O modelo de role-play para a avaliação em português para fins específicos do Projeto Mais Médicos para o Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4291 |
Resumo: | Vinculado ao Programa Mais Médicos (PMM), o Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB) foi instituído em 2013 com o principal objetivo de prover médicos para unidades do Sistema Único de Saúde situadas em regiões brasileiras carentes desses profissionais. Nos primeiros anos do projeto, a maior parte das vagas foi ocupada por estrangeiros, o que acarretou a necessidade de cursos e avaliações de português como língua adicional para fins específicos. Considerando a importância de se historiarem as ações de política linguística empreendidas no âmbito do PMMB, este artigo focaliza o principal instrumento avaliativo adotado nas quatro primeiras edições do chamado “Módulo de Acolhimento e Avaliação” (MAAv) desse projeto: um teste de desempenho em língua portuguesa, em formato de role-play, simulando uma situação de atendimento médico na atenção básica. Após um breve histórico do PMM e do MAAv, descrevemos a estrutura e as características do teste, apresentando exemplos de provas aplicadas e de grades de avaliação. Em seguida, discutimos os principais desafios implicados na concepção, aplicação e correção do exame, tendo em vista a relação inversamente proporcional entre validade, por um lado, e confiabilidade e praticidade, por outro. |
id |
INEP-1_56782d2d1a274a9f480489d82b3c6935 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.172.29.9.66:article/4291 |
network_acronym_str |
INEP-1 |
network_name_str |
Em Aberto |
spelling |
O modelo de role-play para a avaliação em português para fins específicos do Projeto Mais Médicos para o Brasilavaliação para fins específicos; português como língua adicional; Projeto Mais Médicos para o Brasil.avaliaçãoVinculado ao Programa Mais Médicos (PMM), o Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB) foi instituído em 2013 com o principal objetivo de prover médicos para unidades do Sistema Único de Saúde situadas em regiões brasileiras carentes desses profissionais. Nos primeiros anos do projeto, a maior parte das vagas foi ocupada por estrangeiros, o que acarretou a necessidade de cursos e avaliações de português como língua adicional para fins específicos. Considerando a importância de se historiarem as ações de política linguística empreendidas no âmbito do PMMB, este artigo focaliza o principal instrumento avaliativo adotado nas quatro primeiras edições do chamado “Módulo de Acolhimento e Avaliação” (MAAv) desse projeto: um teste de desempenho em língua portuguesa, em formato de role-play, simulando uma situação de atendimento médico na atenção básica. Após um breve histórico do PMM e do MAAv, descrevemos a estrutura e as características do teste, apresentando exemplos de provas aplicadas e de grades de avaliação. Em seguida, discutimos os principais desafios implicados na concepção, aplicação e correção do exame, tendo em vista a relação inversamente proporcional entre validade, por um lado, e confiabilidade e praticidade, por outro.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisDiniz, Leandro Rodrigues AlvesBizon, Ana Cecília Cossi2019-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/429110.24109/2176-6673.emaberto.32i104.4291Em Aberto; v. 32, n. 104 (2019): Avaliação em língua portuguesa217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.32i104reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4291/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/downloadSuppFile/4291/474Direitos autorais 2019 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-14T13:00:09Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
O modelo de role-play para a avaliação em português para fins específicos do Projeto Mais Médicos para o Brasil |
title |
O modelo de role-play para a avaliação em português para fins específicos do Projeto Mais Médicos para o Brasil |
spellingShingle |
O modelo de role-play para a avaliação em português para fins específicos do Projeto Mais Médicos para o Brasil Diniz, Leandro Rodrigues Alves avaliação para fins específicos; português como língua adicional; Projeto Mais Médicos para o Brasil. avaliação |
title_short |
O modelo de role-play para a avaliação em português para fins específicos do Projeto Mais Médicos para o Brasil |
title_full |
O modelo de role-play para a avaliação em português para fins específicos do Projeto Mais Médicos para o Brasil |
title_fullStr |
O modelo de role-play para a avaliação em português para fins específicos do Projeto Mais Médicos para o Brasil |
title_full_unstemmed |
O modelo de role-play para a avaliação em português para fins específicos do Projeto Mais Médicos para o Brasil |
title_sort |
O modelo de role-play para a avaliação em português para fins específicos do Projeto Mais Médicos para o Brasil |
author |
Diniz, Leandro Rodrigues Alves |
author_facet |
Diniz, Leandro Rodrigues Alves Bizon, Ana Cecília Cossi |
author_role |
author |
author2 |
Bizon, Ana Cecília Cossi |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Leandro Rodrigues Alves Bizon, Ana Cecília Cossi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação para fins específicos; português como língua adicional; Projeto Mais Médicos para o Brasil. avaliação |
topic |
avaliação para fins específicos; português como língua adicional; Projeto Mais Médicos para o Brasil. avaliação |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Vinculado ao Programa Mais Médicos (PMM), o Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB) foi instituído em 2013 com o principal objetivo de prover médicos para unidades do Sistema Único de Saúde situadas em regiões brasileiras carentes desses profissionais. Nos primeiros anos do projeto, a maior parte das vagas foi ocupada por estrangeiros, o que acarretou a necessidade de cursos e avaliações de português como língua adicional para fins específicos. Considerando a importância de se historiarem as ações de política linguística empreendidas no âmbito do PMMB, este artigo focaliza o principal instrumento avaliativo adotado nas quatro primeiras edições do chamado “Módulo de Acolhimento e Avaliação” (MAAv) desse projeto: um teste de desempenho em língua portuguesa, em formato de role-play, simulando uma situação de atendimento médico na atenção básica. Após um breve histórico do PMM e do MAAv, descrevemos a estrutura e as características do teste, apresentando exemplos de provas aplicadas e de grades de avaliação. Em seguida, discutimos os principais desafios implicados na concepção, aplicação e correção do exame, tendo em vista a relação inversamente proporcional entre validade, por um lado, e confiabilidade e praticidade, por outro. |
description |
Vinculado ao Programa Mais Médicos (PMM), o Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB) foi instituído em 2013 com o principal objetivo de prover médicos para unidades do Sistema Único de Saúde situadas em regiões brasileiras carentes desses profissionais. Nos primeiros anos do projeto, a maior parte das vagas foi ocupada por estrangeiros, o que acarretou a necessidade de cursos e avaliações de português como língua adicional para fins específicos. Considerando a importância de se historiarem as ações de política linguística empreendidas no âmbito do PMMB, este artigo focaliza o principal instrumento avaliativo adotado nas quatro primeiras edições do chamado “Módulo de Acolhimento e Avaliação” (MAAv) desse projeto: um teste de desempenho em língua portuguesa, em formato de role-play, simulando uma situação de atendimento médico na atenção básica. Após um breve histórico do PMM e do MAAv, descrevemos a estrutura e as características do teste, apresentando exemplos de provas aplicadas e de grades de avaliação. Em seguida, discutimos os principais desafios implicados na concepção, aplicação e correção do exame, tendo em vista a relação inversamente proporcional entre validade, por um lado, e confiabilidade e praticidade, por outro. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4291 10.24109/2176-6673.emaberto.32i104.4291 |
url |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4291 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6673.emaberto.32i104.4291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4291/pdf http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/downloadSuppFile/4291/474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Em Aberto; v. 32, n. 104 (2019): Avaliação em língua portuguesa 21766673 0104-1037 10.24109/2176-6673.emaberto.32i104 reponame:Em Aberto instname:INEP instacron:INEP |
reponame_str |
Em Aberto |
collection |
Em Aberto |
instname_str |
INEP |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1644851786972921856 |