Os bebês no cotidiano da creche: ação social, corpo e experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Angela Maria Scalabrin
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3313
Resumo: A ação social dos bebês imprime marcas ao cotidiano da educação infantil que questionam as lógicas de organização centradas na normatização das ações e relações. Tais marcas perpassam, sobretudo, o reconhecimento da presença corporificada dos bebês, que manifestam-se e relacionam-se lançando mão de formas comunicacionais que exigem do professor um constante exercício de escuta e interpretação, reposicionando a própria compreensão do que significa a docência com os bebês e crianças bem pequenas. Com essa compreensão, a organização do cotidiano da educação infantil é analisada com base na ação social dos bebês e no pressuposto que o corpo é um dos componentes dessa ação e uma experiência que se constitui na (inter)ação. O texto toma por base duas etnografias visuais desenvolvidas em creches com grupos de bebês, uma em Florianópolis, Brasil, e outra em Braga, Portugal.   
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