Para uma visão triangulada dos direitos em creche: análise com base no manifesto epistolar de Malaguzzi
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3236 |
Resumo: | No texto Uma carta dos três direitos, Loris Malaguzzi expressa, de forma integrada e equânime, a valorização de direitos de crianças, pais e educadores em instituições de educação de infância. Com base nesse documento, de cunho político e ético marcadamente participativo, discutem-se possibilidades pedagógicas em instituições de educação e cuidados a crianças nos primeiros três anos de vida, percebidas demasiadas vezes enquanto loci potenciais de negligência e/ou subtração desses direitos. Algumas circunstâncias da realidade portuguesa, sobretudo de natureza sociopolítica, que tem representado um condicionamento à qualidade das experiências cotidianas nos contextos de creche são analisadas. Transversalmente, é apontada a centralidade da(s) pedagogia(s) de raiz participativa na materialização de uma visão triangulada dos direitos, relativa a crianças, profissionais e famílias. |
id |
INEP-1_6c41347c67f4ba6b7b20db07e9e55e77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.172.29.9.66:article/3236 |
network_acronym_str |
INEP-1 |
network_name_str |
Em Aberto |
spelling |
Para uma visão triangulada dos direitos em creche: análise com base no manifesto epistolar de Malaguzzicreche; direitos; pedagogias participativas.educação infantil; crecheNo texto Uma carta dos três direitos, Loris Malaguzzi expressa, de forma integrada e equânime, a valorização de direitos de crianças, pais e educadores em instituições de educação de infância. Com base nesse documento, de cunho político e ético marcadamente participativo, discutem-se possibilidades pedagógicas em instituições de educação e cuidados a crianças nos primeiros três anos de vida, percebidas demasiadas vezes enquanto loci potenciais de negligência e/ou subtração desses direitos. Algumas circunstâncias da realidade portuguesa, sobretudo de natureza sociopolítica, que tem representado um condicionamento à qualidade das experiências cotidianas nos contextos de creche são analisadas. Transversalmente, é apontada a centralidade da(s) pedagogia(s) de raiz participativa na materialização de uma visão triangulada dos direitos, relativa a crianças, profissionais e famílias.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisAraújo, Sara Barros2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/323610.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3236Em Aberto; v. 30, n. 100 (2017): Pedagogia do cotidiano na (e da) educação infantil217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.30i100reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3236/pdfDireitos autorais 2017 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:12Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para uma visão triangulada dos direitos em creche: análise com base no manifesto epistolar de Malaguzzi |
title |
Para uma visão triangulada dos direitos em creche: análise com base no manifesto epistolar de Malaguzzi |
spellingShingle |
Para uma visão triangulada dos direitos em creche: análise com base no manifesto epistolar de Malaguzzi Araújo, Sara Barros creche; direitos; pedagogias participativas. educação infantil; creche |
title_short |
Para uma visão triangulada dos direitos em creche: análise com base no manifesto epistolar de Malaguzzi |
title_full |
Para uma visão triangulada dos direitos em creche: análise com base no manifesto epistolar de Malaguzzi |
title_fullStr |
Para uma visão triangulada dos direitos em creche: análise com base no manifesto epistolar de Malaguzzi |
title_full_unstemmed |
Para uma visão triangulada dos direitos em creche: análise com base no manifesto epistolar de Malaguzzi |
title_sort |
Para uma visão triangulada dos direitos em creche: análise com base no manifesto epistolar de Malaguzzi |
author |
Araújo, Sara Barros |
author_facet |
Araújo, Sara Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Sara Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
creche; direitos; pedagogias participativas. educação infantil; creche |
topic |
creche; direitos; pedagogias participativas. educação infantil; creche |
dc.description.none.fl_txt_mv |
No texto Uma carta dos três direitos, Loris Malaguzzi expressa, de forma integrada e equânime, a valorização de direitos de crianças, pais e educadores em instituições de educação de infância. Com base nesse documento, de cunho político e ético marcadamente participativo, discutem-se possibilidades pedagógicas em instituições de educação e cuidados a crianças nos primeiros três anos de vida, percebidas demasiadas vezes enquanto loci potenciais de negligência e/ou subtração desses direitos. Algumas circunstâncias da realidade portuguesa, sobretudo de natureza sociopolítica, que tem representado um condicionamento à qualidade das experiências cotidianas nos contextos de creche são analisadas. Transversalmente, é apontada a centralidade da(s) pedagogia(s) de raiz participativa na materialização de uma visão triangulada dos direitos, relativa a crianças, profissionais e famílias. |
description |
No texto Uma carta dos três direitos, Loris Malaguzzi expressa, de forma integrada e equânime, a valorização de direitos de crianças, pais e educadores em instituições de educação de infância. Com base nesse documento, de cunho político e ético marcadamente participativo, discutem-se possibilidades pedagógicas em instituições de educação e cuidados a crianças nos primeiros três anos de vida, percebidas demasiadas vezes enquanto loci potenciais de negligência e/ou subtração desses direitos. Algumas circunstâncias da realidade portuguesa, sobretudo de natureza sociopolítica, que tem representado um condicionamento à qualidade das experiências cotidianas nos contextos de creche são analisadas. Transversalmente, é apontada a centralidade da(s) pedagogia(s) de raiz participativa na materialização de uma visão triangulada dos direitos, relativa a crianças, profissionais e famílias. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3236 10.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3236 |
url |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3236 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3236/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Em Aberto; v. 30, n. 100 (2017): Pedagogia do cotidiano na (e da) educação infantil 21766673 0104-1037 10.24109/2176-6673.emaberto.30i100 reponame:Em Aberto instname:INEP instacron:INEP |
reponame_str |
Em Aberto |
collection |
Em Aberto |
instname_str |
INEP |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1635981643333238784 |