O ensino de PLE para fins específicos e a produção de livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves Ramos, André
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Marchesan, Maria Tereza Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1310
Resumo: O ensino de português como língua estrangeira (PLE) para fins específicos é um campo ainda pouco explorado na área da Linguística Aplicada, apesar de um grande interesse pela investigação do processo de ensino-aprendizagem em contextos específicos. Considerando essa lacuna, este trabalho tem como objetivo contribuir para a identificação da dimensão adquirida pela área de PLE para fins específicos no Brasil Buscamos, com isso, encontrar uma relação entre a falta de materiais didáticos e o incipiente desenvolvimento da pesquisa nesse âmbito. Para tanto, destacamos a questão da interação entre aluno e material didático e sua importância para a construção do processo de aprendizagem de línguas estrangeiras. Em seguida, traçamos um histórico sobre a produção de livros didáticos de PLE para fins gerais e para fins específicos. Concluímos apresentando um retrato atual da pesquisa na área de PLE para fins específicos e sua relação com a falta de livros didáticos nessa área.
id UNB-30_23f129119b8193bedee6adb845223c00
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1310
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling O ensino de PLE para fins específicos e a produção de livros didáticosPortuguês para fins específicos;Livro didático;InteraçãoO ensino de português como língua estrangeira (PLE) para fins específicos é um campo ainda pouco explorado na área da Linguística Aplicada, apesar de um grande interesse pela investigação do processo de ensino-aprendizagem em contextos específicos. Considerando essa lacuna, este trabalho tem como objetivo contribuir para a identificação da dimensão adquirida pela área de PLE para fins específicos no Brasil Buscamos, com isso, encontrar uma relação entre a falta de materiais didáticos e o incipiente desenvolvimento da pesquisa nesse âmbito. Para tanto, destacamos a questão da interação entre aluno e material didático e sua importância para a construção do processo de aprendizagem de línguas estrangeiras. Em seguida, traçamos um histórico sobre a produção de livros didáticos de PLE para fins gerais e para fins específicos. Concluímos apresentando um retrato atual da pesquisa na área de PLE para fins específicos e sua relação com a falta de livros didáticos nessa área.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2014-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/131010.26512/rhla.v12i2.1310Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 12 No. 2 (2013)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 12 n. 2 (2013)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1310/1146Gonçalves Ramos, AndréMarchesan, Maria Tereza Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T03:49:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1310Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:21.021311Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de PLE para fins específicos e a produção de livros didáticos
title O ensino de PLE para fins específicos e a produção de livros didáticos
spellingShingle O ensino de PLE para fins específicos e a produção de livros didáticos
Gonçalves Ramos, André
Português para fins específicos;
Livro didático;
Interação
title_short O ensino de PLE para fins específicos e a produção de livros didáticos
title_full O ensino de PLE para fins específicos e a produção de livros didáticos
title_fullStr O ensino de PLE para fins específicos e a produção de livros didáticos
title_full_unstemmed O ensino de PLE para fins específicos e a produção de livros didáticos
title_sort O ensino de PLE para fins específicos e a produção de livros didáticos
author Gonçalves Ramos, André
author_facet Gonçalves Ramos, André
Marchesan, Maria Tereza Nunes
author_role author
author2 Marchesan, Maria Tereza Nunes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves Ramos, André
Marchesan, Maria Tereza Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Português para fins específicos;
Livro didático;
Interação
topic Português para fins específicos;
Livro didático;
Interação
description O ensino de português como língua estrangeira (PLE) para fins específicos é um campo ainda pouco explorado na área da Linguística Aplicada, apesar de um grande interesse pela investigação do processo de ensino-aprendizagem em contextos específicos. Considerando essa lacuna, este trabalho tem como objetivo contribuir para a identificação da dimensão adquirida pela área de PLE para fins específicos no Brasil Buscamos, com isso, encontrar uma relação entre a falta de materiais didáticos e o incipiente desenvolvimento da pesquisa nesse âmbito. Para tanto, destacamos a questão da interação entre aluno e material didático e sua importância para a construção do processo de aprendizagem de línguas estrangeiras. Em seguida, traçamos um histórico sobre a produção de livros didáticos de PLE para fins gerais e para fins específicos. Concluímos apresentando um retrato atual da pesquisa na área de PLE para fins específicos e sua relação com a falta de livros didáticos nessa área.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1310
10.26512/rhla.v12i2.1310
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1310
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v12i2.1310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1310/1146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 12 No. 2 (2013)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 12 n. 2 (2013)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051344268296193