BRINCADEIRAS DE “LUTINHA” E MÍDIAS: ANÁLISE COMPARADA DA CULTURA LÚDICA INFANTIL DE SÃO LUÍS – MA E DE BRASÍLIA - DF
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9341 |
Resumo: | A presente pesquisa possui natureza qualitativa e tem como objetivo compreender, de forma comparada, a relação brincadeiras de “lutinha” e mídias a partir de produções culturais de crianças de uma escola de São Luís – MA e outra de Brasília – DF. As brincadeiras de “lutinha” foram analisadas como práticas corporais infantis que revelam expressões destas culturas, relacionadas diretamente com os grupos que as praticam, que lhes atribuem sentido e as recriam, fornecendo dinamicidade à esta manifestação. As referidas pesquisas apresentam semelhanças relacionadas tanto às construções dos objetos de investigação quanto às deliberações teórico-metodológicas que as constituem. Reconhecendo a criança como protagonista em diversos espaços sociais, dentre eles a escola, as pesquisas são balizadas por estudos da sociologia da infância. Observou-se interface das mídias com a categoria “violência”, que povoam os discursos das crianças em ambos cenários. Foram percebidas, ainda, as discussões de “gênero” situadas nas entrelinhas dos estudos, sinalizando para a definição de papéis e reforçando estereótipos de gênero. Identificou-se que a participação das mídias se mostrou proeminente na inspiração das brincadeiras de lutinha das crianças em ambas as produções. Tal fato evidencia que por mais que os cenários revelem culturas infantis diferentes, elas constroem elos a partir das mídias. A análise comparada das brincadeiras de “lutinha”, portanto, nos permitiu apresentar e discutir formas diferentes de compreender a violência, além de ressaltarem o potencial criativo das crianças na reprodução interpretativa dos conteúdos midiáticos Considerando as pesquisas desenvolvidas e as discussões apresentadas no artigo, é possível afirmar que as mídias são incorporadas na elaboração das culturas infantis estudadas, e, por conseguinte, na educação do corpo das crianças. |
id |
UCB-5_d92e79d18e5feb6c2fdbb5bf6de44fb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9341 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
BRINCADEIRAS DE “LUTINHA” E MÍDIAS: ANÁLISE COMPARADA DA CULTURA LÚDICA INFANTIL DE SÃO LUÍS – MA E DE BRASÍLIA - DFCrianças Brincadeira MídiasA presente pesquisa possui natureza qualitativa e tem como objetivo compreender, de forma comparada, a relação brincadeiras de “lutinha” e mídias a partir de produções culturais de crianças de uma escola de São Luís – MA e outra de Brasília – DF. As brincadeiras de “lutinha” foram analisadas como práticas corporais infantis que revelam expressões destas culturas, relacionadas diretamente com os grupos que as praticam, que lhes atribuem sentido e as recriam, fornecendo dinamicidade à esta manifestação. As referidas pesquisas apresentam semelhanças relacionadas tanto às construções dos objetos de investigação quanto às deliberações teórico-metodológicas que as constituem. Reconhecendo a criança como protagonista em diversos espaços sociais, dentre eles a escola, as pesquisas são balizadas por estudos da sociologia da infância. Observou-se interface das mídias com a categoria “violência”, que povoam os discursos das crianças em ambos cenários. Foram percebidas, ainda, as discussões de “gênero” situadas nas entrelinhas dos estudos, sinalizando para a definição de papéis e reforçando estereótipos de gênero. Identificou-se que a participação das mídias se mostrou proeminente na inspiração das brincadeiras de lutinha das crianças em ambas as produções. Tal fato evidencia que por mais que os cenários revelem culturas infantis diferentes, elas constroem elos a partir das mídias. A análise comparada das brincadeiras de “lutinha”, portanto, nos permitiu apresentar e discutir formas diferentes de compreender a violência, além de ressaltarem o potencial criativo das crianças na reprodução interpretativa dos conteúdos midiáticos Considerando as pesquisas desenvolvidas e as discussões apresentadas no artigo, é possível afirmar que as mídias são incorporadas na elaboração das culturas infantis estudadas, e, por conseguinte, na educação do corpo das crianças.Universidade Católica de Brasília2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesQualitativo; Estudos comparadosapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/934110.31501/rbcm.v27i4.9341Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 27 n. 4 (2019); 103-1160103-171610.31501/rbcm.v27i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9341/6582https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9341/10098https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9341/10099https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9341/10100https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9341/10101https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9341/10102Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessWiggers, Ingrid DittrichFarias, Mayrhon José AbrantesGuimarães, João da SilveiraFerreira, Flávia Martinelli2020-04-03T16:07:28Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9341Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2020-04-03T16:07:28Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BRINCADEIRAS DE “LUTINHA” E MÍDIAS: ANÁLISE COMPARADA DA CULTURA LÚDICA INFANTIL DE SÃO LUÍS – MA E DE BRASÍLIA - DF |
