Composições da docência na creche : aprendendo a ser professora de bebês e crianças bem pequenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenzoni, Larissa Mazui
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194815
Resumo: A presente pesquisa a partir das contribuições dos Estudos da Pedagogia da Infância buscou entender de que modo se constitui a docência de professoras que atuam com bebês e crianças bem pequenas na creche e quais aspectos que compõem a mesma. A partir do problema de pesquisa, os principais objetivos do trabalho investigativo foram os seguintes: 1) apresentar e discutir o conceito de docência e as suas composições dentro da creche; 2) analisar a visão das professoras, bem como a importância de determinados aspectos por elas citados; 3) evidenciar as principais composições da profissão docente com crianças de 0 a 3 anos para se pensar o processo de construção do práticas cotidianas que possibilitem experiências respeitosas e potentes para bebês e crianças bem pequenas, bem como a sutileza da ação docente, que utiliza o cuidado e as relações corporais como forma de comunicação e relações sociais. Metodologicamente são realizadas entrevistas com 11 professoras atuantes em Escolas de Educação Infantil da rede pública e privada. Para análise dos dados o estudo fundamenta-se na análise do conteúdo proposta por Bardin (1977), com base nos três polos cronológicos apontados pelo autor: 1) pré-análise; 2) exploração do material; 3) tratamento dos resultados, interferência e interpretação. Para tanto, os dados investigativos da pesquisa são compostos pelas entrevistas desenvolvidas ao longo do semestre com professoras de crianças de 0 a 3 anos, da rede pública e privada e com diferentes formações – magistério, ensino superior e pós-graduação. A partir das análises são evidenciados os seguintes aspectos na composição da docência das professoras entrevistadas: o afeto, as relações corporais e a relação cuidar-educar. Nesse sentido, a intencionalidade nas práticas pedagógicas e os contextos que promovam experiências e continuidade entre as propostas reforçam a contrariedade da fragmentação do processo educativo. Desse modo, é preciso considerar uma mudança de concepções docentes em relação à prática docente com crianças de 0 a 3 anos, para que se tenha como ponto de partida as curiosidades e as questões trazidas pelas crianças em seus processos de investigação, experimentação e descoberta do mundo que as cerca. Somando-se, assim, às proposições que devem ser realizadas pelos professores a partir de um planejamento da ecologia educativa – ou seja, a proposição de tempos, espaços, materiais, linguagens e relações que possibilitem uma Educação Infantil que respeite e acolha as crianças. Contemplando, assim, um modo de trabalho com as crianças organizado pela perspectiva da Pedagogia da Infância.
id UFRGS-2_68ba1dc19181c103e35de10f70907316
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194815
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lorenzoni, Larissa MazuiCarvalho, Rodrigo Saballa de2019-05-31T02:45:49Z2018http://hdl.handle.net/10183/194815001092246A presente pesquisa a partir das contribuições dos Estudos da Pedagogia da Infância buscou entender de que modo se constitui a docência de professoras que atuam com bebês e crianças bem pequenas na creche e quais aspectos que compõem a mesma. A partir do problema de pesquisa, os principais objetivos do trabalho investigativo foram os seguintes: 1) apresentar e discutir o conceito de docência e as suas composições dentro da creche; 2) analisar a visão das professoras, bem como a importância de determinados aspectos por elas citados; 3) evidenciar as principais composições da profissão docente com crianças de 0 a 3 anos para se pensar o processo de construção do práticas cotidianas que possibilitem experiências respeitosas e potentes para bebês e crianças bem pequenas, bem como a sutileza da ação docente, que utiliza o cuidado e as relações corporais como forma de comunicação e relações sociais. Metodologicamente são realizadas entrevistas com 11 professoras atuantes em Escolas de Educação Infantil da rede pública e privada. Para análise dos dados o estudo fundamenta-se na análise do conteúdo proposta por Bardin (1977), com base nos três polos cronológicos apontados pelo autor: 1) pré-análise; 2) exploração do material; 3) tratamento dos resultados, interferência e interpretação. Para tanto, os dados investigativos da pesquisa são compostos pelas entrevistas desenvolvidas ao longo do semestre com professoras de crianças de 0 a 3 anos, da rede pública e privada e com diferentes formações – magistério, ensino superior e pós-graduação. A partir das análises são evidenciados os seguintes aspectos na composição da docência das professoras entrevistadas: o afeto, as relações corporais e a relação cuidar-educar. Nesse sentido, a intencionalidade nas práticas pedagógicas e os contextos que promovam experiências e continuidade entre as propostas reforçam a contrariedade da fragmentação do processo educativo. Desse modo, é preciso considerar uma mudança de concepções docentes em relação à prática docente com crianças de 0 a 3 anos, para que se tenha como ponto de partida as curiosidades e as questões trazidas pelas crianças em seus processos de investigação, experimentação e descoberta do mundo que as cerca. Somando-se, assim, às proposições que devem ser realizadas pelos professores a partir de um planejamento da ecologia educativa – ou seja, a proposição de tempos, espaços, materiais, linguagens