpos; Gêneros; Sexualidades; Formação de Professores; Ensino de Ciências. |
topic |
Corpos; Gêneros; Sexualidades; Formação de Professores; Ensino de Ciências. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Com vínculo nas pesquisas (auto)biográficas em perspectiva pós-crítica, tomam-se como material empírico narrativas (auto)biográficas de docentes de ciências em formação inicial. O objetivo é visibilizar imagens de corpos, gêneros e sexualidades presentes em suas histórias de vida. Para analisar os ditos desses/as professores/as, investigamos suas falas no intuito de procurar vestígios, traços e marcas de como os elementos da “trinca” corpos, gêneros e sexualidades podem emergir em suas narrativas. Os resultados são organizados em três tópicos: desterritorializar, despalavrear e cinematografar, em torno dos quais são problematizadas as imagens de corpos, gêneros e sexualidades. Apenas uma das professoras em formação conseguiu, com base em suas imagens de corpos, gêneros e sexualidades, inferir que são elementos conectáveis às suas futuras práticas de ensino. |
description |
Com vínculo nas pesquisas (auto)biográficas em perspectiva pós-crítica, tomam-se como material empírico narrativas (auto)biográficas de docentes de ciências em formação inicial. O objetivo é visibilizar imagens de corpos, gêneros e sexualidades presentes em suas histórias de vida. Para analisar os ditos desses/as professores/as, investigamos suas falas no intuito de procurar vestígios, traços e marcas de como os elementos da “trinca” corpos, gêneros e sexualidades podem emergir em suas narrativas. Os resultados são organizados em três tópicos: desterritorializar, despalavrear e cinematografar, em torno dos quais são problematizadas as imagens de corpos, gêneros e sexualidades. Apenas uma das professoras em formação conseguiu, com base em suas imagens de corpos, gêneros e sexualidades, inferir que são elementos conectáveis às suas futuras práticas de ensino. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3955 10.24109/2176-6673.emaberto.31i103.3955 |
url |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3955 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6673.emaberto.31i103.3955 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3955/pdf http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/downloadSuppFile/3955/347 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Em Aberto; v. 31, n. 103 (2018): Imagem e ensino: possíveis diálogos 21766673 0104-1037 10.24109/2176-6673.emaberto.31i103 reponame:Em Aberto instname:INEP instacron:INEP |
reponame_str |
Em Aberto |
collection |
Em Aberto |
instname_str |
INEP |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1635981643390910464 |