Avaliação da aprendizagem: um olhar a partir da concepção de estudantes da educação superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4462 |
Resumo: | Estudo de caso desenvolvido mediante pesquisa de natureza exploratória, qualitativa e quantitativa, utilizando, para a coleta de dados, um questionário online (Google Docs) com questões abertas e fechadas. Participaram da pesquisa 511 estudantes dos cursos de licenciaturas, bacharelados e tecnológicos do 3º ao 8º semestre de uma instituição privada e confessional em 2017 e 2018. Com base na coleta, na sistematização e na análise dos dados, identificaram-se alguns avanços quanto à concepção de avaliação, a saber: tentativa de ruptura com a abordagem tradicional para uma abordagem formativa/processual; defesa de uma avaliação em parceria entre professor/estudante e estudante/estudante; sugestão de outros dispositivos avaliativos para além das tradicionais provas escritas. Os resultados indicam a necessidade de se compreender a prática docente e discente e seus significados educativos, de modo que não se aniquile a autonomia dos estudantes e professores como sujeitos desse processo. |
id |
INEP-1_e6645371f12bbb0a83c2815505575564 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.172.29.9.66:article/4462 |
network_acronym_str |
INEP-1 |
network_name_str |
Em Aberto |
spelling |
Avaliação da aprendizagem: um olhar a partir da concepção de estudantes da educação superiorconcepção de avaliação; ensino superior; prática de ensinoEstudo de caso desenvolvido mediante pesquisa de natureza exploratória, qualitativa e quantitativa, utilizando, para a coleta de dados, um questionário online (Google Docs) com questões abertas e fechadas. Participaram da pesquisa 511 estudantes dos cursos de licenciaturas, bacharelados e tecnológicos do 3º ao 8º semestre de uma instituição privada e confessional em 2017 e 2018. Com base na coleta, na sistematização e na análise dos dados, identificaram-se alguns avanços quanto à concepção de avaliação, a saber: tentativa de ruptura com a abordagem tradicional para uma abordagem formativa/processual; defesa de uma avaliação em parceria entre professor/estudante e estudante/estudante; sugestão de outros dispositivos avaliativos para além das tradicionais provas escritas. Os resultados indicam a necessidade de se compreender a prática docente e discente e seus significados educativos, de modo que não se aniquile a autonomia dos estudantes e professores como sujeitos desse processo.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Barboza, Maria das Graças Auxiliadora FidelisNunes, Celia Maria Fernandes2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/446210.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4462Em Aberto; v. 32, n. 106 (2019): Inovação pedagógica no ensino superior217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.32i106reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4462/pdfDireitos autorais 2019 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-11T14:16:30Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem: um olhar a partir da concepção de estudantes da educação superior |
title |
Avaliação da aprendizagem: um olhar a partir da concepção de estudantes da educação superior |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem: um olhar a partir da concepção de estudantes da educação superior Barboza, Maria das Graças Auxiliadora Fidelis concepção de avaliação; ensino superior; prática de ensino |
title_short |
Avaliação da aprendizagem: um olhar a partir da concepção de estudantes da educação superior |
title_full |
Avaliação da aprendizagem: um olhar a partir da concepção de estudantes da educação superior |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem: um olhar a partir da concepção de estudantes da educação superior |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem: um olhar a partir da concepção de estudantes da educação superior |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem: um olhar a partir da concepção de estudantes da educação superior |
author |
Barboza, Maria das Graças Auxiliadora Fidelis |
author_facet |
Barboza, Maria das Graças Auxiliadora Fidelis Nunes, Celia Maria Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Celia Maria Fernandes |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barboza, Maria das Graças Auxiliadora Fidelis Nunes, Celia Maria Fernandes |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
concepção de avaliação; ensino superior; prática de ensino |
topic |
concepção de avaliação; ensino superior; prática de ensino |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Estudo de caso desenvolvido mediante pesquisa de natureza exploratória, qualitativa e quantitativa, utilizando, para a coleta de dados, um questionário online (Google Docs) com questões abertas e fechadas. Participaram da pesquisa 511 estudantes dos cursos de licenciaturas, bacharelados e tecnológicos do 3º ao 8º semestre de uma instituição privada e confessional em 2017 e 2018. Com base na coleta, na sistematização e na análise dos dados, identificaram-se alguns avanços quanto à concepção de avaliação, a saber: tentativa de ruptura com a abordagem tradicional para uma abordagem formativa/processual; defesa de uma avaliação em parceria entre professor/estudante e estudante/estudante; sugestão de outros dispositivos avaliativos para além das tradicionais provas escritas. Os resultados indicam a necessidade de se compreender a prática docente e discente e seus significados educativos, de modo que não se aniquile a autonomia dos estudantes e professores como sujeitos desse processo. |
description |
Estudo de caso desenvolvido mediante pesquisa de natureza exploratória, qualitativa e quantitativa, utilizando, para a coleta de dados, um questionário online (Google Docs) com questões abertas e fechadas. Participaram da pesquisa 511 estudantes dos cursos de licenciaturas, bacharelados e tecnológicos do 3º ao 8º semestre de uma instituição privada e confessional em 2017 e 2018. Com base na coleta, na sistematização e na análise dos dados, identificaram-se alguns avanços quanto à concepção de avaliação, a saber: tentativa de ruptura com a abordagem tradicional para uma abordagem formativa/processual; defesa de uma avaliação em parceria entre professor/estudante e estudante/estudante; sugestão de outros dispositivos avaliativos para além das tradicionais provas escritas. Os resultados indicam a necessidade de se compreender a prática docente e discente e seus significados educativos, de modo que não se aniquile a autonomia dos estudantes e professores como sujeitos desse processo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4462 10.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4462 |
url |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4462 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4462 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4462/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Em Aberto; v. 32, n. 106 (2019): Inovação pedagógica no ensino superior 21766673 0104-1037 10.24109/2176-6673.emaberto.32i106 reponame:Em Aberto instname:INEP instacron:INEP |
reponame_str |
Em Aberto |
collection |
Em Aberto |
instname_str |
INEP |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1656026642396479488 |