Infância e educação do corpo: as mídias diante das brincadeiras tradicionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wiggers, Ingrid Dittrich
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Oliveira, Mariana da Silva, Ferreira, Ivan Vilela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3845
Resumo: Atividade típica da infância, a brincadeira contribui para a socialização,aprendizagem e desenvolvimento integral dos pequenos. Com o objetivo de descrever e interpretar brincadeiras preferidas de crianças de ambos os sexos, uma metodologia foi desenvolvida em forma de inventário, com base em uma coleção de 145 desenhos infantis. Para conhecer tendências da cultura lúdica infantil, solicitou-se que crianças entre 6 e 12 anos de idade, estudantes de escolas públicas de Brasília, desenhassem sua brincadeira preferida. Em seguida, em pequenas rodas de conversa, elasdescreveram oralmente o seu desenho, explicando suas escolhas. A interpretação desses desenhos indica que: a) as mídias se fazem presentes, mas não são determinantes; b) as representações predominantes podem ser incluídas no rol das brincadeiras tradicionais; c) outro tipo significativamente representado foram as esportivas. Sugere-se que a escola deveria contribuir para ampliar o repertório lúdico, por ser instância privilegiada de socialização das novas gerações.
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