Educação integral em jornada diária ampliada: universalidade e obrigatoriedade?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2583 |
Resumo: | A educação integral em jornada ampliada, compreendida como garantia dedireitos, oferece a perspectiva para o debate nos termos do presente artigo.Educação integral refere-se à abrangência de múltiplas dimensões e liberdadesconstitutivas que possibilitam o desenvolvimento humano. Em um contexto dedesigualdades econômicas, políticas e sociais, em que o acesso à ciência, à culturae à tecnologia vincula-se ao pertencimento étnico, territorial, de classe, de gêneroe de orientação sexual, a construção de uma política de educação básica de tempointegral faz parte das políticas afirmativas e de enfrentamento de desigualdades.Atualmente, o cenário dessa construção prevê a convivência com a escola de turnos;desse modo, este artigo levanta a questão: o tempo integral deve ser universal eobrigatório para todos os estudantes? |
id |
INEP-1_87490483acbb6db42f5a67c2605f5187 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.172.29.9.66:article/2583 |
network_acronym_str |
INEP-1 |
network_name_str |
Em Aberto |
spelling |
Educação integral em jornada diária ampliada: universalidade e obrigatoriedade?A educação integral em jornada ampliada, compreendida como garantia dedireitos, oferece a perspectiva para o debate nos termos do presente artigo.Educação integral refere-se à abrangência de múltiplas dimensões e liberdadesconstitutivas que possibilitam o desenvolvimento humano. Em um contexto dedesigualdades econômicas, políticas e sociais, em que o acesso à ciência, à culturae à tecnologia vincula-se ao pertencimento étnico, territorial, de classe, de gêneroe de orientação sexual, a construção de uma política de educação básica de tempointegral faz parte das políticas afirmativas e de enfrentamento de desigualdades.Atualmente, o cenário dessa construção prevê a convivência com a escola de turnos;desse modo, este artigo levanta a questão: o tempo integral deve ser universal eobrigatório para todos os estudantes?Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisLeclerc, Gesuína de Fátima EliasMoll, Jaqueline2016-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/258310.24109/2176-6673.emaberto.25i88.%pEm Aberto; v. 25, n. 88 (2012): Políticas de educação integral em jornada ampliada217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.25i88reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2583/2493Direitos autorais 2016 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:02Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação integral em jornada diária ampliada: universalidade e obrigatoriedade? |
title |
Educação integral em jornada diária ampliada: universalidade e obrigatoriedade? |
spellingShingle |
Educação integral em jornada diária ampliada: universalidade e obrigatoriedade? Leclerc, Gesuína de Fátima Elias |
title_short |
Educação integral em jornada diária ampliada: universalidade e obrigatoriedade? |
title_full |
Educação integral em jornada diária ampliada: universalidade e obrigatoriedade? |
title_fullStr |
Educação integral em jornada diária ampliada: universalidade e obrigatoriedade? |
title_full_unstemmed |
Educação integral em jornada diária ampliada: universalidade e obrigatoriedade? |
title_sort |
Educação integral em jornada diária ampliada: universalidade e obrigatoriedade? |
author |
Leclerc, Gesuína de Fátima Elias |
author_facet |
Leclerc, Gesuína de Fátima Elias Moll, Jaqueline |
author_role |
author |
author2 |
Moll, Jaqueline |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leclerc, Gesuína de Fátima Elias Moll, Jaqueline |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
A educação integral em jornada ampliada, compreendida como garantia dedireitos, oferece a perspectiva para o debate nos termos do presente artigo.Educação integral refere-se à abrangência de múltiplas dimensões e liberdadesconstitutivas que possibilitam o desenvolvimento humano. Em um contexto dedesigualdades econômicas, políticas e sociais, em que o acesso à ciência, à culturae à tecnologia vincula-se ao pertencimento étnico, territorial, de classe, de gêneroe de orientação sexual, a construção de uma política de educação básica de tempointegral faz parte das políticas afirmativas e de enfrentamento de desigualdades.Atualmente, o cenário dessa construção prevê a convivência com a escola de turnos;desse modo, este artigo levanta a questão: o tempo integral deve ser universal eobrigatório para todos os estudantes? |
description |
A educação integral em jornada ampliada, compreendida como garantia dedireitos, oferece a perspectiva para o debate nos termos do presente artigo.Educação integral refere-se à abrangência de múltiplas dimensões e liberdadesconstitutivas que possibilitam o desenvolvimento humano. Em um contexto dedesigualdades econômicas, políticas e sociais, em que o acesso à ciência, à culturae à tecnologia vincula-se ao pertencimento étnico, territorial, de classe, de gêneroe de orientação sexual, a construção de uma política de educação básica de tempointegral faz parte das políticas afirmativas e de enfrentamento de desigualdades.Atualmente, o cenário dessa construção prevê a convivência com a escola de turnos;desse modo, este artigo levanta a questão: o tempo integral deve ser universal eobrigatório para todos os estudantes? |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2583 10.24109/2176-6673.emaberto.25i88.%p |
url |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2583 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6673.emaberto.25i88.%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2583/2493 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Em Aberto; v. 25, n. 88 (2012): Políticas de educação integral em jornada ampliada 21766673 0104-1037 10.24109/2176-6673.emaberto.25i88 reponame:Em Aberto instname:INEP instacron:INEP |
reponame_str |
Em Aberto |
collection |
Em Aberto |
instname_str |
INEP |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1635981642931634177 |