Infância e educação do corpo: as mídias diante das brincadeiras tradicionais
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3845 |
Resumo: | Atividade típica da infância, a brincadeira contribui para a socialização,aprendizagem e desenvolvimento integral dos pequenos. Com o objetivo de descrever e interpretar brincadeiras preferidas de crianças de ambos os sexos, uma metodologia foi desenvolvida em forma de inventário, com base em uma coleção de 145 desenhos infantis. Para conhecer tendências da cultura lúdica infantil, solicitou-se que crianças entre 6 e 12 anos de idade, estudantes de escolas públicas de Brasília, desenhassem sua brincadeira preferida. Em seguida, em pequenas rodas de conversa, elasdescreveram oralmente o seu desenho, explicando suas escolhas. A interpretação desses desenhos indica que: a) as mídias se fazem presentes, mas não são determinantes; b) as representações predominantes podem ser incluídas no rol das brincadeiras tradicionais; c) outro tipo significativamente representado foram as esportivas. Sugere-se que a escola deveria contribuir para ampliar o repertório lúdico, por ser instância privilegiada de socialização das novas gerações. |
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Infância e educação do corpo: as mídias diante das brincadeiras tradicionaisInfância; Brincadeiras; Desenho; BrasíliaBrincadeiras infantisAtividade típica da infância, a brincadeira contribui para a socialização,aprendizagem e desenvolvimento integral dos pequenos. Com o objetivo de descrever e interpretar brincadeiras preferidas de crianças de ambos os sexos, uma metodologia foi desenvolvida em forma de inventário, com base em uma coleção de 145 desenhos infantis. Para conhecer tendências da cultura lúdica infantil, solicitou-se que crianças entre 6 e 12 anos de idade, estudantes de escolas públicas de Brasília, desenhassem sua brincadeira preferida. Em seguida, em pequenas rodas de conversa, elasdescreveram oralmente o seu desenho, explicando suas escolhas. A interpretação desses desenhos indica que: a) as mídias se fazem presentes, mas não são determinantes; b) as representações predominantes podem ser incluídas no rol das brincadeiras tradicionais; c) outro tipo significativamente representado foram as esportivas. Sugere-se que a escola deveria contribuir para ampliar o repertório lúdico, por ser instância privilegiada de socialização das novas gerações.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisCNPqCAPES.Wiggers, Ingrid Dittrichde Oliveira, Mariana da SilvaFerreira, Ivan Vilela2018-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/384510.24109/2176-6673.emaberto.31i102.3845Em Aberto; v. 31, n. 102 (2018): Ludicidade, conhecimento e corpo217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.31i102reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3845/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/downloadSuppFile/3845/351Direitos autorais 2018 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:12Zmail@mail.com - |
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