Nosso vizinho, o apocalipse: mídia e educação ambiental em tempos de (in)cons/ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lêda Valéria Alves da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Chaves, Sílvia Nogueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4029
Resumo: Os modos pelos quais a mídia produz e faz circular discursos e saberes em relação ao meio ambiente, por meio da ideia de consciência ambiental, são discutidos com base em ferramentas conceituais produzidas por Michel Foucault. Nosso objetivo é problematizar a consciência ambiental como um potente governo do corpo da população, assumindo “para si” a responsabilidade de guiar o “rebanho” rumo à redenção/salvação do planeta. Para tanto, são analisados documentários e charges que circulam na internet e aponta-se que o discurso midiático, ao instituir verdades que circulam entre pessoas, acaba por produzir modos de vida, ensinando, principalmente, como se deve agir diante daquilo que chamamos de destruição ambiental, por meio da educação ambiental.
id INEP-1_96ca1e43df8213e6d790a9930f5441b7
oai_identifier_str oai:ojs.172.29.9.66:article/4029
network_acronym_str INEP-1
network_name_str Em Aberto
spelling Nosso vizinho, o apocalipse: mídia e educação ambiental em tempos de (in)cons/ciênciaEnsino de Biologia, Educação Ambiental, MídiaMídia e Educação AmbientalOs modos pelos quais a mídia produz e faz circular discursos e saberes em relação ao meio ambiente, por meio da ideia de consciência ambiental, são discutidos com base em ferramentas conceituais produzidas por Michel Foucault. Nosso objetivo é problematizar a consciência ambiental como um potente governo do corpo da população, assumindo “para si” a responsabilidade de guiar o “rebanho” rumo à redenção/salvação do planeta. Para tanto, são analisados documentários e charges que circulam na internet e aponta-se que o discurso midiático, ao instituir verdades que circulam entre pessoas, acaba por produzir modos de vida, ensinando, principalmente, como se deve agir diante daquilo que chamamos de destruição ambiental, por meio da educação ambiental.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisSilva, Lêda Valéria Alves daChaves, Sílvia Nogueira2018-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/402910.24109/2176-6673.emaberto.31i103.4029Em Aberto; v. 31, n. 103 (2018): Imagem e ensino: possíveis diálogos217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.31i103reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4029/pdfDireitos autorais 2018 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:12Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Nosso vizinho, o apocalipse: mídia e educação ambiental em tempos de (in)cons/ciência
title Nosso vizinho, o apocalipse: mídia e educação ambiental em tempos de (in)cons/ciência
spellingShingle Nosso vizinho, o apocalipse: mídia e educação ambiental em tempos de (in)cons/ciência
Silva, Lêda Valéria Alves da
Ensino de Biologia, Educação Ambiental, Mídia
Mídia e Educação Ambiental
title_short Nosso vizinho, o apocalipse: mídia e educação ambiental em tempos de (in)cons/ciência
title_full Nosso vizinho, o apocalipse: mídia e educação ambiental em tempos de (in)cons/ciência
title_fullStr Nosso vizinho, o apocalipse: mídia e educação ambiental em tempos de (in)cons/ciência
title_full_unstemmed Nosso vizinho, o apocalipse: mídia e educação ambiental em tempos de (in)cons/ciência
title_sort Nosso vizinho, o apocalipse: mídia e educação ambiental em tempos de (in)cons/ciência
author Silva, Lêda Valéria Alves da
author_facet Silva, Lêda Valéria Alves da
Chaves, Sílvia Nogueira
author_role author
author2 Chaves, Sílvia Nogueira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lêda Valéria Alves da
Chaves, Sílvia Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Biologia, Educação Ambiental, Mídia
Mídia e Educação Ambiental
topic Ensino de Biologia, Educação Ambiental, Mídia
Mídia e Educação Ambiental
dc.description.none.fl_txt_mv Os modos pelos quais a mídia produz e faz circular discursos e saberes em relação ao meio ambiente, por meio da ideia de consciência ambiental, são discutidos com base em ferramentas conceituais produzidas por Michel Foucault. Nosso objetivo é problematizar a consciência ambiental como um potente governo do corpo da população, assumindo “para si” a responsabilidade de guiar o “rebanho” rumo à redenção/salvação do planeta. Para tanto, são analisados documentários e charges que circulam na internet e aponta-se que o discurso midiático, ao instituir verdades que circulam entre pessoas, acaba por produzir modos de vida, ensinando, principalmente, como se deve agir diante daquilo que chamamos de destruição ambiental, por meio da educação ambiental.
description Os modos pelos quais a mídia produz e faz circular discursos e saberes em relação ao meio ambiente, por meio da ideia de consciência ambiental, são discutidos com base em ferramentas conceituais produzidas por Michel Foucault. Nosso objetivo é problematizar a consciência ambiental como um potente governo do corpo da população, assumindo “para si” a responsabilidade de guiar o “rebanho” rumo à redenção/salvação do planeta. Para tanto, são analisados documentários e charges que circulam na internet e aponta-se que o discurso midiático, ao instituir verdades que circulam entre pessoas, acaba por produzir modos de vida, ensinando, principalmente, como se deve agir diante daquilo que chamamos de destruição ambiental, por meio da educação ambiental.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4029
10.24109/2176-6673.emaberto.31i103.4029
url http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4029
identifier_str_mv 10.24109/2176-6673.emaberto.31i103.4029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4029/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Em Aberto; v. 31, n. 103 (2018): Imagem e ensino: possíveis diálogos
21766673
0104-1037
10.24109/2176-6673.emaberto.31i103
reponame:Em Aberto
instname:INEP
instacron:INEP
reponame_str Em Aberto
collection Em Aberto
instname_str INEP
instacron_str INEP
institution INEP
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1635981643427610624