O questionário como instrumento para avaliar os impactos do Pibid: representações de professores, diretores e alunos em Uberaba, Minas Gerais
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3189 |
Resumo: | O questionário é um dos instrumentos de pesquisa utilizados no projeto “Os impactos do Pibid nas escolas de Uberaba”, que diagnostica os impactos das ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em diferentes disciplinas nas escolas de Uberaba/MG. Os objetivos da análise apresentada são: a) evidenciar como o uso do questionário contribuiu para estruturar etapas consecutivas da pesquisa; b) delinear o perfil da comunidade escolar, incluindo diretores, professores e alunos; c) refletir sobre a elaboração dos questionários como atividade formativa dos professores universitários de diferentes áreas do conhecimento. As questões de múltipla escolha foram elaboradas considerando o perfil do participante, participação no Pibid e avaliação do programa. |
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O questionário como instrumento para avaliar os impactos do Pibid: representações de professores, diretores e alunos em Uberaba, Minas Geraisimpacto social; programa de iniciação à docência; formação de professores; escola pública; pesquisa quantitativa.impacto social; pibid; pesquisa quantitativaO questionário é um dos instrumentos de pesquisa utilizados no projeto “Os impactos do Pibid nas escolas de Uberaba”, que diagnostica os impactos das ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em diferentes disciplinas nas escolas de Uberaba/MG. Os objetivos da análise apresentada são: a) evidenciar como o uso do questionário contribuiu para estruturar etapas consecutivas da pesquisa; b) delinear o perfil da comunidade escolar, incluindo diretores, professores e alunos; c) refletir sobre a elaboração dos questionários como atividade formativa dos professores universitários de diferentes áreas do conhecimento. As questões de múltipla escolha foram elaboradas considerando o perfil do participante, participação no Pibid e avaliação do programa. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisCapesFapemigGalvão, Janaína Aguiar MendesSaldanha, Flávio Henrique DiasCórdula, Maíra Sueco MaegavaTiburzio, Vera Lúcia Bonfim2017-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/318910.24109/2176-6673.emaberto.30i98.3189Em Aberto; v. 30, n. 98 (2017): Políticas públicas para formação de professores217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.30i98reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3189/2733Direitos autorais 2017 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:02Zmail@mail.com - |
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