e relações que possibilitem uma Educação Infantil que respeite e acolha as crianças. Contemplando, assim, um modo de trabalho com as crianças organizado pela perspectiva da Pedagogia da Infância.application/pdfporCrecheBebêEducação infantilFormação de professoresComposições da docência na creche : aprendendo a ser professora de bebês e crianças bem pequenasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092246.pdf.txt001092246.pdf.txtExtracted Texttext/plain140369http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194815/2/001092246.pdf.txt496500daf3469a4f132e5909ed4f2c7bMD52ORIGINAL001092246.pdfTexto completoapplication/pdf795534http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194815/1/001092246.pdf72a2db4ae723f9dc3a5a79f6781d2f7aMD5110183/1948152021-05-07 05:14:59.77377oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194815Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:14:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Composições da docência na creche : aprendendo a ser professora de bebês e crianças bem pequenas
title Composições da docência na creche : aprendendo a ser professora de bebês e crianças bem pequenas
spellingShingle Composições da docência na creche : aprendendo a ser professora de bebês e crianças bem pequenas
Lorenzoni, Larissa Mazui
Creche
Bebê
Educação infantil
Formação de professores
title_short Composições da docência na creche : aprendendo a ser professora de bebês e crianças bem pequenas
title_full Composições da docência na creche : aprendendo a ser professora de bebês e crianças bem pequenas
title_fullStr Composições da docência na creche : aprendendo a ser professora de bebês e crianças bem pequenas
title_full_unstemmed Composições da docência na creche : aprendendo a ser professora de bebês e crianças bem pequenas
title_sort Composições da docência na creche : aprendendo a ser professora de bebês e crianças bem pequenas
author Lorenzoni, Larissa Mazui
author_facet Lorenzoni, Larissa Mazui
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorenzoni, Larissa Mazui
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Rodrigo Saballa de
contributor_str_mv Carvalho, Rodrigo Saballa de
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Bebê
Educação infantil
Formação de professores
topic Creche
Bebê
Educação infantil
Formação de professores
description A presente pesquisa a partir das contribuições dos Estudos da Pedagogia da Infância buscou entender de que modo se constitui a docência de professoras que atuam com bebês e crianças bem pequenas na creche e quais aspectos que compõem a mesma. A partir do problema de pesquisa, os principais objetivos do trabalho investigativo foram os seguintes: 1) apresentar e discutir o conceito de docência e as suas composições dentro da creche; 2) analisar a visão das professoras, bem como a importância de determinados aspectos por elas citados; 3) evidenciar as principais composições da profissão docente com crianças de 0 a 3 anos para se pensar o processo de construção do práticas cotidianas que possibilitem experiências respeitosas e potentes para bebês e crianças bem pequenas, bem como a sutileza da ação docente, que utiliza o cuidado e as relações corporais como forma de comunicação e relações sociais. Metodologicamente são realizadas entrevistas com 11 professoras atuantes em Escolas de Educação Infantil da rede pública e privada. Para análise dos dados o estudo fundamenta-se na análise do conteúdo proposta por Bardin (1977), com base nos três polos cronológicos apontados pelo autor: 1) pré-análise; 2) exploração do material; 3) tratamento dos resultados, interferência e interpretação. Para tanto, os dados investigativos da pesquisa são compostos pelas entrevistas desenvolvidas ao longo do semestre com professoras de crianças de 0 a 3 anos, da rede pública e privada e com diferentes formações – magistério, ensino superior e pós-graduação. A partir das análises são evidenciados os seguintes aspectos na composição da docência das professoras entrevistadas: o afeto, as relações corporais e a relação cuidar-educar. Nesse sentido, a intencionalidade nas práticas pedagógicas e os contextos que promovam experiências e continuidade entre as propostas reforçam a contrariedade da fragmentação do processo educativo. Desse modo, é preciso considerar uma mudança de concepções docentes em relação à prática docente com crianças de 0 a 3 anos, para que se tenha como ponto de partida as curiosidades e as questões trazidas pelas crianças em seus processos de investigação, experimentação e descoberta do mundo que as cerca. Somando-se, assim, às proposições que devem ser realizadas pelos professores a partir de um planejamento da ecologia educativa – ou seja, a proposição de tempos, espaços, materiais, linguagens e relações que possibilitem uma Educação Infantil que respeite e acolha as crianças. Contemplando, assim, um modo de trabalho com as crianças organizado pela perspectiva da Pedagogia da Infância.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-31T02:45:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/194815
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001092246
url http://hdl.handle.net/10183/194815
identifier_str_mv 001092246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194815/2/001092246.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194815/1/001092246.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 496500daf3469a4f132e5909ed4f2c7b
72a2db4ae723f9dc3a5a79f6781d2f7a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224574179737600