Governando por números: os grandes inquéritos estatísticos internacionais e a construção de uma agenda global nas políticas de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teodoro, António
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2600
Resumo: Os argumentos que o autor tem desenvolvido, desde os seus primeiros trabalhos de 2001, são apresentados no sentido de mostrar que o principal meio de regulação transnacional das políticas de educação, nestes tempos de globalização neoliberal, encontra-se nos grandes inquéritos estatísticos (surveys) conduzidos por organizações transnacionais de natureza governamental, com destaque para a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). E, nesses grandes inquéritos, a questão política determinante está na escolha dos indicadores, que acabam por condicionar fortemente as reformas educacionais nacionais, nomeadamente na fixação do currículo e dos modos de ensinar e aprender. Defende-se, por último, que essa forma de “governar por números” empobrece o debate público democrático e obscurece outros modos de regulação, mais propícios a apoiar a inovação das respostas educativas, condição para a construção de uma escola exigente e radicalmente democrática.
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