Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4002 |
Resumo: | Todas as áreas utilizam e criam imagens, mas nem sempre possuem um referencial teórico, questão com a qual a arte pode contribuir. Considerando que arte e ciência são faces do conhecimento, é apresentada uma proposta de leitura de imagem interdisciplinar que possa ser aplicada em diferentes áreas. O referencial teórico baseia-se em abordagens epistemológicas de Umberto Eco, Paul Valèry e Edgar Morin, e em teóricos da leitura de imagem, como Lucia Santaella, Erwin Panofsky e Horst Bredekamp. A partir dessas contribuições, é elaborada uma leitura de imagem com quatro passos: análise da forma, análise do conteúdo, análise das relações que envolvem a imagem (autor versus contexto versus leitor) e análise interpretativa do leitor. |
id |
INEP-1_b10b2153ccf47bc7761d193688d50ff7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.172.29.9.66:article/4002 |
network_acronym_str |
INEP-1 |
network_name_str |
Em Aberto |
spelling |
Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciênciaImagem; Arte e Ciência; Leitura de ImagemLeitura de imagem interdisciplinarTodas as áreas utilizam e criam imagens, mas nem sempre possuem um referencial teórico, questão com a qual a arte pode contribuir. Considerando que arte e ciência são faces do conhecimento, é apresentada uma proposta de leitura de imagem interdisciplinar que possa ser aplicada em diferentes áreas. O referencial teórico baseia-se em abordagens epistemológicas de Umberto Eco, Paul Valèry e Edgar Morin, e em teóricos da leitura de imagem, como Lucia Santaella, Erwin Panofsky e Horst Bredekamp. A partir dessas contribuições, é elaborada uma leitura de imagem com quatro passos: análise da forma, análise do conteúdo, análise das relações que envolvem a imagem (autor versus contexto versus leitor) e análise interpretativa do leitor.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisSilva, Josie Agatha ParrilhaNeves, Marcos Cesar Danhoni2018-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/400210.24109/2176-6673.emaberto.31i103.4002Em Aberto; v. 31, n. 103 (2018): Imagem e ensino: possíveis diálogos217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.31i103reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4002/pdfDireitos autorais 2018 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:12Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência |
title |
Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência |
spellingShingle |
Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência Silva, Josie Agatha Parrilha Imagem; Arte e Ciência; Leitura de Imagem Leitura de imagem interdisciplinar |
title_short |
Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência |
title_full |
Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência |
title_fullStr |
Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência |
title_full_unstemmed |
Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência |
title_sort |
Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência |
author |
Silva, Josie Agatha Parrilha |
author_facet |
Silva, Josie Agatha Parrilha Neves, Marcos Cesar Danhoni |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Marcos Cesar Danhoni |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Josie Agatha Parrilha Neves, Marcos Cesar Danhoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagem; Arte e Ciência; Leitura de Imagem Leitura de imagem interdisciplinar |
topic |
Imagem; Arte e Ciência; Leitura de Imagem Leitura de imagem interdisciplinar |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Todas as áreas utilizam e criam imagens, mas nem sempre possuem um referencial teórico, questão com a qual a arte pode contribuir. Considerando que arte e ciência são faces do conhecimento, é apresentada uma proposta de leitura de imagem interdisciplinar que possa ser aplicada em diferentes áreas. O referencial teórico baseia-se em abordagens epistemológicas de Umberto Eco, Paul Valèry e Edgar Morin, e em teóricos da leitura de imagem, como Lucia Santaella, Erwin Panofsky e Horst Bredekamp. A partir dessas contribuições, é elaborada uma leitura de imagem com quatro passos: análise da forma, análise do conteúdo, análise das relações que envolvem a imagem (autor versus contexto versus leitor) e análise interpretativa do leitor. |
description |
Todas as áreas utilizam e criam imagens, mas nem sempre possuem um referencial teórico, questão com a qual a arte pode contribuir. Considerando que arte e ciência são faces do conhecimento, é apresentada uma proposta de leitura de imagem interdisciplinar que possa ser aplicada em diferentes áreas. O referencial teórico baseia-se em abordagens epistemológicas de Umberto Eco, Paul Valèry e Edgar Morin, e em teóricos da leitura de imagem, como Lucia Santaella, Erwin Panofsky e Horst Bredekamp. A partir dessas contribuições, é elaborada uma leitura de imagem com quatro passos: análise da forma, análise do conteúdo, análise das relações que envolvem a imagem (autor versus contexto versus leitor) e análise interpretativa do leitor. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4002 10.24109/2176-6673.emaberto.31i103.4002 |
url |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4002 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6673.emaberto.31i103.4002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4002/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Em Aberto; v. 31, n. 103 (2018): Imagem e ensino: possíveis diálogos 21766673 0104-1037 10.24109/2176-6673.emaberto.31i103 reponame:Em Aberto instname:INEP instacron:INEP |
reponame_str |
Em Aberto |
collection |
Em Aberto |
instname_str |
INEP |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1635981643428659200 |