O questionário como instrumento para avaliar os impactos do Pibid: representações de professores, diretores e alunos em Uberaba, Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Janaína Aguiar Mendes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Saldanha, Flávio Henrique Dias, Córdula, Maíra Sueco Maegava, Tiburzio, Vera Lúcia Bonfim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3189
Resumo: O questionário é um dos instrumentos de pesquisa utilizados no projeto “Os impactos do Pibid nas escolas de Uberaba”, que diagnostica os impactos das ações do Programa  Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em diferentes disciplinas nas escolas de Uberaba/MG. Os objetivos da análise apresentada são: a) evidenciar como o uso do questionário contribuiu para estruturar etapas consecutivas da pesquisa; b) delinear o perfil da comunidade escolar, incluindo diretores, professores e alunos; c) refletir sobre a elaboração dos questionários como atividade formativa dos professores universitários de diferentes áreas do conhecimento. As questões de múltipla escolha foram elaboradas considerando o perfil do participante, participação no Pibid e avaliação do programa. 
id INEP-1_df80ecea580f34c0e87350cb1364dc2a
oai_identifier_str oai:ojs.172.29.9.66:article/3189
network_acronym_str INEP-1
network_name_str Em Aberto
spelling O questionário como instrumento para avaliar os impactos do Pibid: representações de professores, diretores e alunos em Uberaba, Minas Geraisimpacto social; programa de iniciação à docência; formação de professores; escola pública; pesquisa quantitativa.impacto social; pibid; pesquisa quantitativaO questionário é um dos instrumentos de pesquisa utilizados no projeto “Os impactos do Pibid nas escolas de Uberaba”, que diagnostica os impactos das ações do Programa  Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em diferentes disciplinas nas escolas de Uberaba/MG. Os objetivos da análise apresentada são: a) evidenciar como o uso do questionário contribuiu para estruturar etapas consecutivas da pesquisa; b) delinear o perfil da comunidade escolar, incluindo diretores, professores e alunos; c) refletir sobre a elaboração dos questionários como atividade formativa dos professores universitários de diferentes áreas do conhecimento. As questões de múltipla escolha foram elaboradas considerando o perfil do participante, participação no Pibid e avaliação do programa. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisCapesFapemigGalvão, Janaína Aguiar MendesSaldanha, Flávio Henrique DiasCórdula, Maíra Sueco MaegavaTiburzio, Vera Lúcia Bonfim2017-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/318910.24109/2176-6673.emaberto.30i98.3189Em Aberto; v. 30, n. 98 (2017): Políticas públicas para formação de professores217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.30i98reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3189/2733Direitos autorais 2017 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:02Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O questionário como instrumento para avaliar os impactos do Pibid: representações de professores, diretores e alunos em Uberaba, Minas Gerais
title O questionário como instrumento para avaliar os impactos do Pibid: representações de professores, diretores e alunos em Uberaba, Minas Gerais
spellingShingle O questionário como instrumento para avaliar os impactos do Pibid: representações de professores, diretores e alunos em Uberaba, Minas Gerais
Galvão, Janaína Aguiar Mendes
impacto social; programa de iniciação à docência; formação de professores; escola pública; pesquisa quantitativa.
impacto social; pibid; pesquisa quantitativa
title_short O questionário como instrumento para avaliar os impactos do Pibid: representações de professores, diretores e alunos em Uberaba, Minas Gerais
title_full O questionário como instrumento para avaliar os impactos do Pibid: representações de professores, diretores e alunos em Uberaba, Minas Gerais
title_fullStr O questionário como instrumento para avaliar os impactos do Pibid: representações de professores, diretores e alunos em Uberaba, Minas Gerais
title_full_unstemmed O questionário como instrumento para avaliar os impactos do Pibid: representações de professores, diretores e alunos em Uberaba, Minas Gerais
title_sort O questionário como instrumento para avaliar os impactos do Pibid: representações de professores, diretores e alunos em Uberaba, Minas Gerais
author Galvão, Janaína Aguiar Mendes
author_facet Galvão, Janaína Aguiar Mendes
Saldanha, Flávio Henrique Dias
Córdula, Maíra Sueco Maegava
Tiburzio, Vera Lúcia Bonfim
author_role author
author2 Saldanha, Flávio Henrique Dias
Córdula, Maíra Sueco Maegava
Tiburzio, Vera Lúcia Bonfim
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes
Fapemig
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Janaína Aguiar Mendes
Saldanha, Flávio Henrique Dias
Córdula, Maíra Sueco Maegava
Tiburzio, Vera Lúcia Bonfim
dc.subject.por.fl_str_mv impacto social; programa de iniciação à docência; formação de professores; escola pública; pesquisa quantitativa.
impacto social; pibid; pesquisa quantitativa
topic impacto social; programa de iniciação à docência; formação de professores; escola pública; pesquisa quantitativa.
impacto social; pibid; pesquisa quantitativa
dc.description.none.fl_txt_mv O questionário é um dos instrumentos de pesquisa utilizados no projeto “Os impactos do Pibid nas escolas de Uberaba”, que diagnostica os impactos das ações do Programa  Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em diferentes disciplinas nas escolas de Uberaba/MG. Os objetivos da análise apresentada são: a) evidenciar como o uso do questionário contribuiu para estruturar etapas consecutivas da pesquisa; b) delinear o perfil da comunidade escolar, incluindo diretores, professores e alunos; c) refletir sobre a elaboração dos questionários como atividade formativa dos professores universitários de diferentes áreas do conhecimento. As questões de múltipla escolha foram elaboradas considerando o perfil do participante, participação no Pibid e avaliação do programa. 
description O questionário é um dos instrumentos de pesquisa utilizados no projeto “Os impactos do Pibid nas escolas de Uberaba”, que diagnostica os impactos das ações do Programa  Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em diferentes disciplinas nas escolas de Uberaba/MG. Os objetivos da análise apresentada são: a) evidenciar como o uso do questionário contribuiu para estruturar etapas consecutivas da pesquisa; b) delinear o perfil da comunidade escolar, incluindo diretores, professores e alunos; c) refletir sobre a elaboração dos questionários como atividade formativa dos professores universitários de diferentes áreas do conhecimento. As questões de múltipla escolha foram elaboradas considerando o perfil do participante, participação no Pibid e avaliação do programa. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3189
10.24109/2176-6673.emaberto.30i98.3189
url http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3189
identifier_str_mv 10.24109/2176-6673.emaberto.30i98.3189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3189/2733
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Em Aberto; v. 30, n. 98 (2017): Políticas públicas para formação de professores
21766673
0104-1037
10.24109/2176-6673.emaberto.30i98
reponame:Em Aberto
instname:INEP
instacron:INEP
reponame_str Em Aberto
collection Em Aberto
instname_str INEP
instacron_str INEP
institution INEP
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1635981643002937344