Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Josie Agatha Parrilha
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Neves, Marcos Cesar Danhoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4002
Resumo: Todas as áreas utilizam e criam imagens, mas nem sempre possuem um referencial teórico, questão com a qual a arte pode contribuir. Considerando que arte e ciência são faces do conhecimento, é apresentada uma proposta de leitura de imagem interdisciplinar que possa ser aplicada em diferentes áreas. O referencial teórico baseia-se em abordagens epistemológicas de Umberto Eco, Paul Valèry e Edgar Morin, e em teóricos da leitura de imagem, como Lucia Santaella, Erwin Panofsky e Horst Bredekamp. A partir dessas contribuições, é elaborada uma leitura de imagem com quatro passos: análise da forma, análise do conteúdo, análise das relações que envolvem a imagem (autor versus contexto versus leitor) e análise interpretativa do leitor.
id INEP-1_b10b2153ccf47bc7761d193688d50ff7
oai_identifier_str oai:ojs.172.29.9.66:article/4002
network_acronym_str INEP-1
network_name_str Em Aberto
spelling Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciênciaImagem; Arte e Ciência; Leitura de ImagemLeitura de imagem interdisciplinarTodas as áreas utilizam e criam imagens, mas nem sempre possuem um referencial teórico, questão com a qual a arte pode contribuir. Considerando que arte e ciência são faces do conhecimento, é apresentada uma proposta de leitura de imagem interdisciplinar que possa ser aplicada em diferentes áreas. O referencial teórico baseia-se em abordagens epistemológicas de Umberto Eco, Paul Valèry e Edgar Morin, e em teóricos da leitura de imagem, como Lucia Santaella, Erwin Panofsky e Horst Bredekamp. A partir dessas contribuições, é elaborada uma leitura de imagem com quatro passos: análise da forma, análise do conteúdo, análise das relações que envolvem a imagem (autor versus contexto versus leitor) e análise interpretativa do leitor.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisSilva, Josie Agatha ParrilhaNeves, Marcos Cesar Danhoni2018-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/400210.24109/2176-6673.emaberto.31i103.4002Em Aberto; v. 31, n. 103 (2018): Imagem e ensino: possíveis diálogos217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.31i103reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4002/pdfDireitos autorais 2018 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:12Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência
title Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência
spellingShingle Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência
Silva, Josie Agatha Parrilha
Imagem; Arte e Ciência; Leitura de Imagem
Leitura de imagem interdisciplinar
title_short Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência
title_full Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência
title_fullStr Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência
title_full_unstemmed Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência
title_sort Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência
author Silva, Josie Agatha Parrilha
author_facet Silva, Josie Agatha Parrilha
Neves, Marcos Cesar Danhoni
author_role author
author2 Neves, Marcos Cesar Danhoni
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Josie Agatha Parrilha
Neves, Marcos Cesar Danhoni
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem; Arte e Ciência; Leitura de Imagem
Leitura de imagem interdisciplinar
topic Imagem; Arte e Ciência; Leitura de Imagem
Leitura de imagem interdisciplinar
dc.description.none.fl_txt_mv Todas as áreas utilizam e criam imagens, mas nem sempre possuem um referencial teórico, questão com a qual a arte pode contribuir. Considerando que arte e ciência são faces do conhecimento, é apresentada uma proposta de leitura de imagem interdisciplinar que possa ser aplicada em diferentes áreas. O referencial teórico baseia-se em abordagens epistemológicas de Umberto Eco, Paul Valèry e Edgar Morin, e em teóricos da leitura de imagem, como Lucia Santaella, Erwin Panofsky e Horst Bredekamp. A partir dessas contribuições, é elaborada uma leitura de imagem com quatro passos: análise da forma, análise do conteúdo, análise das relações que envolvem a imagem (autor versus contexto versus leitor) e análise interpretativa do leitor.
description Todas as áreas utilizam e criam imagens, mas nem sempre possuem um referencial teórico, questão com a qual a arte pode contribuir. Considerando que arte e ciência são faces do conhecimento, é apresentada uma proposta de leitura de imagem interdisciplinar que possa ser aplicada em diferentes áreas. O referencial teórico baseia-se em abordagens epistemológicas de Umberto Eco, Paul Valèry e Edgar Morin, e em teóricos da leitura de imagem, como Lucia Santaella, Erwin Panofsky e Horst Bredekamp. A partir dessas contribuições, é elaborada uma leitura de imagem com quatro passos: análise da forma, análise do conteúdo, análise das relações que envolvem a imagem (autor versus contexto versus leitor) e análise interpretativa do leitor.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4002
10.24109/2176-6673.emaberto.31i103.4002
url http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4002
identifier_str_mv 10.24109/2176-6673.emaberto.31i103.4002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4002/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Em Aberto; v. 31, n. 103 (2018): Imagem e ensino: possíveis diálogos
21766673
0104-1037
10.24109/2176-6673.emaberto.31i103
reponame:Em Aberto
instname:INEP
instacron:INEP
reponame_str Em Aberto
collection Em Aberto
instname_str INEP
instacron_str INEP
institution INEP
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1635981643428659200