Saberes ancestrais-contemporâneos: negociação e hibridização no processo de construção da criança indígena do/no século 21

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Antonio Carlos Seizer
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nascimento, Adir Casaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2735
Resumo: Relato de pesquisa do tipo etnográfico pós-moderno, tendo como foco criançasda etnia terena nos fazeres cotidianos não escolares. Essas crianças vivenciam suacultura, brincam e se constroem na lógica dos conhecimentos indígenasressignificados. Aproximam-se e interagem com saberes nem sempre dialógicos – os de dentro e os de fora – traduzindo-os e negociando com base em suas percepções. São crianças com identidades e pertencimentos étnicos imersas no mundo globalizado e tecnológico. São crianças indígenas do século 21.
id INEP-1_c8b3b79504614bd46f63b20c26554355
oai_identifier_str oai:ojs.172.29.9.66:article/2735
network_acronym_str INEP-1
network_name_str Em Aberto
spelling Saberes ancestrais-contemporâneos: negociação e hibridização no processo de construção da criança indígena do/no século 21criança; comunidade indígena; século 21; negociação; tradução.Relato de pesquisa do tipo etnográfico pós-moderno, tendo como foco criançasda etnia terena nos fazeres cotidianos não escolares. Essas crianças vivenciam suacultura, brincam e se constroem na lógica dos conhecimentos indígenasressignificados. Aproximam-se e interagem com saberes nem sempre dialógicos – os de dentro e os de fora – traduzindo-os e negociando com base em suas percepções. São crianças com identidades e pertencimentos étnicos imersas no mundo globalizado e tecnológico. São crianças indígenas do século 21.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionaisda Silva, Antonio Carlos SeizerNascimento, Adir Casaro2016-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/273510.24109/2176-6673.emaberto.29i95.2735Em Aberto; v. 29, n. 95 (2016): Diferenças e educação: um enfoque cultural217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.29i95reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2735/2568Direitos autorais 2016 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:02Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Saberes ancestrais-contemporâneos: negociação e hibridização no processo de construção da criança indígena do/no século 21
title Saberes ancestrais-contemporâneos: negociação e hibridização no processo de construção da criança indígena do/no século 21
spellingShingle Saberes ancestrais-contemporâneos: negociação e hibridização no processo de construção da criança indígena do/no século 21
da Silva, Antonio Carlos Seizer
criança; comunidade indígena; século 21; negociação; tradução.
title_short Saberes ancestrais-contemporâneos: negociação e hibridização no processo de construção da criança indígena do/no século 21
title_full Saberes ancestrais-contemporâneos: negociação e hibridização no processo de construção da criança indígena do/no século 21
title_fullStr Saberes ancestrais-contemporâneos: negociação e hibridização no processo de construção da criança indígena do/no século 21
title_full_unstemmed Saberes ancestrais-contemporâneos: negociação e hibridização no processo de construção da criança indígena do/no século 21
title_sort Saberes ancestrais-contemporâneos: negociação e hibridização no processo de construção da criança indígena do/no século 21
author da Silva, Antonio Carlos Seizer
author_facet da Silva, Antonio Carlos Seizer
Nascimento, Adir Casaro
author_role author
author2 Nascimento, Adir Casaro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Antonio Carlos Seizer
Nascimento, Adir Casaro
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv criança; comunidade indígena; século 21; negociação; tradução.
topic criança; comunidade indígena; século 21; negociação; tradução.
dc.description.none.fl_txt_mv Relato de pesquisa do tipo etnográfico pós-moderno, tendo como foco criançasda etnia terena nos fazeres cotidianos não escolares. Essas crianças vivenciam suacultura, brincam e se constroem na lógica dos conhecimentos indígenasressignificados. Aproximam-se e interagem com saberes nem sempre dialógicos – os de dentro e os de fora – traduzindo-os e negociando com base em suas percepções. São crianças com identidades e pertencimentos étnicos imersas no mundo globalizado e tecnológico. São crianças indígenas do século 21.
description Relato de pesquisa do tipo etnográfico pós-moderno, tendo como foco criançasda etnia terena nos fazeres cotidianos não escolares. Essas crianças vivenciam suacultura, brincam e se constroem na lógica dos conhecimentos indígenasressignificados. Aproximam-se e interagem com saberes nem sempre dialógicos – os de dentro e os de fora – traduzindo-os e negociando com base em suas percepções. São crianças com identidades e pertencimentos étnicos imersas no mundo globalizado e tecnológico. São crianças indígenas do século 21.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2735
10.24109/2176-6673.emaberto.29i95.2735
url http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2735
identifier_str_mv 10.24109/2176-6673.emaberto.29i95.2735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2735/2568
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Em Aberto; v. 29, n. 95 (2016): Diferenças e educação: um enfoque cultural
21766673
0104-1037
10.24109/2176-6673.emaberto.29i95
reponame:Em Aberto
instname:INEP
instacron:INEP
reponame_str Em Aberto
collection Em Aberto
instname_str INEP
instacron_str INEP
institution INEP
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1635981642971480064