BRINCADEIRAS DE “LUTINHA” E MÍDIAS: ANÁLISE COMPARADA DA CULTURA LÚDICA INFANTIL DE SÃO LUÍS – MA E DE BRASÍLIA - DF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wiggers, Ingrid Dittrich
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Farias, Mayrhon José Abrantes, Guimarães, João da Silveira, Ferreira, Flávia Martinelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9341
Resumo: A presente pesquisa possui natureza qualitativa e tem como objetivo compreender, de forma comparada, a relação brincadeiras de “lutinha” e mídias a partir de produções culturais de crianças de uma escola de São Luís – MA e outra de Brasília – DF. As brincadeiras de “lutinha” foram analisadas como práticas corporais infantis que revelam expressões destas culturas, relacionadas diretamente com os grupos que as praticam, que lhes atribuem sentido e as recriam, fornecendo dinamicidade à esta manifestação. As referidas pesquisas apresentam semelhanças relacionadas tanto às construções dos objetos de investigação quanto às deliberações teórico-metodológicas que as constituem. Reconhecendo a criança como protagonista em diversos espaços sociais, dentre eles a escola, as pesquisas são balizadas por estudos da sociologia da infância. Observou-se interface das mídias com a categoria “violência”, que povoam os discursos das crianças em ambos cenários. Foram percebidas, ainda, as discussões de “gênero” situadas nas entrelinhas dos estudos, sinalizando para a definição de papéis e reforçando estereótipos de gênero. Identificou-se que a participação das mídias se mostrou proeminente na inspiração das brincadeiras de lutinha das crianças em ambas as produções. Tal fato evidencia que por mais que os cenários revelem culturas infantis diferentes, elas constroem elos a partir das mídias. A análise comparada das brincadeiras de “lutinha”, portanto, nos permitiu apresentar e discutir formas diferentes de compreender a violência, além de ressaltarem o potencial criativo das crianças na reprodução interpretativa dos conteúdos midiáticos Considerando as pesquisas desenvolvidas e as discussões apresentadas no artigo, é possível afirmar que as mídias são incorporadas na elaboração das culturas infantis estudadas, e, por conseguinte, na educação do corpo das crianças.
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