Educação integral em jornada diária ampliada: universalidade e obrigatoriedade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leclerc, Gesuína de Fátima Elias
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Moll, Jaqueline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2583
Resumo: A educação integral em jornada ampliada, compreendida como garantia dedireitos, oferece a perspectiva para o debate nos termos do presente artigo.Educação integral refere-se à abrangência de múltiplas dimensões e liberdadesconstitutivas que possibilitam o desenvolvimento humano. Em um contexto dedesigualdades econômicas, políticas e sociais, em que o acesso à ciência, à culturae à tecnologia vincula-se ao pertencimento étnico, territorial, de classe, de gêneroe de orientação sexual, a construção de uma política de educação básica de tempointegral faz parte das políticas afirmativas e de enfrentamento de desigualdades.Atualmente, o cenário dessa construção prevê a convivência com a escola de turnos;desse modo, este artigo levanta a questão: o tempo integral deve ser universal eobrigatório para todos os estudantes?
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