Avaliação da aprendizagem: o portfólio como auxiliar na construção de um profissional reflexivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albertino, Fátima Maria de Freitas
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Souza, Nadia Aparecida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2164
Resumo: O presente trabalho teve como preocupação superar práticas avaliativas que pouco contribuem para a formação do profissional de enfermagem comprometido com o desvelamento, reflexão e superação das dificuldades do cotidiano de trabalho. Assim, houve necessidade de melhor compreender como uma nova prática avaliativa altera uma concepção anterior e interfere na formação do futuro profissional. Para tanto, desenvolveu-se estudo qualitativo, envolvendo 21 alunos da disciplina Administração da Assistência de Enfermagem. A coleta de dados “utilizou” diferentes instrumentos: representação simbólica, questionários, portfólio, fichas de análise de desempenho, observação direta do cotidiano e grupos de discussão para análise dos aspectos a serem aperfeiçoados no desempenho profissional. As análises evidenciaram que a avaliação como processo gerou maior comprometimento com a reflexão sobre a prática e o aperfeiçoamento do processo de trabalho e com a superação das questões emersas do cotidiano. Pelos resultados obtidos é possível afirmar que o medo progressivamente desaparece quando a avaliação efetivada prioriza o processo e não apenas o produto, que a avaliação como processo é fator importante na relação entre o ensino e a aprendizagem e que a relação horizontal entre professor e aluno contribuiu para a formação de um profissional instrumentalizado criticamente para a tomada de decisões.
id FCC-2_38e76018e87213b687e04156e2813014
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2164
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Avaliação da aprendizagem: o portfólio como auxiliar na construção de um profissional reflexivoAvaliação Da AprendizagemEnsino SuperiorConcepção E Ação DocentePortfólioO presente trabalho teve como preocupação superar práticas avaliativas que pouco contribuem para a formação do profissional de enfermagem comprometido com o desvelamento, reflexão e superação das dificuldades do cotidiano de trabalho. Assim, houve necessidade de melhor compreender como uma nova prática avaliativa altera uma concepção anterior e interfere na formação do futuro profissional. Para tanto, desenvolveu-se estudo qualitativo, envolvendo 21 alunos da disciplina Administração da Assistência de Enfermagem. A coleta de dados “utilizou” diferentes instrumentos: representação simbólica, questionários, portfólio, fichas de análise de desempenho, observação direta do cotidiano e grupos de discussão para análise dos aspectos a serem aperfeiçoados no desempenho profissional. As análises evidenciaram que a avaliação como processo gerou maior comprometimento com a reflexão sobre a prática e o aperfeiçoamento do processo de trabalho e com a superação das questões emersas do cotidiano. Pelos resultados obtidos é possível afirmar que o medo progressivamente desaparece quando a avaliação efetivada prioriza o processo e não apenas o produto, que a avaliação como processo é fator importante na relação entre o ensino e a aprendizagem e que a relação horizontal entre professor e aluno contribuiu para a formação de um profissional instrumentalizado criticamente para a tomada de decisões.Fundação Carlos Chagas2004-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/216410.18222/eae02920042164Estudos em Avaliação Educacional; No. 29 (2004); 169-190Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 29 (2004); 169-190Estudos em Avaliação Educacional; No. 29 (2004); 169-190Estudos em Avaliação Educacional; N. 29 (2004); 169-190Estudos em Avaliação Educacional; n. 29 (2004); 169-1901984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2164/2121Albertino, Fátima Maria de FreitasSouza, Nadia Aparecida deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:16:08Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2164Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:16:08Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem: o portfólio como auxiliar na construção de um profissional reflexivo
title Avaliação da aprendizagem: o portfólio como auxiliar na construção de um profissional reflexivo
spellingShingle Avaliação da aprendizagem: o portfólio como auxiliar na construção de um profissional reflexivo
Albertino, Fátima Maria de Freitas
Avaliação Da Aprendizagem
Ensino Superior
Concepção E Ação Docente
Portfólio
title_short Avaliação da aprendizagem: o portfólio como auxiliar na construção de um profissional reflexivo
title_full Avaliação da aprendizagem: o portfólio como auxiliar na construção de um profissional reflexivo
title_fullStr Avaliação da aprendizagem: o portfólio como auxiliar na construção de um profissional reflexivo
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem: o portfólio como auxiliar na construção de um profissional reflexivo
title_sort Avaliação da aprendizagem: o portfólio como auxiliar na construção de um profissional reflexivo
author Albertino, Fátima Maria de Freitas
author_facet Albertino, Fátima Maria de Freitas
Souza, Nadia Aparecida de
author_role author
author2 Souza, Nadia Aparecida de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albertino, Fátima Maria de Freitas
Souza, Nadia Aparecida de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Da Aprendizagem
Ensino Superior
Concepção E Ação Docente
Portfólio
topic Avaliação Da Aprendizagem
Ensino Superior
Concepção E Ação Docente
Portfólio
description O presente trabalho teve como preocupação superar práticas avaliativas que pouco contribuem para a formação do profissional de enfermagem comprometido com o desvelamento, reflexão e superação das dificuldades do cotidiano de trabalho. Assim, houve necessidade de melhor compreender como uma nova prática avaliativa altera uma concepção anterior e interfere na formação do futuro profissional. Para tanto, desenvolveu-se estudo qualitativo, envolvendo 21 alunos da disciplina Administração da Assistência de Enfermagem. A coleta de dados “utilizou” diferentes instrumentos: representação simbólica, questionários, portfólio, fichas de análise de desempenho, observação direta do cotidiano e grupos de discussão para análise dos aspectos a serem aperfeiçoados no desempenho profissional. As análises evidenciaram que a avaliação como processo gerou maior comprometimento com a reflexão sobre a prática e o aperfeiçoamento do processo de trabalho e com a superação das questões emersas do cotidiano. Pelos resultados obtidos é possível afirmar que o medo progressivamente desaparece quando a avaliação efetivada prioriza o processo e não apenas o produto, que a avaliação como processo é fator importante na relação entre o ensino e a aprendizagem e que a relação horizontal entre professor e aluno contribuiu para a formação de um profissional instrumentalizado criticamente para a tomada de decisões.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2164
10.18222/eae02920042164
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2164
identifier_str_mv 10.18222/eae02920042164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2164/2121
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; No. 29 (2004); 169-190
Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 29 (2004); 169-190
Estudos em Avaliação Educacional; No. 29 (2004); 169-190
Estudos em Avaliação Educacional; N. 29 (2004); 169-190
Estudos em Avaliação Educacional; n. 29 (2004); 169-190
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420664295424