Trabalho de projeto no cotidiano da pré-escola: do que está se falando?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinazza, Mônica Appezzato
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Siqueira, Sandra Regina Olivan Souza de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3415
Resumo: O trabalho de projeto desenvolvido com um grupo do último período pré-escolar foi analisado à luz dos conceitos de “experiência” e de “ato reflexivo”, trazidos pela pedagogia progressiva e construtiva de John Dewey, e da definição de “ato intencional”, desenvolvido por William Kilpatrick. Na análise, os preceitos desses pensadores são reunidos à visão psicológica socioconstrutivista do conhecimento de Lev Vygotsky para a compreensão dos elementos definidores do trabalho de projeto. O exame das realizações no âmbito do projeto permitiu identificar como elas podem compor o cotidiano da pré-escola, em uma perspectiva curricular própria das pedagogias participativas.
id INEP-1_739f06d512b597942935c2d44b8905f2
oai_identifier_str oai:ojs.172.29.9.66:article/3415
network_acronym_str INEP-1
network_name_str Em Aberto
spelling Trabalho de projeto no cotidiano da pré-escola: do que está se falando?trabalho de projetos; educação infantil; pré-escola; pedagogias participativas; currículo;educação infantil; pré-escola.O trabalho de projeto desenvolvido com um grupo do último período pré-escolar foi analisado à luz dos conceitos de “experiência” e de “ato reflexivo”, trazidos pela pedagogia progressiva e construtiva de John Dewey, e da definição de “ato intencional”, desenvolvido por William Kilpatrick. Na análise, os preceitos desses pensadores são reunidos à visão psicológica socioconstrutivista do conhecimento de Lev Vygotsky para a compreensão dos elementos definidores do trabalho de projeto. O exame das realizações no âmbito do projeto permitiu identificar como elas podem compor o cotidiano da pré-escola, em uma perspectiva curricular própria das pedagogias participativas.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisPinazza, Mônica AppezzatoSiqueira, Sandra Regina Olivan Souza de2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/341510.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3415Em Aberto; v. 30, n. 100 (2017): Pedagogia do cotidiano na (e da) educação infantil217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.30i100reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3415/pdfDireitos autorais 2017 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:12Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho de projeto no cotidiano da pré-escola: do que está se falando?
title Trabalho de projeto no cotidiano da pré-escola: do que está se falando?
spellingShingle Trabalho de projeto no cotidiano da pré-escola: do que está se falando?
Pinazza, Mônica Appezzato
trabalho de projetos; educação infantil; pré-escola; pedagogias participativas; currículo;
educação infantil; pré-escola.
title_short Trabalho de projeto no cotidiano da pré-escola: do que está se falando?
title_full Trabalho de projeto no cotidiano da pré-escola: do que está se falando?
title_fullStr Trabalho de projeto no cotidiano da pré-escola: do que está se falando?
title_full_unstemmed Trabalho de projeto no cotidiano da pré-escola: do que está se falando?
title_sort Trabalho de projeto no cotidiano da pré-escola: do que está se falando?
author Pinazza, Mônica Appezzato
author_facet Pinazza, Mônica Appezzato
Siqueira, Sandra Regina Olivan Souza de
author_role author
author2 Siqueira, Sandra Regina Olivan Souza de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinazza, Mônica Appezzato
Siqueira, Sandra Regina Olivan Souza de
dc.subject.por.fl_str_mv trabalho de projetos; educação infantil; pré-escola; pedagogias participativas; currículo;
educação infantil; pré-escola.
topic trabalho de projetos; educação infantil; pré-escola; pedagogias participativas; currículo;
educação infantil; pré-escola.
dc.description.none.fl_txt_mv O trabalho de projeto desenvolvido com um grupo do último período pré-escolar foi analisado à luz dos conceitos de “experiência” e de “ato reflexivo”, trazidos pela pedagogia progressiva e construtiva de John Dewey, e da definição de “ato intencional”, desenvolvido por William Kilpatrick. Na análise, os preceitos desses pensadores são reunidos à visão psicológica socioconstrutivista do conhecimento de Lev Vygotsky para a compreensão dos elementos definidores do trabalho de projeto. O exame das realizações no âmbito do projeto permitiu identificar como elas podem compor o cotidiano da pré-escola, em uma perspectiva curricular própria das pedagogias participativas.
description O trabalho de projeto desenvolvido com um grupo do último período pré-escolar foi analisado à luz dos conceitos de “experiência” e de “ato reflexivo”, trazidos pela pedagogia progressiva e construtiva de John Dewey, e da definição de “ato intencional”, desenvolvido por William Kilpatrick. Na análise, os preceitos desses pensadores são reunidos à visão psicológica socioconstrutivista do conhecimento de Lev Vygotsky para a compreensão dos elementos definidores do trabalho de projeto. O exame das realizações no âmbito do projeto permitiu identificar como elas podem compor o cotidiano da pré-escola, em uma perspectiva curricular própria das pedagogias participativas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3415
10.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3415
url http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3415
identifier_str_mv 10.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3415/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Em Aberto; v. 30, n. 100 (2017): Pedagogia do cotidiano na (e da) educação infantil
21766673
0104-1037
10.24109/2176-6673.emaberto.30i100
reponame:Em Aberto
instname:INEP
instacron:INEP
reponame_str Em Aberto
collection Em Aberto
instname_str INEP
instacron_str INEP
institution INEP
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1635981643335335936