title |
BRINCADEIRAS DE “LUTINHA” E MÍDIAS: ANÁLISE COMPARADA DA CULTURA LÚDICA INFANTIL DE SÃO LUÍS – MA E DE BRASÍLIA - DF |
spellingShingle |
BRINCADEIRAS DE “LUTINHA” E MÍDIAS: ANÁLISE COMPARADA DA CULTURA LÚDICA INFANTIL DE SÃO LUÍS – MA E DE BRASÍLIA - DF Wiggers, Ingrid Dittrich Crianças Brincadeira Mídias |
title_short |
BRINCADEIRAS DE “LUTINHA” E MÍDIAS: ANÁLISE COMPARADA DA CULTURA LÚDICA INFANTIL DE SÃO LUÍS – MA E DE BRASÍLIA - DF |
title_full |
BRINCADEIRAS DE “LUTINHA” E MÍDIAS: ANÁLISE COMPARADA DA CULTURA LÚDICA INFANTIL DE SÃO LUÍS – MA E DE BRASÍLIA - DF |
title_fullStr |
BRINCADEIRAS DE “LUTINHA” E MÍDIAS: ANÁLISE COMPARADA DA CULTURA LÚDICA INFANTIL DE SÃO LUÍS – MA E DE BRASÍLIA - DF |
title_full_unstemmed |
BRINCADEIRAS DE “LUTINHA” E MÍDIAS: ANÁLISE COMPARADA DA CULTURA LÚDICA INFANTIL DE SÃO LUÍS – MA E DE BRASÍLIA - DF |
title_sort |
BRINCADEIRAS DE “LUTINHA” E MÍDIAS: ANÁLISE COMPARADA DA CULTURA LÚDICA INFANTIL DE SÃO LUÍS – MA E DE BRASÍLIA - DF |
author |
Wiggers, Ingrid Dittrich |
author_facet |
Wiggers, Ingrid Dittrich Farias, Mayrhon José Abrantes Guimarães, João da Silveira Ferreira, Flávia Martinelli |
author_role |
author |
author2 |
Farias, Mayrhon José Abrantes Guimarães, João da Silveira Ferreira, Flávia Martinelli |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wiggers, Ingrid Dittrich Farias, Mayrhon José Abrantes Guimarães, João da Silveira Ferreira, Flávia Martinelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças Brincadeira Mídias |
topic |
Crianças Brincadeira Mídias |
description |
A presente pesquisa possui natureza qualitativa e tem como objetivo compreender, de forma comparada, a relação brincadeiras de “lutinha” e mídias a partir de produções culturais de crianças de uma escola de São Luís – MA e outra de Brasília – DF. As brincadeiras de “lutinha” foram analisadas como práticas corporais infantis que revelam expressões destas culturas, relacionadas diretamente com os grupos que as praticam, que lhes atribuem sentido e as recriam, fornecendo dinamicidade à esta manifestação. As referidas pesquisas apresentam semelhanças relacionadas tanto às construções dos objetos de investigação quanto às deliberações teórico-metodológicas que as constituem. Reconhecendo a criança como protagonista em diversos espaços sociais, dentre eles a escola, as pesquisas são balizadas por estudos da sociologia da infância. Observou-se interface das mídias com a categoria “violência”, que povoam os discursos das crianças em ambos cenários. Foram percebidas, ainda, as discussões de “gênero” situadas nas entrelinhas dos estudos, sinalizando para a definição de papéis e reforçando estereótipos de gênero. Identificou-se que a participação das mídias se mostrou proeminente na inspiração das brincadeiras de lutinha das crianças em ambas as produções. Tal fato evidencia que por mais que os cenários revelem culturas infantis diferentes, elas constroem elos a partir das mídias. A análise comparada das brincadeiras de “lutinha”, portanto, nos permitiu apresentar e discutir formas diferentes de compreender a violência, além de ressaltarem o potencial criativo das crianças na reprodução interpretativa dos conteúdos midiáticos Considerando as pesquisas desenvolvidas e as discussões apresentadas no artigo, é possível afirmar que as mídias são incorporadas na elaboração das culturas infantis estudadas, e, por conseguinte, na educação do corpo das crianças. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Qualitativo; Estudos comparados |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9341 10.31501/rbcm.v27i4.9341 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9341 |
identifier_str_mv |
10.31501/rbcm.v27i4.9341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9341/6582 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9341/10098 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9341/10099 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9341/10100 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9341/10101 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9341/10102 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 27 n. 4 (2019); 103-116 0103-1716 10.31501/rbcm.v27i4 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304121247858689 |