Trabalho de projeto no cotidiano da pré-escola: do que está se falando?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3415 |
Resumo: | O trabalho de projeto desenvolvido com um grupo do último período pré-escolar foi analisado à luz dos conceitos de “experiência” e de “ato reflexivo”, trazidos pela pedagogia progressiva e construtiva de John Dewey, e da definição de “ato intencional”, desenvolvido por William Kilpatrick. Na análise, os preceitos desses pensadores são reunidos à visão psicológica socioconstrutivista do conhecimento de Lev Vygotsky para a compreensão dos elementos definidores do trabalho de projeto. O exame das realizações no âmbito do projeto permitiu identificar como elas podem compor o cotidiano da pré-escola, em uma perspectiva curricular própria das pedagogias participativas. |
id |
INEP-1_739f06d512b597942935c2d44b8905f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.172.29.9.66:article/3415 |
network_acronym_str |
INEP-1 |
network_name_str |
Em Aberto |
spelling |
Trabalho de projeto no cotidiano da pré-escola: do que está se falando?trabalho de projetos; educação infantil; pré-escola; pedagogias participativas; currículo;educação infantil; pré-escola.O trabalho de projeto desenvolvido com um grupo do último período pré-escolar foi analisado à luz dos conceitos de “experiência” e de “ato reflexivo”, trazidos pela pedagogia progressiva e construtiva de John Dewey, e da definição de “ato intencional”, desenvolvido por William Kilpatrick. Na análise, os preceitos desses pensadores são reunidos à visão psicológica socioconstrutivista do conhecimento de Lev Vygotsky para a compreensão dos elementos definidores do trabalho de projeto. O exame das realizações no âmbito do projeto permitiu identificar como elas podem compor o cotidiano da pré-escola, em uma perspectiva curricular própria das pedagogias participativas.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisPinazza, Mônica AppezzatoSiqueira, Sandra Regina Olivan Souza de2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/341510.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3415Em Aberto; v. 30, n. 100 (2017): Pedagogia do cotidiano na (e da) educação infantil217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.30i100reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3415/pdfDireitos autorais 2017 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:12Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho de projeto no cotidiano da pré-escola: do que está se falando? |
title |
Trabalho de projeto no cotidiano da pré-escola: do que está se falando? |
spellingShingle |
Trabalho de projeto no cotidiano da pré-escola: do que está se falando? Pinazza, Mônica Appezzato trabalho de projetos; educação infantil; pré-escola; pedagogias participativas; currículo; educação infantil; pré-escola. |
title_short |
Trabalho de projeto no cotidiano da pré-escola: do que está se falando? |
title_full |
Trabalho de projeto no cotidiano da pré-escola: do que está se falando? |
title_fullStr |
Trabalho de projeto no cotidiano da pré-escola: do que está se falando? |
title_full_unstemmed |
Trabalho de projeto no cotidiano da pré-escola: do que está se falando? |
title_sort |
Trabalho de projeto no cotidiano da pré-escola: do que está se falando? |
author |
Pinazza, Mônica Appezzato |
author_facet |
Pinazza, Mônica Appezzato Siqueira, Sandra Regina Olivan Souza de |
author_role |
author |
author2 |
Siqueira, Sandra Regina Olivan Souza de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinazza, Mônica Appezzato Siqueira, Sandra Regina Olivan Souza de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
trabalho de projetos; educação infantil; pré-escola; pedagogias participativas; currículo; educação infantil; pré-escola. |
topic |
trabalho de projetos; educação infantil; pré-escola; pedagogias participativas; currículo; educação infantil; pré-escola. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O trabalho de projeto desenvolvido com um grupo do último período pré-escolar foi analisado à luz dos conceitos de “experiência” e de “ato reflexivo”, trazidos pela pedagogia progressiva e construtiva de John Dewey, e da definição de “ato intencional”, desenvolvido por William Kilpatrick. Na análise, os preceitos desses pensadores são reunidos à visão psicológica socioconstrutivista do conhecimento de Lev Vygotsky para a compreensão dos elementos definidores do trabalho de projeto. O exame das realizações no âmbito do projeto permitiu identificar como elas podem compor o cotidiano da pré-escola, em uma perspectiva curricular própria das pedagogias participativas. |
description |
O trabalho de projeto desenvolvido com um grupo do último período pré-escolar foi analisado à luz dos conceitos de “experiência” e de “ato reflexivo”, trazidos pela pedagogia progressiva e construtiva de John Dewey, e da definição de “ato intencional”, desenvolvido por William Kilpatrick. Na análise, os preceitos desses pensadores são reunidos à visão psicológica socioconstrutivista do conhecimento de Lev Vygotsky para a compreensão dos elementos definidores do trabalho de projeto. O exame das realizações no âmbito do projeto permitiu identificar como elas podem compor o cotidiano da pré-escola, em uma perspectiva curricular própria das pedagogias participativas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3415 10.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3415 |
url |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3415 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3415 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3415/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Em Aberto; v. 30, n. 100 (2017): Pedagogia do cotidiano na (e da) educação infantil 21766673 0104-1037 10.24109/2176-6673.emaberto.30i100 reponame:Em Aberto instname:INEP instacron:INEP |
reponame_str |
Em Aberto |
collection |
Em Aberto |
instname_str |
INEP |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1635981643335335936 |